IMSA: 42 inscritos para as 6h de Watkins Glen

I

imsa_29195618

RIO DE JANEIRO – A série estadunidense IMSA estará de volta logo no início de julho às pistas. Após a pausa para as 24h de Le Mans, uma vez que várias equipes e pilotos da categoria disputaram a tradicional corrida francesa, a 6ª etapa da temporada 2018 será disputada no dia 1º do próximo mês no circuito Watkins Glen International, o mesmo que por muito tempo recebeu o GP dos EUA de Fórmula 1.

A categoria volta a ter as suas três classes juntas na prova de seis horas de duração que é o terceiro evento do Tequila Patrón North American Endurance Cup. Por isso, o plantel é o maior do ano desde as 12h de Sebring, somando 42 inscritos – dezesseis na Prototype, oito na GTLM e dezoito na GTD.

Lista de inscritos para as 6h de Watkins Glen

Nem todas as equipes da Prototype vão para a corrida com três pilotos. A Penske, por exemplo, optou por manter suas duplas usuais na próxima corrida, enquanto times como a Tequila Patrón ESM, a Action Express, a Mazda Team Joest e a JDC-Miller Motorsports vão trabalhar com trincas.

E entre essas trincas, novidades: João Barbosa não estará no grid porque se recupera de uma lesão num punho. O português não disputa a próxima prova e também estará ausente na semana seguinte em Mosport, no Canadá. Com isso, o carro #5 terá a estreia do colombiano Gabby Chaves junto a Christian Fittipaldi e Filipe Albuquerque.

A corrida de Glen passa a ser crucial para a temporada, uma vez que Albuquerque poderá ser líder sozinho ou então perder a ponta para Felipe Nasr e Eric Curran, que estão com os mesmos 144 pontos e têm uma vitória a menos que os companheiros de equipe. Hélio Castroneves está em 3º lugar na classificação, com 130, enquanto Pipo Derani é o nono colocado somando 113.

Em busca dos pontos para o TP NAEC, Bruno Senna também estará nas 6h de Glen pela equipe United Autosports, que fez ótima apresentação nas 24h de Le Mans com o 3º lugar (ainda a confirmar) na LMP2. O brasileiro estará no carro #32 com Phil Hanson e Paul Di Resta.

Na GTLM, nenhuma novidade com relação às equipes, exceto que a BMW terá Bill Auberlen na única trinca confirmada no carro #25, que irá para a disputa com os titulares Alexander Sims e Connor De Philippi. A classificação segue a mesma desde Mid-Ohio, com Richard Westbrook e Ryan Briscoe liderando com 121 pontos – sete à frente de Laurens Vanthoor e Earl Bamber. A terceira posição é de Dirk Müller e Joey Hand, com Oliver Gavin/Tommy Milner empatados  em 111 pontos com Jan Magnussen/Antonio Garcia.

A GTD traz como sempre o maior número de novidades e também o maior total de carros na pista. Além dos que competiram em Detroit – exceção feita à Wright Motorsports, que só alinha o seu Porsche #16 em provas de tiro curto, retornam a maioria dos times que estiveram presentes em Sebring.

Um exemplo é a Montaplast by Land Motorsport, que ganhou o evento da Flórida e busca sua segunda vitória no NAEC – o carro #29 terá Christopher Mies com Sheldon Van der Linde dividindo a guiada. A CJ Wilson Racing leva seu Acura NSX-GT3 mais uma vez para Marc Miller e Til Bechtolsheimer, enquanto a HART terá Chad Gilsinger/Tom Dyer/Ryan Eversley.

Outra equipe que retorna é a Park Place, com o patrão Patrick Lindsey muito feliz por realizar o sonho de competir – e terminar – as 24h de Le Mans deste ano, dividindo o Porsche #73 com Jörg Bergmeister. A P1 Motorsports alinha novamente sua Mercedes para JC Perez/Loris Spinelli/Adam Christodoulou, enquanto mais duas Ferrari 488 GT3 engrossam o grid.

Uma delas terá dois brasileiros, com o retorno de um piloto muito querido da categoria: Oswaldo “Ozz” Negri foi confirmado (não só para esta, como também para mais duas corridas) na #51 da Spirit of Race que terá ainda Daniel Serra e Francesco Piovanetti. Será a terceira prova de Daniel nos EUA neste ano e a quarta dele fora do país. Por isso, Serrinha não estará no grid da 2ª etapa do Brasileiro de Endurance em São Paulo, no dia 30 de junho, um sábado.

A Scuderia Corsa teve seu segundo carro reconstruído após a capotagem nas 12h de Sebring e assim a trinca Bill Sweedler/Townsend Bell/Frankie Montecalvo estará de volta.

Após quatro provas (a GTD não correu em Long Beach), a liderança continua com Bryan Sellers/Madison Snow, que somam 125 pontos – três a mais que Katherine Legge, agora vice-líder solitária. Ben Keating/Jeroen Bleekemolen estão um pouco mais atrás, com 108.

Desde já, adianto que o Fox Sports não terá espaço na grade para a transmissão das 6h de Watkins Glen. Portanto, para assistir à corrida, só mesmo com o streaming do site oficial da IMSA – que também transmite o treino classificatório na véspera.

 

 

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

2 Comentários

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames