IMSA divulga mais um BoP para os DPi em Long Beach

IMSA WeatherTech SportsCar Championship
Ninguém escapou: todos os protótipos DPi têm mudanças para o GP de Long Beach deste sábado; o Fox Sports 2 transmite ao vivo a partir de 17h de Brasília

RIO DE JANEIRO – A 3ª etapa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship – o GP de Long Beach, nas ruas daquela cidade da Califórnia – segue o padrão das anteriores da temporada 2018, no que diz respeito à equalização de performance dos Daytona Prototype International (DPi) e também dos modelos GTLM que estarão disputando a corrida junto aos 14 protótipos anunciados na lista oficial de inscritos.

Os quatro construtores – Acura, Cadillac, Mazda e Nissan – terão mudanças em seus carros para o próximo sábado. Especialmente na capacidade do tanque de combustível, onde todos perdem litros. A Mazda terá sete a menos que nas 12h de Sebring (73 litros), enquanto Nissan e Acura perdem três, baixando para 77 e 73 litros cada uma. Os Cadillac vão estar ainda mais restritos em relação aos adversários – tanques de 66 litros para seus carros, o que poderia fazer a diferença numa corrida de 2h40min. Só que a corrida de Long Beach está mais pra Sprint do que pra Endurance e a previsão é de apenas um único pit stop para reabastecimento. E aí, já viu…

Lembro também que o tempo mínimo de reabastecimento será de 30 segundos para todos os Protótipos.

A Mazda também trabalhará com um carro mais pesado. Serão 925 kg de peso mínimo. A Cadillac vai trabalhar com -0.6 mm em seus restritores de ar do motor 5,8 litros V8, estrangulando a entrada e roubando ainda mais potência dos bólidos estadunidenses.

A tabela de pressão do turbo também sofreu mudanças nas faixas úteis de rotação. Acura com novo boost de 2000 a 7550 rpm; Mazda de 2000 a 9100 e Nissan de 2000 a 7600 rpm.

Na classe de Grã-Turismo, estava na cara que a boa performance em Sebring cobraria a conta para a BMW. Os carros do time de Bobby Rahal vão para esta prova com 93 litros no tanque de gasolina – quatro a menos que em Sebring, além de mudanças na pressão do turbo na faixa útil do motor compreendida entre 5000 e 7500 rpm.

A GTLM segue com o tempo mínimo de reabastecimento estimado em 34 segundos.

E agora vem a boa notícia: o Fox Sports 2 vai transmitir AO VIVO o GP de Long Beach da IMSA, a partir das 17h pelo horário de Brasília. Estarei na narração dessa corrida e Edgard Mello Filho, a lenda, o mito, vai cantar seu tango de Gardel y Lepera nos comentários.

Comentários

  • Transmissão top! Já vou preparar a cerveja e o tira gosto para torcer pelo Ford GT. Eu só não concordo muito com esse BOP. Essas equalizações sempre deixam alguns carros bem mais rápidos que o restante da turma, principalmente da GTLM.

  • Salvou o fim de semana… RODRIGOenduranceMATTAR e EDGARDbarsaMELLO Fº nos comandos, maravilha! Tem PORSCHE na pista neste fim de semana….força PORSCHEEEEEE!!!