WEC anuncia 35 carros no Prólogo em Paul Ricard

WEC-PROLOGUE-628-607

RIO DE JANEIRO – Saiu hoje a lista de inscritos para o Prólogo do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). A competição, cuja Super Season se inicia em maio, terá uma avant-premiére no circuito francês de Paul Ricard. Nos próximos dias 6 e 7 de abril – o segundo desses dias com entrada franqueada e acesso aos fãs no paddock e pit walk, para autógrafos – todas as equipes e praticamente todos os carros vão poder ser vistos andando pela pista na região de Bandol, em Le Castellet.

Lista de inscritos AQUI

Serão 35 os carros participantes, já que a Oreca não terá tempo de montar o segundo Rebellion R13 com motor Gibson GL458 4,5 litros V8 para o Prólogo. Assim, os seis pilotos do time anglo-suíço vão se revezar no carro #1, incluindo-se aí o brasileiro Bruno Senna.

A Rebellion também fará parte do conjunto de equipes que vão fazer 30 horas de treinos, incluindo sessões noturnas. Esses carros terão a pista à disposição a partir das 10h locais de sexta-feira até 16h do sábado seguinte. Na lista de inscritos, estão detalhados em negrito os 13 carros que optaram por andar por 30h no Prólogo.

Com alguns nomes ainda por anunciar, as equipes ByKolles, CEFC TRSM Racing (Manor) e SMP Racing fazem o primeiro confronto direto contra a DragonSpeed – esta, com tripulação completa – a Rebellion e a Toyota. Os japoneses vão com dois carros – e sem Fernando Alonso, uma vez que no fim de semana do Prólogo será realizado o GP do Bahrein e o contrato com a McLaren e a Fórmula 1 é a prioridade do asturiano. Também os japoneses Kamui Kobayashi e Kazuki Nakajima estarão ausentes: o Super GT inicia sua temporada em Okayama.

Curioso notar que Alex Wurz, mesmo aposentado e Anthony Davidson, mesmo afastado para dar lugar a Alonso como titular, estão relacionados para colaborar com a equipe nos treinos em Paul Ricard, especialmente no carro #7, que fará o treino de 30h de duração.

Na classe LMP2, algumas caras novas começam a surgir na lista de inscritos e a DragonSpeed dará uma oportunidade a Estebán Gutiérrez, que viu sua carreira entrar no desvio após passagens infelizes na Fórmula 1, Fórmula E e Fórmula Indy. Quem sabe o WEC não é um recomeço para o piloto mexicano?

A Jackie Chan DC Racing deve renovar todo o seu exército de pilotos: os malaios Nabil Jeffri e Weiron Tan juntar-se-ão ao compatriota Jazeman Jaafar na condução do carro #37. O francês Gabriel Aubry, que tem pinta de promessa, está escalado no #38 junto a Ho-Pin Tung. Não há ainda sinais do terceiro nome nesse carro.

Os brasileiros André Negrão (Signatech-Alpine) e Fernando Rees (Larbre Competition) estão mais do que confirmados em seus carros para os testes na França.

Quanto à LMGTE-PRO, há uma ansiedade monstruosa pelo primeiro confronto direto entre as agora cinco montadoras inscritas, com a chegada da BMW. O nível de excitação aumenta quando se sabe também que há dois novos carros: a M8 GTE dos bávaros e o novo Aston Martin Vantage AMR, cuja novidade principal é o uso de um motor turbo. A BMW é a única que leva sete pilotos para o Prólogo e um deles é o brasileiro Augusto Farfus, já que o curitibano pode não ser escalado para a disputa das 6h de Spa-Francorchamps por coincidência de datas com o DTM. A conferir.

Já na LMGTE-AM, além da participação de três novas escuderias na temporada 2018/19, há ainda a confirmação de outros pilotos que ainda não haviam sido anunciados até antes do Prólogo. Christian Ried, piloto e coproprietário da Dempsey Racing-Proton, vai alinhar no carro #77 ao lado de Matteo Cairoli, faltando ainda um terceiro nome nos testes. No carro #88, só Matt Campbell está garantido por enquanto.

A Gulf Racing UK anunciou o substituto de Nick Foster: é o também australiano Alex Davison, de 38 anos, que já disputou 24h de Le Mans uma vez (em 2008) e tem larga experiência com os Porsche Supercup em seu país e esteve, claro, no Supercars. O britânico Ben Barker seguirá a bordo.

Comentários

  • Quem saiu da Toyota pra entrar o Alonso foi o Davidson? O inglês deve estar p… da vida hahaha

    Bom número no prólogo, levando-se em consideração que é apenas um shakedown.

  • Apesar de toda a polêmica gerada, desnecessariamente pela direção do próprio WEC/ACO, em torno da Toyota x Times Privados, acho que o WEC terá uma excelente temporada em todas as classes, mas é inegável a expectativa em torno da LMGTE Pro…isso porque ainda não está perfeita, em minha opinião…nunca entendi a opção da Corvette Racing em não disputar o mundial ou prestar suporte à Larbre Competition para por os trovões na Pro “full sesion”…seria simplesmente fantástico!!