Supercars: Nissan ganha primeira em 2018

rick-kelly-373
Surpresa: provando que o mundo é redondo, a vida dá voltas e o automobilismo é dinâmico, Rick Kelly venceu no Supercars dias após a retirada do apoio oficial da Nissan ao desenvolvimento do modelo Altima

RIO DE JANEIRO – O mundo dá voltas – e principalmente no automobilismo, onde as coisas mudam de um dia para outro. Antes do fim de semana de mais uma rodada do Supercars australiano no circuito de Winton, a Nissan anunciou a retirada do apoio oficial da montadora à categoria para 2019. É mais um duro golpe para uma competição que perdeu Volvo e Mercedes nos últimos anos, muito embora a Kelly Racing, que correu também sob o nome de Nissan Motorsports Australia, tenha anunciado que prosseguirá com o modelo Altima no próximo campeonato.

Muito bem: por um desses acasos do destino, Rick Kelly deu à Nissan e também ao time de sua família a primeira vitória no campeonato. Foi no sábado, na prova curta realizada com 40 voltas e perto de 1h de disputa, por apenas 0″531 de vantagem para o 2º colocado Scott Pye, trazendo Shane Van Gisbergen em terceiro. Líder do campeonato após ‘varrer’ o fim de semana de Barbagallo, Scott McLaughlin foi o quinto colocado na prova #1.

Neste domingo, a Nissan e a Kelly Racing não puderam repetir o triunfo da véspera. Mas mesmo assim, Rick Kelly conquistou um excelente quarto posto. E a vitória ficou com outro piloto que há algum tempo estava bem longe do topo do pódio: Fabian Coulthard, primo distante do antigo piloto de Fórmula 1 David Coulthard, sobrepujou Van Gisbergen e McLaughlin para se tornar o oitavo piloto diferente a ganhar pelo menos uma vez em 2018, após 14 corridas disputadas. Foi a sexta vez em que o DJR Team Penske comemorou um triunfo no campeonato.

Com cinco vitórias somadas e nove pódios no total, Scott McLaughlin segue como o piloto de melhor retrospecto no campeonato: ele soma 1487 pontos contra 1356 de Van Gisbergen e 1188 de Craig Lowndes, que teve um fim de semana apenas discreto. O multicampeão Jamie Whincup, da equipe Red Bull Racing (Triple Eight Engineering) despencou para quinto na tabela após um 17º lugar no sábado e um modesto oitavo na prova principal.

A sétima rodada do Supercars, novamente com o sistema de prova curta no sábado e longa no domingo, será no circuito Hidden Valley Raceway, que fica em Darwin, no chamado Território do Norte. As corridas serão no mesmo fim de semana das 24h de Le Mans, nos dias 16 e 17 de junho.

Comentários