WEC, Super Season: um grid para ninguém botar defeito

MOTORSPORT : FIA WEC - ROUND 1 - SILVERSTONE (GBR) - 04/16-19/2017
Maior e melhor: com o aumento exponencial de participantes em três categorias, a Super Season do WEC terá grid cheio em 2018/19, deixando todo mundo de queixo caído (Foto: Vision Sport Agency)

RIO DE JANEIRO (Superando qualquer expectativa!) – A sexta-feira pré-Carnaval reservou para o blogueiro aqui uma surpresa e tanto. A conferência de imprensa promovida hoje pelo Automobile Club l’Ouest (ACO) para anunciar os times inscritos do Mundial de Endurance e das 24h de Le Mans, numa Paris literalmente abaixo de zero, superou as minhas expectativas.

O Comitê de Endurance da FIA, agora presidido por Monsieur Richard Mille está de parabéns e o CEO do WEC, o francês Gérard Neveu, também: devolveram credibilidade ao campeonato, fortaleceram a modalidade e, melhor ainda, calaram a boca dos que decretaram o fim prematuro da categoria LMP1, o carro-chefe da competição.

E tem mais: o mote é “Davi versus Golias”. Pode parecer clichê, mas foi perfeito. Afinal, é a toda-poderosa Toyota contra cinco times independentes – Rebellion, ByKolles, DragonSpeed, Manor e SMP Racing.

O mais legal é que uma classe que fechou a competição passada com quatro bólidos apenas dobra o seu plantel e ainda é capaz de aumentá-lo: serão 10 os LMP1 na Super Season, já que a Manor confirmou os rumores e vem com dois protótipos Ginetta para seu primeiro ano na turma de cima.

Neveu também confirmou que em paralelo ao Mundial de Pilotos (das classes LMP1 e LMP2), haverá também o Mundial de Equipes. Para não favorecer aos times com dois carros inscritos, será considerado o melhor resultado de cada, para efeito de pontuação.

E a Toyota já conseguiu sua primeira vitória nos bastidores: as 6h de Fuji não estão mais no mesmo fim de semana do GP dos EUA de Fórmula 1 em Austin. E o que isso significa, no fim das contas? Fernando Alonso vai poder fazer todo o calendário de provas do WEC em 2018. O problema é que a corrida japonesa será no mesmo dia da Petit Le Mans, da IMSA.

Para o fã, vai ser demais: 16h de automobilismo na veia, em outubro. Mas para muito piloto, com certeza não vai ser bom. Enfim… eles é que sabem o que estão fazendo.

As críticas já começaram: nas redes sociais, o brasileiro Pipo Derani chamou de ‘ridícula’ a mudança e o conflito de datas entre a etapa nipônica do WEC e o encerramento do Weather Tech nos EUA.

Voltando ao plantel de inscritos, se a LMP1 ganha em importância, a LMP2 perde um pouco de seu brilho porque a Rebellion subiu para a turma de cima, a Manor foi junto e a G-Drive Racing, por uma questão de custos, decidiu se concentrar apenas nas provas do ELMS.

Mas nem tudo é derrota, já que três novos times se juntam as já estabelecidas TDS Racing, Jackie Chan DCR e Signatech-Alpine. Vêm para a festa a DragonSpeed, única organização a correr em LMP1 e LMP2 no WEC; o Racing Team Nederland e, surpresa das surpresas, a Larbre Competition.

Isto significa também variedade de construtores, o que não houve no último ano. Os Oreca serão ainda maioria, mas pelo menos veio um Ligier e também um Dallara.

As classes de Grã-Turismo também tiveram um exponencial incremento de participantes para a Super Season. Já se sabia de antemão que a LMGTE-PRO teria uma dezena de carros na pista, porque a BMW chegou para a festa e aumentou para cinco as marcas envolvidas na disputa, juntando-se à Aston Martin, Porsche, Ferrari e Ford.

Não obstante, os bávaros e a Aston Martin vêm cheios de novidades, com belíssimos carros: a nova M8 GTE, ainda carecendo de mais horas de voo, já estreou em Daytona – e pelo menos terminou a disputa. A versão 2018 do Aston Martin Vantage não é menos que belíssima. E sob o capô, um motor AMG Turbo. Animal!

Para a LMGTE-AM, a temporada 2018/19 reserva igualmente o melhor plantel da história, com nove carros inscritos. Aos times que disputaram o último campeonato se juntam a MR Racing (Ferrari), a TF Sport (Aston Martin) e a Project 1 (Porsche). A alemã Proton Competition volta a figurar com dois carros – um deles inscrito em parceria com o galã Patrick Dempsey. Ainda hoje, a Aston Martin confirmou o retorno do trio campeão do WEC ano passado – Paul Dalla Lana/Pedro Lamy/Matthias Lauda.

Mal posso esperar para a largada da primeira prova, caros leitores. A Super Season vai ser demais! E com pelo menos quatro brasileiros confirmados: Bruno Senna, André Negrão, Augusto Farfus e Fernando Rees.

Só posso desejar que tenham sucesso.

Confira aqui a lista oficial de inscritos (ainda sem todos os pilotos definidos):

LMP1

#1 REBELLION RACING
Rebellion R13 Gibson
Andre Lotterer/Neel Jani/Bruno Senna

#3 REBELLION RACING
Rebellion R13 Gibson
Thomas Laurent/Mathias Beche/Gustavo Menezes

#4 BYKOLLES
ENSO CLM P1/01 Nismo
Oliver Webb

#5 CEFC TRSM RACING
Ginetta G60-LT Mecachrome
Charlie Robertson

#6 CEFC TRSM RACING
Ginetta G60-LT Mecachrome
Oliver Rowland

#7 TOYOTA GAZOO RACING
Toyota TS050 Hybrid
Mike Conway/Kamui Kobayashi/José María López

#8 TOYOTA GAZOO RACING
Toyota TS050 Hybrid
Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima/Fernando Alonso

#10 DRAGONSPEED
BR Engineering BR1 Gibson
Henrik Hedman/Ben Hanley/Renger Van der Zande

#11 SMP RACING
BR Engineering BR1 AER
Mikhail Aleshin

#17 SMP RACING
BR Engineering BR1 AER
Vitaly Petrov

LMP2

#28 TDS RACING
Oreca 07 Gibson
François Perrodo/Matthieu Vaxivière/Loïc Duval

#29 RACING TEAM NEDERLAND
Dallara P217 Gibson
Frits Van Eerd/Jan Lammers/Giedo Van der Garde

#31 DRAGONSPEED
Oreca 07 Gibson
Roberto González

#36 SIGNATECH-ALPINE
Alpine A470 Gibson
Nicolas Lapierre/André Negrão/Pierre Thiriet

#37 JACKIE CHAN DCR
Oreca 07 Gibson
Jazeman Jafaar

#38 JACKIE CHAN DCR
Oreca 07 Gibson
Ho-Pin Tung

#50 LARBRE COMPETITION
Ligier JS P217
Erwin Creed/Fernando Rees/Romano Ricci

LMGTE-PRO

#51 AF CORSE
Ferrari 488 GTE Evo
Alessandro Pier Guidi/James Calado

#66 FORD CHIP GANASSI RACING UK
Ford GT EcoBoost
Stefan Mücke/Olivier Pla

#67 FORD CHIP GANASSI RACING UK
Ford GT EcoBoost
Andy Priaulx/Harry Tincknell

#71 AF CORSE
Ferrari 488 GTE Evo
Davide Rigon/Sam Bird

#81 BMW TEAM MTEK
BMW M8 GTE
Martin Tomczyk/Nicky Catsburg/Philipp Eng

#82 BMW TEAM MTEK
BMW M8 GTE
Augusto Farfus/Antônio Félix da Costa/Alexander Sims

#91 PORSCHE GT TEAM
Porsche 911 RSR GTE
Richard Lietz/Gianmaria Bruni

#92 PORSCHE GT TEAM
Porsche 911 RSR GTE
Michael Christensen/Kévin Estre

#95 ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage GTE 2018
Marco Sorensen/Darren Turner/Nicki Thiim

#97 ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage GTE 2018
Alex Lynn/Jonathan Adam/Maxime Martin

LMGTE-AM

#54 SPIRIT OF RACE
Ferrari 488 GTE
Thomas Flöhr/Giancarlo Fisichella/Francesco Castellacci

#59 PROJECT 1 RACING
Porsche 911 RSR GTE
Jörg Bergmeister/Patrick Lindsey/Egidio Perfetti

#61 CLEARWATER RACING
Ferrari 488 GTE
Mok Weng Sun/Keita Sawa/Matt Griffin

#70 MR RACING
Ferrari 488 GTE
Motoaki Ishikawa/Eddie Cheever III/Olivier Beretta

#77 DEMPSEY RACING-PROTON
Porsche 911 RSR GTE
Matteo Cairoli

#86 GULF RACING UK
Porsche 911 RSR GTE
Michael Wainwright/Ben Barker

#88 PROTON COMPETITION
Porsche 911 RSR GTE
Matt Campbell

#90 TF SPORT
Aston Martin Vantage GTE V8
Salih Yoluc/Euan Hankey/Charlie Eastwood

#98 ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage GTE V8
Paul Dalla Lana/Pedro Lamy/Matthias Lauda

Comentários

  • Além do excelente grid em todas as classes, algumas curiosidades:
    François Perrodo sem Emmanuel Collard, Loic Duval guiando na LMP2, Fernando Rees guiará pela terceira classe diferente, uma vez que já colaborou com a própria Larbre na LMGTE-Am e com a Aston Martin na Pro, Gianmaria Bruni guiando um carro que não é uma Ferrari no WEC, Giancarlo Fisichella guiando na LMGTE-Am e Maxime Martin, appos anos de serviço para a BMW, guiará para a Aston Martin…
    Essa Super Seasion promete…mal posso esperar.

  • Torcendo pelo Rebellion 01, por dois motivos, pelo Bruno e porque a Toyota merece continuar na penumbra em La Sarthe. Corrida se ganha na pista, não achei correto darem a vitória para o Alonso.