IPC: 25 carros na abertura em Daytona

I
09152017_IPC_TroisRivieres_988x556
Com um evento inédito em Daytona, a IMSA Prototype Challenge inicia no próximo sábado uma temporada totalmente remodelada em relação a 2017: as provas serão mais longas – com 1h45min de duração – e haverá menos corridas

RIO DE JANEIRO – O ano de 2018 mal começou e o automobilismo já está a todo vapor: no dia 6 terá início o Rali Dakar em sua 40ª e histórica edição, com largada em Lima (Peru) e chegada em Córdoba (Argentina). Mas não é só isso. O ROAR Before The Rolex 24 dá o pontapé inicial para a temporada nos EUA e vamos ter corrida em Dubai – pelo menos é o que está previsto – da 24h Proto Series.

E na programação do ROAR, teremos também a primeira corrida ianque de 2018, no recém-remodelado IMSA Prototype Challenge.

No sábado, um total de 25 carros dará a largada para a temporada com novo formato. Saem as provas de tiro curto com 45 minutos de duração e entram disputas mais extensas – com 1h45min de duração. Com isso, o campeonato terá também menos datas: serão seis, começando por Daytona e passando por Sebring, Barber Motorsports Park, Mosport, VIR e Road Atlanta.

Será a primeira vez que o IPC disputa uma corrida no “roval” da Flórida, mas alguns dos pilotos que constam da lista de inscritos já têm experiência prévia no circuito de 5,728 km de extensão. Entre os nomes que constam da lista de entradas está o do veterano Andy Pilgrim, em meio a outros conhecidos como Corey Lewis e Sean Rayhall e outros nem tanto. Entre esses, um brasileiro: Leo Lamelas, que consta como tendo nascido em São Paulo (quem conhecer e souber mais detalhes sobre ele, agradeço), que fará dupla com Charles Wicht num protótipo Ligier JS P3.

Aliás, dos 25 carros confirmados, são 13 protótipos LMP3 – sendo onze Ligier contra um Ave-Riley AR2 e o Norma M30 da Forty Seven Motorsports, que causará sensação pela espetacular pintura exibida em fotos de divulgação. O carro será guiado por David Droux e Austin McCusker. Os demais 12 bólidos garantidos para a prova de Daytona são os protótipos Elan DP02, todos com motor Mazda 2 litros. A mecânica dos LMP3 é a mesma do regulamento internacional – Nissan V8 5 litros.

Na verdade, o grid ganhou um carro na MPC com a chegada do #86 de Dave House e inscrito pela ONE Motorsports em relação à lista prévia. E a D3 + Transformers Racing, que prometeu participar do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, tinha inscrito um Ligier JS P3 para compensar sua ausência no evento principal – mas fez o chamado forfait e não participará. Elas por elas, portanto.

Mesmo com as mudanças no formato de disputa do IMSA Prototype Challenge, poucas inscrições são em duplas. Apenas dez carros – um somente na subdivisão MPC (Mazda Prototype Challenge) – vão contar com dois pilotos.

A corrida está marcada para 13h25 locais, que por conta do nosso horário de verão serão três horas atrás de Brasília. Assim, para quem quiser acompanhar no site oficial da IMSA, que vai transmitir o evento ao vivo, melhor sintonizar a partir de 16h15.

A lista de inscritos está AQUI.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames