Guia ELMS 2018 – equipes LMP3

RIO DE JANEIRO – Esta será a quarta temporada do European Le Mans Series (ELMS) com os protótipos LMP3 concebidos para disputar provas de Endurance em diversos países e continentes. A divisão de monomarca de motores, com a unidade 5 litros V8 desenvolvida pela Nissan, ainda é um feudo dos chassis Ligier construídos pela OAK Racing, com catorze chassis confirmados na subclasse na temporada completa, de onze escuderias diferentes.

Mas a história pode mudar se os clientes do modelo Norma M30 mostrarem competitividade. Por enquanto são apenas quatro chassis, mas a marca francesa promete dar trabalho neste campeonato, especialmente com a campeã da Michelin Le Mans Cup, a DKR Engineering.

Confira as escuderias:

UNITED AUTOSPORTS
Sede: Garforth, Inglaterra
Carro: Ligier JS P3
Motor: Nissan VK50VE 5 litros V8
United Autosports CEO: Zak Brown
Team Manager: Richard Dean

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Repeteco: John Falb e Sean Rayhall estarão reunidos para tentar mais um título a bordo do carro #2

Escuderia dominante da classe LMP3 do European Le Mans Series nas últimas duas temporadas, a United Autosports está mais do que pronta para tentar a conquista de seu terceiro título em quatro anos. Para tanto, mantém a bordo no carro #2 a mesma dupla que se destacou no último ano, formada por John Falb/Sean Rayhall, que levaram o título com dois triunfos em seis corridas e um total de quatro pódios.

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O canadense Garrett Grist e os britânicos Anthony Wells e Matt Bell formam no carro #3 do time de Zak Brown e Richard Dean neste ano

No carro #3, mudanças substanciais: os britânicos Matthew Bell e Anthony Wells terão a companhia do canadense Garrett Grist. Wayne Boyd subiu para a LMP2 e Mark Patterson voltou aos protótipos da subclasse principal do ELMS, por outra escuderia. Christian England estará defendendo o time na Michelin Le Mans Cup.

COOL RACING BY GPC
Sede: Lugano, Suíça
Carro: Ligier JS P3
Motor: Nissan VK50VE 5 litros V8
Team Manager: Patrick Barbier

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A Cool Racing by GPC estará mais uma vez dividida entre ELMS e Michelin Le Mans Cup

Penúltima colocada entre as escuderias que marcaram pontos no ELMS ano passado entre os protótipos LMP3, a Cool Racing by GPC vai para sua segunda temporada completa na categoria. A tripulação do time chefiado por Patrick Barbier é exatamente a mesma do ano passado, com o trio de suíços formado por Iradj Alexander-David, Gino Forgione (que em 2017 só disputou as duas primeiras etapas) e Alexandre Coigny – que fez cinco etapas. O melhor resultado em 2017 foi um esquálido 10º lugar, exatamente em Paul Ricard.

NEFIS BY SPEED FACTORY
Sede: Alcasser, Espanha
Carro: Ligier JS P3
Motor: Nissan VK50VE 5 litros V8
Team Manager: Stanley Dickens

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A novidade da equipe sediada na Espanha é a chegada de Stanley Dickens para o posto de Team Manager

O principal reforço dos espanhóis da Nefis By Speed Factory para 2018 no ELMS está fora da pista: Stanley Dickens, antigo campeão das 24h de Le Mans, juntou-se à organização a semanas do início do campeonato, como o novo chefe de equipe do time. Um sinal de que as coisas não caminhavam bem e que era necessária uma mudança radical nos bastidores. A equipe ficou em 15º lugar na temporada passada e revezou muitos pilotos a bordo – cinco no total. O russo Timor Boguslaviskiy foi o único que sobreviveu, ganhando como parceiros dois pilotos que vêm do Euroformula Open: o ucraniano Aleksey Chulkin e outro russo, Daniil Pronenko.

360 RACING
Sede: Silverstone, Inglaterra
Carro: Ligier JS P3
Motor: Nissan VK50VE 5 litros V8
Team Manager: Mark Owen

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A novidade para 2018 é a chegada de James Swift na britânica 360 Racing

Vizinha do circuito britânico de Silverstone, a 360 Racing tem poucas mudanças para encarar de frente a temporada 2018 na LMP3 e assim conseguir um resultado melhor que a nona posição. Dois dos três pilotos continuam: Ross Kaiser e Terrence Woodward, enquanto Anthony Wells, após uma boa proposta da United Autosports, deixou um lugar vago – prontamente ocupado por mais um britânico, James Swift.

ECURIE ECOSSE/NIELSEN
Sede: Merchiston, Escócia
Carro: Ligier JS P3
Motor: Nissan VK50VE 5 litros V8
Team Manager: Alasdair McCaig

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Tradicional representante do automobilismo britânico, a Ecurie Ecosse/Nielsen volta ao ELMS na classe LMP3

Um dos grandes ícones do automobilismo britânico – com participações nos primórdios da Fórmula 1 e em um longo período do antigo World Sportscar Championship, a Ecurie Ecosse/Nielsen está de volta ao ELMS, desta vez com os protótipos LMP3 – que a equipe já cuidou nas provas locais no Reino Unido e também na Michelin Le Mans Cup. Colin Noble é o único recruta de 2017 que permanece a bordo, com a chegada do anglo-indiano Alex Kapadia, oriundo da RLR MSport e também do estreante dinamarquês Christian Stubbe Olsen.

DKR ENGINEERING
Sede: Luxemburgo
Carro: Norma M30
Motor: Nissan VK50VE 5 litros V8
Team Manager: Kendy Janclaes

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A equipe sediada no Grão-Ducado de Luxemburgo sobe do Michelin Le Mans Cup para o ELMS neste ano e foi a mais rápida no Prólogo em Paul Ricard

Campeã da Michelin Le Mans Cup ano passado, a DKR Engineering “sobe” para o ELMS e vem para uma temporada na LMP3 com ligeiro favoritismo, por ter sido a equipe mais rápida dos testes de pré-temporada em Paul Ricard. O carro #8 terá o belga Jean Glorieux, de 33 anos, que foi um dos integrantes do time ano passado. Os rodados – e irmãos – espanhóis Miguel e Alexander Toril completam a trinca.

AT RACING
Sede: Piacenza, Itália
Carro: Ligier JS P3
Motor: Nissan VK50VE 5 litros V8
Team Manager: Aliaksandr Talkanitsa

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A família Talkanitsa corre unida e volta ao ELMS em 2018 com seu Ligier JS P3 assistido pela AF Corse

Parceira tecnológica da AF Corse para mais uma temporada, a equipe AT Racing da família Talkanitsa vai para mais um campeonato na LMP3, buscando mais sucesso que nos últimos campeonatos. No último, alcançaram a vitória na divisão em Spa-Francorchamps, mas foi o único pódio e o time ficou em 6º lugar na tabela. Aliaksandr pai e filho seguem a bordo para a abertura do campeonato e Mikkel Mac Jensen, que colaborou com a escuderia em 2017, vai correr pelo GT Open no Estoril, estando portanto indisponível. O terceiro piloto será o francês Yann Clairay.

OREGON TEAM
Sede: Cremosano, Itália
Carro: Norma M30
Motor: Nissan VK50VE 5 litros V8
Team Manager: Piergiorgio Testa e Jerry Canevisio

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O colorido Norma da Omega Racing terá dois pilotos novos em 2018, ao lado do equatoriano Andrés Mendez

Nem mesmo a experiência pregressa com os carros Renault Sport RS01 e Clio Cup fez os italianos da Oregon terem uma performance satisfatória em seu primeiro ano no ELMS. Marcaram apenas oito pontos na temporada e ficaram com o 13º lugar na classificação, com desempenho superior ao de apenas duas escuderias. Mesmo assim, Jerry Canevisio e Piergiorgio Testa têm esperanças de que este seja um ano bem mais positivo. Em relação a 2017, apenas o sul-americano Andrés Mendez sobreviveu. Chegam a bordo o francês Clément Mateu e o italiano Riccardo Ponzio para tentar levar o Oregon Team a voos mais altos em 2018.

EUROINTERNATIONAL
Sede: San Pietro Mosezzo, Itália
Carro: Ligier JS P3
Motor: Nissan VK50VE 5 litros V8
Team Manager: Antonio Ferrari

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Kay Van Berlo é uma das caras novas do grid, a bordo do carro #11 da Eurointernational

Com enorme histórico em competições nos EUA – especialmente IMSA e Fórmula Indy – o veterano chefe de equipe Antonio Ferrari volta a inscrever dois carros no ELMS para sentir de novo o gostinho do topo do pódio – o que no ano passado aconteceu na etapa do Red Bull Ring, na Áustria. No carro #11 estará o jovem (17 anos) Kay Van Berlo, dividindo a pilotagem com o experiente Giorgio Mondini, que no passado trabalhou como piloto de testes na Fórmula 1. A trinca do #12 que terminou o último campeonato – Max Hanratty/Andrea Dromedari/James Dayson – ganha um voto de confiança e segue a bordo em 2018.

INTER EUROPOL COMPETITION
Sede: Varsóvia, Polônia
Carro: Ligier JS P3
Motor: Nissan VK50VE 5 litros V8
Team Manager: Michael Keese

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Ampliando horizontes: a Inter Europol Competition alinha dois chassis Ligier JS P3 em 2018 no European Le Mans Series

A Inter Europol Competition tem ampla experiência no preparo de carros do VdeV Series e, mais recentemente, do European Le Mans Series. Com pintura inspirada no verde dos campos europeus e no brilho do sol, a escuderia dirigida por Michael Keese amplia seus horizontes na LMP3 e alinha dois protótipos Ligier desta vez. Martin Hippe e Kuba Smiechowski formam no carro #13, o principal da escuderia. Paul Scheuschner faz sua estreia no ELMS ao lado de Luca Demarchi e Henning Enqvist, escalado de última hora para substituir o italiano Daniele Molinaro. No último campeonato, fecharam a classificação com o 5º lugar e um pódio conquistado.

RLR MSPORT
Sede: Darwen, Inglaterra
Carro: Ligier JS P3
Motor: Nissan VK50VE 5 litros V8
Team Manager: Nick Reynolds

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O holandês Job Van Uitert vem da Fórmula 4 e é um nome a ser observado no ELMS neste ano

Os britânicos da RLR MSport seguem em franca evolução na subclasse dos LMP3. Terminaram todas as corridas do ano passado no top 10, mas talvez faltasse um piloto com velocidade suficiente para colocar o carro #15 mais à frente no grid. E parece que Nick Reynolds finalmente encontrou esse piloto: é o holandês Job Van Uitert, de apenas 19 anos. Ano passado, ele chegou ao vice-campeonato da Fórmula 4 italiana. O canadense John Farano e o britânico Rob Garofall seguem a bordo em 2018.

BHK MOTORSPORT
Sede: Londres, Inglaterra
Carro: Ligier JS P3
Motor: Nissan VK50VE 5 litros V8
Team Manager: Blu Halkin

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A novata BHK Motorsport foi a pior equipe da LMP3 no Prólogo em Paul Ricard

Dono de uma companhia especializada em voos charter e privados, Blu Halkin montou a BHK Motorsport em 2016 para disputar provas de Endurance com chassis LMP3. No ano passado, o time britânico competiu na Michelin Le Mans Cup e no VdeV Endurance Series, passando ao ELMS desta vez. Francesco Dracone (lembram dele?), de pouco feliz passagem pela Fórmula Indy e também pela extinta AutoGP World Series, vai dividir a pilotagem no carro #16 inscrito com Jacopo Baratto.

ULTIMATE
Sede: Rennes, França
Carro: Norma M30
Motor: Nissan VK50VE 5 litros V8
Team Manager: Jean-Baptiste Lahaye

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A Ultimate trocou seu chassis de última hora para 2018

Após o 4º lugar conquistado ano passado com dois pódios nas duas primeiras etapas, a francesa Ultimate resolveu mudar de fornecedor de chassis para a LMP3. Quase de última hora em relação ao teste de pré-temporada, mudaram do Ligier JS P3 para o Norma M30. Será uma das poucas trincas que permanece intacta em relação ao último ano, com Jean-Baptiste Lahaye fazendo o papel de piloto e Team Manager, correndo junto ao filho Matthieu Lahaye e a François Hériau.

M.RACING-YMR
Sede: Archamps, França
Carro: Ligier JS P3 e Norma M30
Motor: Nissan VK50VE 5 litros V8
Team Manager: Yvan Muller

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A Yvan Muller Racing retorna com dois carros em 2018 na LMP3

O veteraníssimo Yvan Muller volta a emprestar seu prestígio ao ELMS com sua equipe inscrita para a segunda temporada consecutiva, após um espetacular vice-campeonato, uma vitória (em Monza) e mais quatro pódios. Mas se tudo continua igual – inclusive a decisão de alinhar dois chassis diferentes (Norma e Ligier) – os pilotos mudaram radicalmente e buscaram voos mais altos. Yann Ehrlacher (sobrinho de Yvan) está agora a tempo inteiro no WTCR, Alexandre Cougnaud disputará a temporada do ELMS na LMP2, e Erwin Creed e Romano Ricci estarão no WEC.

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Lucas Légeret, suíço de 16 anos apenas, é o mais jovem piloto inscrito na temporada

No cockpit, uma mistura de gerações: o carro #18 terá Nathan Bihel (apenas 18 anos) e Laurent Milara, de 51, oriundo do Michelin Le Mans Cup. O #19 está inscrito para Nicolas Ferrer, que aos 47 anos tem larga experiência no Superturismo em seu país, junto a dois jovens suíços: David Droux, de 20 anos e Lucas Légeret, o mais jovem dos inscritos, com apenas 16 anos de idade.

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