Demolidor: Montoya é pole position em Long Beach

Montoya-Pole
Rei da rua: com volta recorde, a pole do GP de Long Beach da IMSA é dele – Juan Pablo Montoya. O Fox Sports 2 transmite amanhã a partir de 17h, ao vivo!

RIO DE JANEIRO – O Team Penske já vinha provando o potencial do seu protótipo Acura ARX-05 DPi desde o início do campeonato. Os problemas, falhas e abandonos em Daytona e Sebring eram esperados, por serem corridas longas e exigentes – além de tudo o carro ainda não estava 100% azeitado.

A rigor, o GP de Long Beach é também uma prova atípica porque tem apenas 1h40min e difere do formato de Endurance de qualquer outra prova da IMSA, assim como a disputa nas ruas de Detroit.

Mas aconteceu o que se esperava e a equipe do Capitão Roger comemora a primeira pole de sua nova trajetória. Hélio Castroneves conhece bem o circuito da Califórnia e nas duas últimas corridas que disputou por lá havia saído da posição de honra. Porém, ele tinha que combinar com um de seus companheiros de equipe: Juan Pablo Montoya.

O colombiano de 42 anos hoje lembrou aquele Montoya que a gente aprendeu a gostar. Ao volante do carro #6, ele foi demolidor. Com uma sequência incrível de voltas rápidas, ele destronou Hélio da pole position provisória e foi o único piloto a virar abaixo de 1’13”. Com 1’12″922 em sua volta mais rápida (por sinal, novo recorde da pista para a categoria, um segundo melhor que a marca antiga), encerrou a discussão.

Após o treino, Juan Pablo estava exultante. “Incrível. O carro estava perfeito. A Penske fez um grande trabalho. Nunca guiei, nem na Fórmula 1, um carro tão equilibrado e rápido quanto este”. E olha que Montoya ganhou duas vezes em Mônaco, só pra constar…

À performance extraordinária do “Montoyucho” soma-se o fato de que Felipe Nasr vendeu muito caro a disputa pela posição de honra e, quando o brasileiro sentiu que não era possível, teve em Harry Tincknell um fator surpresa na briga pela primeira fila. E deu Nasr: o piloto do Cadillac #31 fez 1’13″109 e bateu o britânico da Mazda por 0″047.

Alijado da pole position, Castroneves ficou em quarto – e escapou por um triz de não perder mais uma posição, porque o holandês Renger Van der Zande teve sua volta mais rápida anulada por corte de pista. Pouco mais de quatro décimos separam o Homem-Aranha do colega de equipe, com João Barbosa se classificando em quinto e o piloto da Wayne Taylor Racing em sexto.

A Tequila Patrón ESM optou por não colocar seus pilotos mais rápidos na pista e as posições dos Nissan Onroak DPi foram bastante modestas. Johannes Van Overbeek, por exemplo, larga amanhã na quinta fila, tendo sido superado na última volta por Gustavo Yacamán, que classificou o melhor LMP2 do grid em nono.

Dos 14 carros da divisão principal, o “Banana Boat” da dupla Robert Alon/Simon Trummer, que provocou uma bandeira vermelha no último treino livre, não foi para a pista.

Antes da classe Prototype, os GTLM fizeram seus 15 minutos de treino classificatório e Joey Hand, com uma volta recorde, acabou com a festa de Laurens Vanthoor e da Porsche. Habitué da pista, o piloto da Ford virou um temporal – 1’16″869 – na última passagem pela cronometragem, roubando um primeiro lugar certo para o rival do carro #912, que nada pôde fazer.

Patrick Pilet ainda salvou o 3º lugar na classe a bordo do outro Porsche, após um corte de pista que lhe valeu a anulação de uma volta rápida, vindo a seguir os Corvettes de Jan Magnussen e Oliver Gavin. Richard Westbrook ficou bem longe do outro Ford da Ganassi e a BMW, ciente de que não poderia vir para a frente no treino classificatório, optou pela tática de poupar pneus nos treinos. Connor De Philippi completou apenas seis voltas e Jesse Krohn, oito. Um detalhe que não pode passar despercebido.

Agora é hora do convite: às 17h de amanhã, AO VIVO no Fox Sports 2, tem GP de Long Beach do IMSA Weather Tech SportsCar Championship. Comando da transmissão com o escriba aqui e comentários do doutrinador, mito e amigo querido Edgard Mello Filho.

Esperamos vocês!

Comentários

  • Todo o respeito e admiração pelo Helinho, mas disse e repito: Entreguem uma banheira, aquelas antigas de ferro fundido, com quatro rodas, que Montoya faz a pole. Ótimo treino classificatório pra PORSCHE, primeira e segunda fila, maravilha. Agora é não errar em nada, do começo ao fim, que teremos aí um ótimo fim de semana para a marca. Bora galera, amanhã todo mundo ligado na FOX SPORTS. FORÇA PORSCHEEEEE!!!!