24h de Nürburgring: 1-2-3 da Porsche e pole é da Manthey

Manthey-Porsche-911-Nurburgring-N24-2018-Qualifying-730x487
O Porsche #911 da Manthey Racing conquistou a pole position em Nürburgring com Laurens Vanthoor. O blog transmite AO VIVO as 24 Horas neste sábado, a partir de 10h da manhã

RIO DE JANEIRO – Dona de onze vitórias nas 24h de Nürburgring – a última delas, inclusive, já faz algum tempinho, precisamente em 2011, a Porsche conquistou as três primeiras posições do grid de largada para a 46ª disputa da prova alemã no Nordscheleife. O top 30 Shootout foi disputado há pouco e três equipes representantes da marca de Stuttgart foram destaque no treino em que os pilotos eram autorizados a tentar duas voltas rápidas em busca da pole position.

E o melhor tempo, confirmando o que já fizera no Q2 mais cedo, foi do #911 da Manthey Racing. O belga Laurens Vanthoor cravou 8’09″105 para os 25,378 km do Inferno Verde e roubou de Sven Müller, piloto júnior da casa germânica, a pole position. Müller teve ótimo desempenho a bordo do carro #44 da Falken Motorsports, mesmo tendo sido o primeiro piloto a entrar na pista.

Outra surpresa foi o terceiro posto do #31 da Frikadelli Racing, com o austríaco Norbert Siedler marcando 8’09″824 e se garantindo na segunda fila do grid ao lado de Maro Engel, com a Mercedes-AMG #4 da tradicional equipe Black Falcon, campeã da prova em 2013 e no ano retrasado.

Fechando as três primeiras filas, com os seis primeiros dentro do mesmo segundo, veio o único intruso na esquadra alemã entre os mais rápidos: Nicki Thiim fez o 5º tempo com o Aston Martin oficial de fábrica, precedido por Fred Makowiecki no segundo Porsche da Manthey.

Após o domínio na sexta-feira, o Audi da equipe Land Motorsport não foi além da 15ª posição. Christopher Mies, escalado para qualificar o carro, não conseguiu uma boa volta e ficou a mais de três segundos da pole position. O brasileiro Augusto Farfus teve a incumbência de classificar o BMW #102 da equipe Walkenhorst com as cores da Shell Helix. O vencedor da prova em 2010 acabou em 18º lugar, com o tempo de 8’13″855, a 4″750 da pole position – o que para uma pista com a extensão do circuito em que se disputa a prova de 24 Horas de duração, não é uma diferença abissal.

E trata-se de uma prova difícil sob muitos aspectos, considerando o tráfego extenso de quase 150 inscritos, o clima instável na região do Eifel, onde fica a pista e, principalmente, os acidentes que também mudam a dinâmica da disputa e as estratégias. A prova tem um regulamento muito próprio, com tempo mínimo de paradas de box e abastecimento de bomba – igual nos postos de combustível. Não é como no WEC ou nas séries Blancpain, onde os pit stops são feitos com mangueiras pressurizadas.

O blog A Mil Por Hora transmite neste sábado as 24h de Nürburgring a partir de 10h da manhã, pelo horário de Brasília. A largada está prevista para 10h30, 15h30 locais.

Comentários

  • Poxa Mattar, este blog é o verdadeiro canal do automobilismo no Brasil, pena que por questões familiares não venho podendo acompanhar muitas das transmissões, tanto no blog quanto as realizadas no Fox Sports. Mas vou assistir assim que puder.

  • 1 – 2 – 3……Após a saída da PORSCHE do WEC, todo o departamento esportivo da montadora, move sua artilharia pesada para os GTs…venceram em Mid-Ohio/USA na GTLM, foi segundo na estréia do WEC/GT-PRO em SPA/BÉLGICA e agora “enfia” 3 carros na ponta das 24 HORAS de NURBURGRING….fruto de trabalho e desenvolvimento constante…
    Agora, 24 Horas de Nurburgring, são 24 Horas de Nurburgring….sabemos que tudo pode acontecer….FORÇA PORSCHEEEEEE!

  • Boa noite Rodrigo, lembra de um comentário que fez nas 24h de Lemans
    onde disse não entender porque a Porsche insistia em correr com o 911 “ainda”,
    motor pendurado etç.
    Já vimos várias respostas, não!Abraço e continue na pelo automobismo.