A numerologia das 24h de Le Mans

ah-le-mans-2018-pq-23
Jan Lammers – o holandês de 62 anos está na numerologia de Le Mans como um dos 10 vencedores em atividade e por ter participado da última vitória da Jaguar na corrida… há três décadas!

0 – Em 86 anos na história das 24h de Le Mans, NENHUM piloto até hoje fez o chamado hat-trick (pole, melhor volta e vitória).

1 – Mulher no grid em 2018: a dinamarquesa Christina Nielsen, que disputará a corrida pela terceira vez.

3’14″791 – Tempo da pole position de Kamui Kobayashi, novo recorde na atual configuração do circuito, alcançado no ano passado.

3’24″842 – Novo recorde da classe LMP2, alcançado por Paul-Loup Chatin no qualifying deste ano.

4 – Países da América do Sul com pilotos na prova de 2018: Brasil, Argentina, Venezuela e Colômbia.

5 – Vice-campeonatos da Toyota nas 24h de Le Mans, o último deles em 2016. A marca espera quebrar o tabu.

7 – Total de pilotos brasileiros na edição de 2018 das 24h de Le Mans, incluindo Felipe Nasr como o único novato.

9 – Vitórias do dinamarquês Tom Kristensen, o maior vencedor individual de todos os tempos.

10 – Vencedores na geral em La Sarthe neste ano, entre eles Jan Lammers, ganhador da prova em… 1988.

13 – Número de participações do brasileiro Thomas Erdos, recordista do país em Le Mans.

18 – Idade de Julien Andlauer, o mais jovem estreante da prova neste ano.

19 – Total de vitórias da Porsche, recorde histórico.

23 – Número de pilotos atualmente ou com passagem pela Fórmula 1.

24 – Participações para Jan Lammers, o mais longevo participante entre os 180 pilotos.

30 – Anos da vitória da Jaguar em 1988 com o lendário protótipo XJR-9. Um dos tripulantes era Jan Lammers, que está no grid três décadas depois.

32 – Nações com pelo menos um representante em La Sarthe (há quem diga que são 35). A França soma 33 pilotos, seguida pela Grã-Bretanha com 29, EUA com 17, Itália com 13 e Alemanha com 10. O Brasil é o sexto na listagem.

34 – Total de outros pilotos presentes em 2018 que venceram as 24h de Le Mans em subcategorias.

38 – Anos desde a última vitória de um construtor independente em La Sarthe – Jean Rondeau, em 1980.

39 – Estreantes na prova de 2018, incluindo o bicampeão mundial de Fórmula 1 Fernando Alonso, o campeão de 2009 Jenson Button e o bicampeão de Indianápolis Juan Pablo Montoya. O total é menor que o do ano passado.

40 – Marinho Amaral, Alfredo Guaraná Menezes e Paulo Gomes chegaram em 7º lugar na geral e 2º no Grupo 5 na edição de 1978 das 24h de Le Mans, há quarenta anos.

66 – Idade de Mark Patterson, o mais velho de todos os 180 participantes.

68 – Idade de Jack Gerber, o competidor mais velho da história das 24h de Le Mans.

70 – Anos completados pela Porsche, fabricante com o maior número de vitórias e pole position neste ano nas duas classes de Grã-Turismo.

180 – Total de pilotos nas 24h de Le Mans em 2018.

190 – Países com transmissão da corrida, incluindo o Brasil – Fox Sports exibe a disputa pela quinta vez em seis anos.

225,228 – Média recorde em km/h da prova, alcançada em 2010 por Timo Bernhard, Romain Dumas e Mike Rockenfeller.

251,882 – Nova média recorde em km/h de qualificação, obtida por Kamui Kobayashi, superando o recorde do alemão Hans-Joachim Stuck, que durou por 32 anos.

342,3 – Maior velocidade em km/h na Speed Trap do circuito em 2018, por Sébastien Buemi e seu Toyota.

397 – Voltas percorridas pelos vencedores em 2010, o maior total da história.

405 – Recorde de velocidade máxima em km/h, batido por Roger Dorchy nas 24h de Le Mans em 1988.

1923 – Ano da primeira edição das 24h de Le Mans, vencida pelo Chenard & Walcker de André Lagache e René Leonard.

1935 – Ano da primeira participação brasileira em La Sarthe, com Bernardo Souza Dantas competindo com Roger Teillac num Bugatti. Abandonou por quebra de câmbio.

1972 – Ano da consagração de Graham Hill como o único tríplice coroado do automobilismo: o inglês venceu o GP de Mônaco de Fórmula 1 cinco vezes, as 500 Milhas de Indianápolis em 1966 e as 24h de Le Mans com um Matra-Simca. As ameaças no futuro atendem pelos nomes de Fernando Alonso e Juan Pablo Montoya.

5.410,713 – Distância recorde percorrida em quilômetros pelos vencedores da prova em 2010.

8.500 – Pneus levados pelo fabricante Michelin para as 24h de Le Mans, atendendo 46 do total de 60 carros inscritos.

13.626 – Extensão atual em metros do circuito de Sarthe.

263.800 – Pùblico da prova em 2016, recorde histórico.

850.000.000 – Audiência estimada no mundo inteiro para a prova deste ano.

Comentários

  • Rodrigo, considero os vencedores entre 1994 e 1996, também vitórias de construtores privados, não? Embora motorizados com motor Porsche, exceção em 1995, os carros eram construídos por fabricantes independentes, tanto o Porsche dauer de 1994 quanto o chassis twr de 1996 e 1997, além do McLaren de 1995

    • Edmilson, seu raciocínio é válido. Mas para os compêndios, o 962C da Dauer tinha apoio da Porsche e os TWR-Porsche WSC que ganhariam a corrida por dois anos seguintes, também. Logo, a Porsche adiciona esses triunfos ao seu rol, porque importa a questão mecânica e de chassi.

      O último independente a ganhar foi o Jean Rondeau em 1980, mesmo.

  • Boa tarde sou fã do seu trabalho e do Edgar mello filho , pergunta se a Fox vai passar a 24 hs Lemans ao vivo ou vt ,obrigado

  • Isso foi ate o ano passado, este ano nao fui com uma equipe, muito ocupado com o GT-3 no Blancpain, F4 chines, Asian LeMans series e no Endurance Masters com um HPD-ARX Honda, um Toyota GT1, dois Peugeots 908-FAP e um Panoz GT1, sem falar no projeto FVe Brasil.

    Para Le Mans ja trabalhando com um prototipo hidrogenio, mas como e soh para 2024 acho que na hora so como espectador….nao sei se tenho corda ate la. rsrs