Para quem não viu: Super Taikyu, etapa de Sugo

RIO DE JANEIRO – Outra categoria à qual o blog tem dado destaque em 2018 é o Super Taikyu japonês, que tem uma interessante mescla de categorias – são sete ao todo, se não me falhe a memória – divididas entre modelos derivados de carros de rua, com preparação, os TCR e os Grã-Turismo que invariavelmente disputam o Blancpain Series GT Asia.

No último fim de semana tivemos a 2ª rodada da competição de Endurance no circuito Sugo Sportsland. Por ser um traçado com apenas 3,703 km de extensão, um tanto quanto apertado para grids com cerca de 50 carros, a organização tomou uma resolução muito inteligente. Pôs os carros das subdivisões de bólidos menos possantes num grupo de prova e fez os demais correrem noutra – cada uma com três horas de duração.

O grupo 2, com as subclasses ST-4 e ST-5, disputou sua corrida primeiro no sábado. Doze carros largaram em cada uma das divisões e a vitória geral, após 95 voltas, foi da equipe Tom’s Spirit – pela sétima vez consecutiva na categoria – e o carro #86 guiado por Takamitsu Matsui/Sho Tsuboi/Yuichi Nakayama. Na ST-5, triunfou o Team Yamato e seu Honda Fit guiado por Ryohei Yasui e Ayumu Ikeda.

Domingo, foi a vez do grupo 1 ir para a pista. Largaram ao todo 30 carros, das classes ST-X, ST-TCR, ST-1, ST-2 e ST-3. O triunfo na geral foi do Porsche 911 GT3-R da D’Station Racing alinhado para Seiji Ara/Satoshi Hoshino/Tsubasa Kondo, que fecharam as três horas de disputa com 124 voltas completadas. A Phoenix Racing Asia chegou em 2º lugar com seu Audi R8 LMS e a terceira colocação foi do Nissan #24 da Kondo.

Na ST-TCR, venceu a Modulo com seu Honda Civic TCR guiado por Shinji Nakano/Hiroki Otsu/Tadao Uematsu, triunfando pela segunda vez consecutiva em 2018. O Subaru da DAMD Motul fez as honras na ST-2, enquanto o Nissoku Porsche 991 GT3 Cup ganhou a disputa de dois na ST-1 e o Nissan Fairlady Z34 da Okabe Jidosha Motor Sport foi o ganhador da ST-3.

A próxima etapa será as 24h de Fuji, nos dias 2 e 3 de junho. Se o blogueiro lembrar na época, coloco aqui o link ao vivo.

Comentários