Vitória brasileira na Flórida

DYa2QOeX0AAwgrw
O carro #7 do brasileiro Leo Lamelas, vencedor nesta sexta-feira da 2ª do IMSA Prototype Challenge, em Sebring. Ele correu em dupla com o mexicano Patricio “Pato” O’Ward, que disputará neste sábado as 12h de Sebring

RIO DE JANEIRO – O fim de semana em Sebring já começou com o pé direito para os pilotos brasileiros. Numa das preliminares das 12 Horas, Leo Lamelas, paulista de apenas 20 anos de idade e que chegou ao automobilismo através do Kart, correndo na categoria Shifter (kart com marchas), conquistou sua primeira vitória na IMSA Prototype Challenge presented by Mazda, em dupla com o mexicano Patricio “Pato” O’Ward a bordo de um Ligier JS P3 da equipe Charles Wicht Racing.

Detalhe: esta é somente a segunda prova do brasileiro na categoria. Em janeiro, ele terminou na 7ª posição a prova de abertura da temporada, disputada no mesmo fim de semana do ROAR Before The Rolex 24, no Daytona International Speedway – na oportunidade, seu parceiro de pilotagem foi o próprio Charles Wicht.

Para a prova de hoje, Lamelas e O’Ward largaram da 5ª posição com o tempo de 2’00″132 – a pole position foi de Austin McCusker/TJ Fischer, mais de dois segundos à frente da dupla, alinhando um protótipo Norma M30. O brasileiro andou na primeira parte da corrida com duração de 1h45min e entregou o carro inteiro para o companheiro de equipe. A bandeira amarela final, quando o carro #24 de Dr. Tim George, da classe Mazda Prototype Challenge (MPC), teve um incidente na curva 17, foi decisiva para a vitória da dupla.

O’Ward cruzou com 5″524 de vantagem para o Norma de Fischer/McCusker, além de marcar a melhor volta da prova – 1’58″343. Foi a oitava vitória do piloto de apenas 18 anos de idade nas provas das séries IMSA – ano passado foram sete triunfos na extinta divisão Prototype Challenge do Weather Tech SportsCar Championship.

“Ele (Pato) é muito bom piloto e o carro estava ótimo”, comentou Lamelas. “Essa foi apenas minha segunda corrida nos EUA e tudo é muito novo pra mim. A equipe fez um trabalho fantástico no fim de semana e Pato foi excelente hoje”, exultou o vencedor.

Na classe MPC, o “vovô garoto” Dave House deu uma lição no resto dos pilotos inscritos: aos 75 anos – isso mesmo! – de idade, venceu a prova com direito ao 11º lugar na classificação geral, catorze segundos à frente do segundo colocado, Paul LaHaye.

Após a vitória de hoje, Leo Lamelas subiu para 3º lugar no campeonato, com 59 pontos. Austin McCusker – mesmo sem ter ganho qualquer corrida até agora – lidera com 64 e o vice-líder é Kris Wright, com 60.

A 3ª etapa da IMSA Prototype Challenge será no fim de semana de 19 a 22 de abril no Barber Motorsports Park em Birmingham, no Alabama – evento conjunto com a Fórmula Indy.

Comentários