BTCC: Tom Ingram é o novo líder do campeonato

RIO DE JANEIRO – A temporada de comemoração do 60º aniversário do British Touring Car Championship (BTCC) vai enchendo os olhos dos fãs da categoria. Não é pra menos: além do grid sensacional com 32 carros e as disputas com a mesma intensidade de sempre, após duas rodadas triplas tivemos cinco vencedores diferentes.

O único piloto que pôde ir ao topo do pódio mais de uma vez é justamente aquele que lidera na classificação: Tom Ingram levou seu Toyota Avensis #80 da Speedworks Motorsport ao segundo triunfo no ano, ganhando a prova #2 da rodada tripla de Donington Park. Com isso, ele lidera somando 71 pontos, contra 64 do vice-líder Adam Morgan.

Este último, na quinta temporada a bordo do Mercedes-Benz A Class alinhado pela Ciceley Motorsport, conquistou a primeira vitória após praticamente dois anos de jejum no BTCC. E na prova #1, venceu o 3º colocado do campeonato, Josh Cook, com seu Vauxhall Astra preparado pela Power Maxed TAG Racing.

Até a sexta prova da temporada, tivemos 13 pilotos diferentes frequentando o pódio pelo menos uma vez, entre eles os experientes Rob Austin e Colin Turkington, além de Dean Cammish, que já emplacou um 2º lugar como substituto de Gordon Shedden na equipe Halfords Yuasa Racing. Em contrapartida, diversos outros nomes consagrados no BTCC têm um péssimo começo de campeonato.

Matt Neal, também da Halfords Yuasa Racing, não passa do 17º posto na classificação, enquanto Sam Tordoff tem apenas oito pontinhos somados em seu regresso à categoria e James Nash soma seis. Pior é a situação do veterano Jason Plato, que tem 97 vitórias e dois títulos na categoria: o piloto de 50 anos ainda não conquistou um único ponto com o Subaru Levorg da equipe Adrian Flux.

Bom… oportunidade não faltará na próxima etapa, dia 20 de maio, no veloz traçado de Thruxton.

Em tempo: o YouTube já limou os vídeos da rodada tripla de Brands Hatch Indy (provavelmente a pedido da iTV) e, sendo assim, o que ilustra esse post é uma filmagem de um torcedor nas dependências do circuito. Espero que gostem, mesmo assim.

Comentários