Rees em duas frentes: WEC e GT Open
RIO DE JANEIRO – Fernando Rees terá agenda cheia novamente em 2018: o piloto de 33 anos está confirmado não só na Super Season do FIA WEC com a equipe Larbre Competition num protótipo Ligier JS P217 Gibson como também no International GT Open, no qual sua presença foi confirmada nesta sexta-feira.
O antigo piloto da Aston Martin no WEC e que tem experiência com outros carros de Grã-Turismo como o Saleen S7-R e o Chevrolet Corvette C6.R vai dividir um Lamborghini Huracán GT3 com o italiano Damiano Fioravanti, piloto de 22 anos que estava ano passado na extinta World Series Fórmula V8.
Os dois defenderão a Ombra Racing no carro #12. A equipe é chefiada por um velho conhecido de Fernando, o também italiano Davide Mazzoleni.
“Estou muito contente de agora fazer parte da família Lamborghini com a Ombra Racing”, comentou Rees. “É um novo desafio para mim, um desafio muito bem-vindo. Nova montadora, nova equipe, novo campeonato. Não vejo a hora de começar, e estou confiante de que vamos fazer um trabalho muito bom em equipe”, explica o brasileiro.
“Depois de tantos anos em corridas de Fórmula estou estreando com os carros de GT3. Meu primeiro objetivo é crescer durante a temporada. Me senti muito bem no carro e com a equipe, então tenho certeza de que tenho tudo à disposição pra ter boa performance e chegar a lutar lá na ponta”, comenta Fioravanti, que antes da World Series Fórmula V8 também competiu no EuroFormula Open.
Fernando já vinha colaborando com a escuderia italiana nos testes de inverno, nos quais muitos outros brasileiros tomaram parte – Giulio Borlenghi e Nicolas Costa também andaram de Lamborghini Huracán, mas pela Vincenzo Sospiri Racing (VSR). Marcelo Hahn e Allam Khodair devem repetir a parceria na Mercedes da Drivex, enquanto Márcio Basso deve dar sequência à sua campanha na categoria pela Teo Martin Motorsport com uma BMW. Por enquanto, o único piloto confirmado pelo time é o guatemalteco Andrés Saravia.
A temporada 2018 terá sete rodadas duplas, começando em Portugal no Estoril, nos dias 14 e 15 de abril. O esquema de provas continua: disputas de 70 minutos no sábado com pit stop obrigatório para troca de piloto e 60 minutos no domingo, igualmente com revezamento. No GT Open é utilizado o critério de handicap para equilibrar o páreo entre as diferentes duplas inscritas. A Michelin renovou contrato com a GT Sport e será o fornecedor de pneus do certame por mais um período.
Por enquanto, os confirmados para o International GT Open são os seguintes:
Drivex (Mercedes-AMG GT3)
Marcelo Hahn/Allam Khodair
Imperiale Racing (Lamborghini Huracán GT3)
Raffaele Gianmaria/Jia Tong Liang
Riccardo Agostini/Rik Breukers
Giovanni Venturini/Jeroen Mul
Luzich Racing (Ferrari 488 GT3)
Alessandro Pier Guidi/Mikkel Mac Jensen
Michele Rugolo/Alexander West
Ombra Racing (Lamborghini Huracán GT3)
Fernando Rees/Damiano Fioravanti
Rinaldi Racing (Ferrari 488 GT3)
Steve Parrow/Christian Hook
Vadim Kogay/David Perel
SPS Automotive Performance (Mercedes-AMG GT3)
Tom Onslow-Cole/Valentin Pierburg
Team Lazarus (Lamborghini Huracán GT3)
Miguel Ramos/Fabrizio Crestani
HTP Motorsport/MS Racing (Mercedes-AMG GT3)
Martin Konrad/Alexander Hrachowina
BMW Team Teo Martin Motorsport (BMW M6 GT3)
Andrés Saravia/pilotos a definir
Vincenzo Sospiri Racing (Lamborghini Huracán GT3)
pilotos a definir
RS Racing Team (Ferrari 488 GT3)
Daniele Diamato/Andrea Bertolini
Boa empreitada do Rees, que é um piloto muito bom mas ainda não muito badalado por aqui.
Quanto ao grid, creio que vai confirmar mais inscritos em breve e manter o bom nível do ano passado, talvez até mais qualificado, contando inclusive com um campeão mundial de endurance na GTE Pro, Ale Pier Guidi.
Problema é que o Rees é um piloto mediano, ele não tem absolutamente nada de impactante na carreira dele em termos de resultados. Além do mais alguma parte de comunidade do automobilismo é ativa no AV e o Rees é conhecido por algumas trapaças que realizou dentro dessas liga.