Os reis da rua

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Scott Hargrove estreou com estilo no Pirelli World Challenge, vencendo as duas etapas em St. Pete com o Porsche da Pfaff Racing

RIO DE JANEIRO – Uma das (muitas) preliminares da Fórmula Indy em St. Petersburg, o Pirelli World Challenge começou neste fim de semana a temporada 2018 deixando dúvidas sobre o que vem por aí no resto do ano. Se a prova das classes GTS/GTSA teve ótimo plantel, o mesmo não se pode dizer da lista de inscritos das classes GT/GTA/GTC: foram apenas 12 carros participando dos treinos, sendo que onze somente correram nas duas etapas.

Bem, correram é modo de dizer. Na prova inaugural, três foram eliminados num acidente logo na primeira volta e assim o grid ficou reduzido a apenas oito competidores numa prova com 50 minutos de duração. Há que se fazer o serviço, afinal os pilotos são profissionais e correm riscos. Assim, a vitória na prova inaugural ficou com Scott Hargrove, estreante no PWC junto com sua equipe, a Pfaff Racing. Triunfo ofertado aos mecânicos, que trabalharam muito para reconstruir o carro danificado após uma pancada respeitável nos treinos livres.

Foi um pódio sem ianques, já que Hargrove é canadense e o 3º colocado, Daniel Morad, também. A segunda posição foi do finlandês Toni Vilander, da R. Ferri Motorsports. O brasileiro Rodrigo Baptista estreou com a equipe K-PAX Racing a bordo de um Bentley Continental e foi 7º na geral e segundo na GTA, vencida pelo mexicano Martín Fuentes.

Neste domingo, Hargrove voltou a triunfar em mais uma corrida igualmente acidentada, onde as vítimas foram Toni Vilander, Spencer Pumpelly e Álvaro Parente. Estes últimos bateram nas duas provas e o acidente do português na prova #2 foi o mais forte de todo o fim de semana.

O carro ficou bem destruído, mas o piloto da K-PAX Racing nada sofreu, felizmente.

Dessa forma, a corrida foi encerrada antes do fim, em bandeira vermelha, com Hargrove saindo da Flórida como o líder do campeonato. O alemão Daniel Keilwitz conquistou o primeiro pódio do Callaway Corvette C7-R GT3 nos EUA e Morad foi de novo terceiro. Martín Fuentes voltou a vencer na GTA e Rodrigo Baptista, com o 6º posto geral, foi novamente segundo na sua categoria.

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Com o Camaro GT4 da Blackdog, Lawson Aschenbach também foi absoluto nas duas provas das classes GTS/GTSA na Flórida

Nas duas provas da GTS/GTSA, o vencedor também foi o mesmo: atual campeão do PWC na sua classe, Lawson Aschenbach foi dominante em ambas as disputas a bordo do Camaro da Blackdog Speedshop. Ontem, numa corrida mais tranquila, embora disputada com os faróis dos carros acesos, Aschenbach controlou em todas as 33 voltas o ímpeto do pole position Gabriele Piana, com o Porsche #21 da Mühlner Motorsport America.

A surpresa foi o 3º colocado geral e vencedor da GTSA, Drew Staveley, que com seu Ginetta G55 se defendeu bem das investidas dos demais adversários e foi tranquilo para o pódio. Jason Bell, James Sofronas e o veteranaço Shane Lewis completaram os seis primeiros.

Já neste domingo, a prova #2 foi um pouco mais tumultuada, o que não impediu novo triunfo de Aschenbach, com Piana de novo em segundo e desta vez Sofronas em terceiro. Houve dois acidentes, o primeiro envolvendo Marko Radisic (BMW) e Jeff Courtney (Maserati), deixando Radisic fora da disputa por não conseguir fazer pegar o motor de seu carro.

O segundo foi decisivo para o término da disputa: na 28ª volta, o Mustang de Vinnie Allegretta se enroscou com o Ginetta de Steve Burns e os dois carros bloquearam a passagem dos demais adversários. Foi deflagrada a bandeira amarela e depois exibida a vermelha, interrompendo a disputa após 30 voltas completadas por Aschenbach.

Na GTSA, Drew Staveley voltou a vencer ao chegar em 8º na geral, seguido por Toby Grahovec em sua BMW e Tony Gaples em outro Camaro da Blackdog Speedshop.

Ainda neste mês de março, será disputada a segunda prova do PWC – a primeira da série SprintX, no COTA, em Austin – capital do Texas.

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