Demolidor: Montoya é pole position em Long Beach

D
Montoya-Pole
Rei da rua: com volta recorde, a pole do GP de Long Beach da IMSA é dele – Juan Pablo Montoya. O Fox Sports 2 transmite amanhã a partir de 17h, ao vivo!

RIO DE JANEIRO – O Team Penske já vinha provando o potencial do seu protótipo Acura ARX-05 DPi desde o início do campeonato. Os problemas, falhas e abandonos em Daytona e Sebring eram esperados, por serem corridas longas e exigentes – além de tudo o carro ainda não estava 100% azeitado.

A rigor, o GP de Long Beach é também uma prova atípica porque tem apenas 1h40min e difere do formato de Endurance de qualquer outra prova da IMSA, assim como a disputa nas ruas de Detroit.

Mas aconteceu o que se esperava e a equipe do Capitão Roger comemora a primeira pole de sua nova trajetória. Hélio Castroneves conhece bem o circuito da Califórnia e nas duas últimas corridas que disputou por lá havia saído da posição de honra. Porém, ele tinha que combinar com um de seus companheiros de equipe: Juan Pablo Montoya.

O colombiano de 42 anos hoje lembrou aquele Montoya que a gente aprendeu a gostar. Ao volante do carro #6, ele foi demolidor. Com uma sequência incrível de voltas rápidas, ele destronou Hélio da pole position provisória e foi o único piloto a virar abaixo de 1’13”. Com 1’12″922 em sua volta mais rápida (por sinal, novo recorde da pista para a categoria, um segundo melhor que a marca antiga), encerrou a discussão.

Após o treino, Juan Pablo estava exultante. “Incrível. O carro estava perfeito. A Penske fez um grande trabalho. Nunca guiei, nem na Fórmula 1, um carro tão equilibrado e rápido quanto este”. E olha que Montoya ganhou duas vezes em Mônaco, só pra constar…

À performance extraordinária do “Montoyucho” soma-se o fato de que Felipe Nasr vendeu muito caro a disputa pela posição de honra e, quando o brasileiro sentiu que não era possível, teve em Harry Tincknell um fator surpresa na briga pela primeira fila. E deu Nasr: o piloto do Cadillac #31 fez 1’13″109 e bateu o britânico da Mazda por 0″047.

Alijado da pole position, Castroneves ficou em quarto – e escapou por um triz de não perder mais uma posição, porque o holandês Renger Van der Zande teve sua volta mais rápida anulada por corte de pista. Pouco mais de quatro décimos separam o Homem-Aranha do colega de equipe, com João Barbosa se classificando em quinto e o piloto da Wayne Taylor Racing em sexto.

A Tequila Patrón ESM optou por não colocar seus pilotos mais rápidos na pista e as posições dos Nissan Onroak DPi foram bastante modestas. Johannes Van Overbeek, por exemplo, larga amanhã na quinta fila, tendo sido superado na última volta por Gustavo Yacamán, que classificou o melhor LMP2 do grid em nono.

Dos 14 carros da divisão principal, o “Banana Boat” da dupla Robert Alon/Simon Trummer, que provocou uma bandeira vermelha no último treino livre, não foi para a pista.

Antes da classe Prototype, os GTLM fizeram seus 15 minutos de treino classificatório e Joey Hand, com uma volta recorde, acabou com a festa de Laurens Vanthoor e da Porsche. Habitué da pista, o piloto da Ford virou um temporal – 1’16″869 – na última passagem pela cronometragem, roubando um primeiro lugar certo para o rival do carro #912, que nada pôde fazer.

Patrick Pilet ainda salvou o 3º lugar na classe a bordo do outro Porsche, após um corte de pista que lhe valeu a anulação de uma volta rápida, vindo a seguir os Corvettes de Jan Magnussen e Oliver Gavin. Richard Westbrook ficou bem longe do outro Ford da Ganassi e a BMW, ciente de que não poderia vir para a frente no treino classificatório, optou pela tática de poupar pneus nos treinos. Connor De Philippi completou apenas seis voltas e Jesse Krohn, oito. Um detalhe que não pode passar despercebido.

Agora é hora do convite: às 17h de amanhã, AO VIVO no Fox Sports 2, tem GP de Long Beach do IMSA Weather Tech SportsCar Championship. Comando da transmissão com o escriba aqui e comentários do doutrinador, mito e amigo querido Edgard Mello Filho.

Esperamos vocês!

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

1 Comentário

  • Todo o respeito e admiração pelo Helinho, mas disse e repito: Entreguem uma banheira, aquelas antigas de ferro fundido, com quatro rodas, que Montoya faz a pole. Ótimo treino classificatório pra PORSCHE, primeira e segunda fila, maravilha. Agora é não errar em nada, do começo ao fim, que teremos aí um ótimo fim de semana para a marca. Bora galera, amanhã todo mundo ligado na FOX SPORTS. FORÇA PORSCHEEEEE!!!!

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames