Sete brasileiros e 23 carros na abertura do GT Open em Portugal

0318 14 154
A bordo desta Mercedes-AMG GT3, Allam Khodair e Marcelo Hahn alinham para brigar de saída pelas vitórias e pódios na classe Pro-Am do International GT Open. O primeiro desafio é neste fim de semana no Estoril, em Portugal

RIO DE JANEIRO (Não é conta de mentiroso) – Serão sete os pilotos brasileiros a bordo de diferentes carros na rodada de abertura do International GT Open no Circuito do Estoril, neste fim de semana. Sábado e domingo, a pista com 4,182 km de extensão terá duas corridas com 70 minutos e uma hora, cada uma, trazendo no total 23 carros – um grid bastante razoável, considerando que algumas equipes protagonistas em 2017 ficaram de fora dessa vez.

Serão oito as duplas inscritas na classe Pro, para pilotos com graduação ouro ou platina que formem tripulação com companheiros de graduação prata. É o caso de Nicolas Costa, que vai estrear na categoria junto ao chinês Kang Ling no Lamborghini Huracán #6 da Vincenzo Sospiri Racing e também de Fernando Rees, noutro Lambo, só que o #12 da Ombra Racing, com o italiano Damiano Fioravanti.

Eles terão bons adversários para confrontar. Lourenço Beirão da Veiga corre em casa ao lado do argentino Juan Cruz Álvarez a bordo de uma BMW, enquanto o veteraníssimo (53 anos) Andrea Montermini está de volta com o compatriota Daniele Di Amato numa Ferrari 488 GT3 da nova escuderia RS Racing.

Tem mais: a Imperiale Racing forma com Riccardo Agostini/Rik Breukers e Giovanni Venturini/Jeroen Mul em dois Lamborghini Huracán com pinta de favoritos. Fran Rueda, protagonista em 2017, volta ao lado do guatemalteco Andrés Saravia desta vez, noutra BMW M6 GT3, enquanto teremos ainda a Luzich Racing com Mikkel Mac Jensen/Ale Pier Guidi (campeão mundial do WEC em Grã-Turismo) e a Drivex School inscrevendo Ferdinand Habsburg ao lado do experiente Jamie Campbell-Walter.

A subclasse Pro-Am desponta com sete carros e Marcelo Hahn formará parceria com Allam Khodair na Mercedes-AMG #16 inscrita pela Drivex School sob os auspícios da Blau Motorsport. A dupla foi muito bem nos treinos de pré-temporada e inclusive foi a mais rápida num deles, em Barcelona, na Catalunha.

“Estamos com um carro muito rápido, ainda melhor do que no ano passado, e o entrosamento da dupla aliado ao entrosamento com a equipe certamente nos fará brigar por muitas vitórias e, consequentemente, o título. O Marcelo demonstrou uma grande evolução em relação ao ano passado, conhecendo mais as pistas, o que faz toda a diferença. Hoje ele é um dos pilotos amadores que chega mais próximo do ritmo dos profissionais. Esse equilíbrio será essencial para vencermos o campeonato”, explica Khodair.

Entre os concorrentes deles, estarão Alexander West/Michele Rugolo (Ferrari da nova equipe Luzich Racing), Raffaele Gianmaria/Jiatong Liang (Lamborghini da Imperiale Racing, principal equipe do GT Open) e a dupla Bradley Ellis/Oliver Wilkinson (Audi da Optimum Motorsport).

No carro #7 da equipe BMW Teo Martín Motorsport estarão os dois últimos pilotos do país 100% confirmados em Portugal: Márcio Basso vai alinhar com Thiago Marques, irmão do ex-Fórmula 1 Tarso Marques, para a primeira rodada. A dupla está inscrita na subclasse Am, onde vão duelar pelos pontos e pódios com outros cinco adversários.

Um deles será Giulio Borlenghi, que também estreia na competição após disputar a hoje Stock Light, num Lamborghini da Vincenzo Sospiri Racing, ao lado do polonês Andrzej Lewandowski, com o número #66.

Dos 23 carros anunciados, somente o segundo carro da Ombra Racing, com o dorsal #14, não tem tripulação confirmada. Uma pena que, em matéria de construtores, o International GT Open comece sem Porsche, Lexus, Bentley e Aston Martin. Apenas cinco marcas – Lamborghini, Ferrari, Mercedes-AMG, Audi e BMW estão representadas. A notar a ausência da Rinaldi Racing, que fez os treinos de pré-temporada com duas Ferrari e não vai ao Estoril.

O blog trará todos os detalhes do fim de semana de duas corridas do GT Open direto do Estoril. Fiquem de olho nas postagens!

Comentários