ELMS, Prólogo: AVF e DragonSpeed no comando

5acb92977af3c
Com o carro #30 da novata equipe de Adrián Valles, o português Henrique Chaves foi o piloto mais rápido do primeiro dia do Prólogo do ELMS em Paul Ricard

RIO DE JANEIRO – As equipes do Mundial de Endurance mal saíram de Paul Ricard e o paddock do circuito francês continuou movimentado. No domingo, os times do European Le Mans Series (ELMS) chegaram com seus caminhões e a muvuca continuou. E assim ficará até o próximo dia 15, porque tem a abertura da temporada 2018 lá mesmo em Le Castellet.

Por isso, foi bem conveniente aos organizadores do campeonato promover os dois dias de treinos coletivos de pré-temporada no mesmo circuito da prova de abertura, que terá 45 carros. Nem todos os que vão competir estão andando lá nesses dias de Prólogo: a Spirit of Race e a Signatech-Alpine, por exemplo, não participarão desses treinos com os bólidos do WEC inscritos para a prova deste fim de semana. Mesmo assim, o plantel foi excelente para a realização do evento.

As equipes Graff e DragonSpeed foram as melhores nos primeiros treinos com duração de quatro horas cada, com o carro #39 guiado por Tristan Gommendy marcando o melhor tempo da primeira sessão em 1’44″012. As condições do traçado de 5,791 km de extensão melhoraram bastante de uma sessão para a outra e não foi difícil que os tempos caíssem com sobras. Tanto que na parte da tarde, Nico Lapierre ditou a lei com o #21 da DragonSpeed e foi o mais rápido – 1’41″679.

Porém, ainda haveria mais um treino com 2h de duração e se encerrando no período noturno. Aí quem surpreendeu foi o Dallara P217 da novata equipe de Adrián Valles, pilotado pelo português Henrique Chaves e pelo russo Konstantin Tereschenko. A dupla desbancou a DragonSpeed e ficou com o melhor tempo do dia – 1’41″018, superando o carro #21 por 0″353.

O brasileiro Bruno Senna, que estará na disputa das 4h de Le Castellet no carro #22 da United Autosports, completou 73 voltas com o Ligier da equipe de Zak Brown e Richard Dean. Fez o melhor tempo em 1’43″308, enquanto Phil Hanson levou a equipe ao 12º melhor tempo no fim do dia, com 1’42″511. Ao todo, 18 carros treinaram pela categoria.

5acb91d4efddb
Alexander Toril estabeleceu o melhor tempo entre os protótipos da classe LMP3

Na LMP3, a melhor volta da segunda-feira foi da equipe DKR Engineering, campeã da Michelin Le Mans Cup no último ano. Alexander Toril virou em 1’51″363 na sua melhor passagem, enquanto o segundo colocado – o dinamarquês Mikkel Mac Jensen (AT Racing) ficou a meio segundo. Com o tempo alcançado no segundo treino a bordo do novo Norma M30 da Ultimate, Matthieu Lahaye foi o terceiro, seguido por Matthew Bell (United Autosports) e Job Van Uitert (RLR MSport).

O italiano Gianluca Roda, agora defendendo a Proton Competition no novo Porsche 911 RSR GTE após competir pela Ferrari no ano passado, foi o mais rápido do treino de hoje na LMGTE. Com 1’54″628, ele desbancou muito piloto da LMP3 e foi 0″242 mais rápido que o espanhol Miguel Molina, com a Ferrari 488 GTE da JMW Motorsport. Andrea Bertolini pôs a #83 da Krohn Racing em terceiro e Matt Griffin foi o quarto no carro #55 da Spirit of Race.

Os treinos prosseguem amanhã com mais duas sessões, sendo a primeira a partir de 9h (hora local) com quatro horas de duração e a segunda a partir de 14h locais, com três horas de pista aberta.

Comentários

  • Só tenho a impressão do grid da classe GTE ser pequeno demais, mas o ELMS parece que será sensacional também…na P2, acho que realmente vamos ver esses Dallara furar o domínio da Oreca.