1000 km de Paul Ricard com 51 carros e retorno de brasileiro

timthumb

RIO DE JANEIRO – Sábado de Endurance na Europa e aqui no blog: será disputada mais uma edição dos 1000 km de Paul Ricard, terceira etapa do Blancpain Endurance Series e quinto evento do Blancpain GT em 2018. A corrida se inicia no fim da tarde e terá o encerramento à luz dos faróis. E como de hábito, um excelente grid é aguardado para a competição que terá a volta dos pilotos brasileiros à categoria.

Campeão da Stock Car em 2016 (o mais jovem da história da categoria), o tocantinense Felipe Fraga regressa a uma prova internacional via Strakka Racing. Ele foi convidado pelo time de Nick Leventis para disputar os 1000 km de Paul Ricard com o modelo Mercedes-AMG GT3, tendo como companheiros de pilotagem o francês Adrien Tambay e o alemão Christian Vietoris, ambos antigos integrantes do DTM. A trinca estará no carro com o dorsal #44.

A lista de entradas nos mostra que, dos 51 carros anunciados, nove são Pro-Am, outros nove são da Silver Cup e a AM Cup responde por sete inscrições. Portanto, são 26 os bólidos que teoricamente vão brigar pela vitória – não que as tripulações Pro-Am não se mostrem capazes de conquistar bons resultados numa prova difícil como esta, em que não só ter um bom equipamento como também um bom entrosamento e – principalmente – a estratégia é fundamental.

Além da estreia de Felipe Fraga – que pode render uma participação nas 24h de Spa-Francorchamps, a prova mais longa e importante da temporada, haverá a participação do sul-africano Jordan Pepper como novo piloto da Bentley, substituindo Guy Smith, que saiu após a prova de Silverstone. No carro #17 da WRT Audi, Fréderic Vervisch será o terceiro piloto junto a Stuart Leonard e Sheldon Van der Linde, ocupando um lugar que já foi primeiro do holandês Robin Frijns e depois do suíço Marcel Fässler – que estará ocupado com a Corvette no Journée Test das 24h de Le Mans.

Na Saintéloc Racing, atual campeã das 24h de Spa-Francorchamps, Markus Winkelhock estará no carro #25, ocupando o lugar de Antoine Jung e na companhia de Christopher Haase e Simon Gachet. O #26 de Nils Stievenart e Marc Rostan terá Christian Kelders – sendo assim inscrito na AM Cup. Álvaro Parente retorna ao carro #43 da Strakka e a AF Corse, via Spirit of Race, escolheu Gianluca De Lorenzi para dividir o carro #51 com Duncan Cameron e Matt Griffin, que nas demais provas do campeonato correm em dupla.

Com Tristan Vautier ocupado no evento da IMSA em Detroit, a equipe francesa AKKA-ASP convidou Thomas Jäger para dividir o carro #88 com Adam Christodoulou e Raffaele Marciello. Na ROWE Racing, a atração é a vinda do veloz australiano Chaz Mostert para tripular a BMW #99 junto a Jens Klingmann e Tom Blomqvist. E na Rinaldi Racing, a Ferrari #333 terá Luca Ludwig, filho do lendário Klaus Ludwig, junto a Alexander Mattschull e Rinat Salikhov.

A vitória da R-Motorsport nas 3h de Silverstone segue extra-oficial, assim como a classificação do campeonato. Dessa forma, somados todos os eventos Sprint e Endurance já disputados, Alex Riberas e Christopher Mies somam 70,5 pontos contra 67 do vice-líder Dries Vanthoor e 49 de Raffaele Marciello. O Belgian Audi Club Team WRT lidera a pontuação paralela das escuderias, com 92,5 pontos, enquanto a SMP Racing by AKKA-ASP tem 63 e a Attempto Racing soma 55.

Os 1000 km de Paul Ricard começam neste sábado a partir de 12h45 de Brasília, 17h45 locais, com duração máxima de seis horas – portanto terminando às 23h45 na França, 18h45 no Brasil. O blog terá o vídeo com a íntegra da prova, ao vivo.

Comentários