Para quem não viu: IndyCar Series, GP de Indianápolis

RIO DE JANEIRO – Eu ainda sou de um tempo em que todo o mês de maio, ou quase todo, era ocupado com os treinos livres e toda a preparação para as 500 Milhas de Indianápolis. O pole era conhecido num sábado ou, dependendo das condições climáticas, no dia seguinte ou até mesmo na semana seguinte – o que aconteceu algumas vezes. Também foi uma época em que éramos alarmados por dezenas de acidentes que aconteciam no lendário e centenário oval e um deles, o de Nelson Piquet em 1992, chocou os fãs brasileiros.

E desde que passei a acompanhar a disputa, dois pilotos morreram por lá em batidas que pareceram banais: o filipino Jovy Marcelo, em 1992, e o pole position da prova de 1996, Scott Brayton.

Mas as coisas mudam e até o formato de preparação para a corrida que acontece no próximo dia 27, também. Até o formato de definição da pole: haverá o chamado Fast Nine no próximo domingo que tem – de volta – o Bump Day. Pela primeira vez em alguns anos, temos mais carros do que vagas. Havia uma expectativa de 36 pilotos, mas Buddy Lazier, sempre cotado, não apareceu e o total de carros é de trinta e cinco – para 33 vagas. Dois ficarão de fora e o Fast Friday de hoje pode indicar possíveis candidatos a serem ‘bumpados’ do grid no domingo.

O mês de maio passou a incluir também uma corrida no misto que foi usado no início dos anos 2000 pela Fórmula 1. E antes das 500 Milhas, vocês podem conferir aí acima a íntegra da corrida vencida por Will Power, que marcou a volta de Hélio Castroneves à categoria com um 6º lugar. O brasileiro da Penske, que completou 43 anos no último dia 10, é um homem em uma missão: igualar Rick Mears, A.J. Foyt e Al Unser (o pai) no recorde de vitórias na história da prova, com quatro conquistas. Hélio tem três.

No campeonato, até a Indy 500, a situação é a seguinte: único com duas vitórias em cinco etapas, Josef Newgarden (Penske) lidera com 178 pontos, dois a mais que Alexander Rossi (Andretti) e Sébastien Bourdais (Dale Coyne w/Vasser-Sullivan) aparece em 3º lugar com 152. Tony Kanaan (Foyt) é o 11º colocado com 95. Matheus Leist (Foyt) está em 19º com 60 e Hélio Castroneves é o 24º colocado, com 28 pontos.

Comentários