ELMS, Prólogo: sem mudanças no segundo dia

5acbdb03e4dcd
Saindo para o treino noturno de ontem, o carro #30 da AVF by Adrián Vallés acabou como o melhor no Prólogo do ELMS por conta da chuva hoje em Paul Ricard

RIO DE JANEIRO – Choveu em Le Castellet. E o cenário não alterou em nada o que se viu no primeiro dia do Prólogo do European Le Mans Series em Paul Ricard. Todo o emborrachamento do asfalto foi embora com a água, os tempos não baixaram e as equipes preferiram ficar nos dois últimos períodos de treino apenas ‘sentindo’ os equipamentos nas condições de pista úmida ou molhada.

Isso significa então que a equipe AVF by Adrián Vallés, estreante na competição, deixou sua marca com o melhor tempo de todos os treinos, com o português Henrique Chaves a marcar 1’41″018. Não foi o melhor tempo de um LMP2 nos testes de pré-temporada no circuito francês, uma vez que Pastor Maldonado, nos treinos do WEC, fez 1’40″771. Mas o luso andou bem, de fato.

Ben Hanley ficou com a segunda marca a bordo do Oreca 07 que a DragonSpeed alinhará a tempo pleno no ELMS, com praticamente os mesmos pilotos do WEC, menos Nico Lapierre – que no Mundial será trocado por Renger Van der Zande e, duas vezes, por Pietro Fittipaldi. O britânico ficou a 0″353 do tempo de Henrique Chaves. Norman Nato deixou outro time estreante – a Racing Engineering, de enorme tradição na hoje Fórmula 2 – com a terceira posição ao fim do Prólogo.

Também o panorama das demais classes não sofreu qualquer tipo de modificação, uma vez que a pista estava molhada e os carros andaram com pneus biscoito, próprios para esse tipo de piso. Assim, Alexander Toril foi o mais rápido dos treinos com o Norma M30 da DKR Engineering entre os inscritos na subclasse LMP3. Entre os LMGTE, dois treinos apenas bastaram para o Porsche #88 da Proton Competition guiado por Gianluca Roda alcançar a melhor volta na categoria.

A partir de sexta-feira – a famosa sexta-feira 13, sem azar pra ninguém, por favor! – o paddock volta a se agitar para enfim começar o campeonato de 2018. As 4h de Le Castellet têm início com os primeiros treinos livres (1h30 de duração) e mais meia hora de aclimatação extra para os pilotos de graduação bronze.

No sábado, haverá a disputa de mais um treino livre e das sessões classificatórias, com 10 minutos de pista aberta para cada uma das três categorias. Ao contrário do WEC, só um piloto entra na pista. Com cinco horas a mais em relação a Brasília, o treino oficial de definição do grid será às 8h40 de sábado por aqui. Domingo, a largada para a corrida será às 7h da manhã aqui no Brasil. E o blog terá tudo ao vivo!

Comentários

  • Excelente notícia sobre a disponibilização do streaming via blog…
    Quanto prólogo, ainda não consigo apontar um time e equipamento favoritos nas classes de protótipos, mas na GTE sim…pelo jeito, Porsches vão deitar e rolar hein…

  • Só uma curiosidade: A Ford não disponibiliza os GT Ecoboost do ano passado ou de 2016 para algum time do ELMS?? Ou são tão caros que afugentam times eventualmente interessados?? Seria bacana.

    • A Ford ofereceu efetivamente os seus EcoBoost a times de LMGTE-AM, mas pelo visto não chegaram a acordo ou ninguém quis fazer uma mudança radical.

      A Proton Competition foi um dos times que iniciou tratativas, mas não rolou.