Japão no horizonte do Blancpain GT Series Asia

J
timthumb (2)
Muitas novidades entre equipes e pilotos na 3ª rodada do Blancpain GT Series Asia em Suzuka, com todo o final de semana ao vivo aqui no blog

RIO DE JANEIRO – Após uma pausa de mais de 30 dias, o Blancpain GT Series Asia chega ao Japão e começa seu périplo pela terra do Sol Nascente, que terá outra rodada dupla mais adiante. Neste fim de semana, a comitiva do campeonato organizado pela SRO de Stéphane Ratel vai a Suzuka para duas provas que vão marcar a chegada à primeira metade do calendário.

Um total de 31 carros (o melhor grid do ano) é aguardado para esse evento, sendo que 23 são modelos GT3 e os demais GT4, com os GT3 divididos em dez inscrições na classe Pro-Am, mais outras dez na Silver e as restantes na classe Am.

Compreensivelmente, a lista de entradas tem novidades em relação às etapas de Sepang e Buriram, por compromissos dos pilotos em outras categorias. A KCMG, por exemplo, não poderá contar com Tsugio Matsuda, que estará ocupado com o Super GT na Tailândia. No lugar do experiente piloto japonês, o carro #18 terá o suíço Alexandre Imperatori.

Quem também retorna é Raffaele Marciello, que não competiu na etapa anterior e reassume o volante da Mercedes-AMG #888. A equipe ARN Racing também precisou fazer uma rearrumação em seu lineup de pilotos e inscreve sua Ferrari 488 GT3 para Shinji Takei/Hideki Nagai. E por falar em Ferrari, Davide Rigon, que disputa o WEC pela AF Corse, vai reforçar a equipe HubAuto no lugar de Tim Slade no carro #28.

Já o exército Porsche será reforçado com dois carros de equipes que disputam o Super Taikyu GT: o #33 da Porsche Team EBI será guiado por Naoya e Tetsuya Yamano e a D’Station Racing vai de Satoshi Hoshino/Seiji Ara a bordo do carro #47.

Também oriunda desse campeonato, a Kizachi x Saccess Racing inscreveu um Lamborghini Huracán para Tamatsu Kondo e o experiente Naoki Yokomizo, enquanto a CarGuy Racing preferiu se ausentar do Super GT (onde corria com um Honda NSX GT3) para alinhar outro Lambo, que terá Takeshi Kimura e Kei Cozzolino.

No campeonato até agora dominado pela GruppeM, a liderança é de uma dupla que ainda não subiu no topo do pódio: Dennis Lind/Martin Kodric têm 54 pontos, quatro à frente do suíço Patric Niederhauser – que terá a exemplo da etapa da Tailândia a companhia de Markus Pommer. Nick Foster e Leo Ye Hongli ocupam a 3ª colocação geral com 48.

Na Pro-Am, o comando é de Marco Mapelli/Hiroshi Hamaguchi, que somam 67 pontos. Kodric e Lind comandam a Silver Cup com 70, enquanto Makoto Takeda/Takuya Shirasaka são os ponteiros da classe Am, somando 75 pontos até aqui.

Falando da subclasse GT4, as três equipes tailandesas que reforçaram o grid em Buriram não fizeram a viagem ao Japão, reduzindo o plantel da classe desta vez a oito modelos de quatro construtores diferentes – Porsche, BMW, Mercedes-Benz e McLaren. O alemão Reinhold Renger terá parceiro desta vez após correr sozinho na etapa passada: o japonês Ryuchiro Otsuka tentará ajudá-lo a manter a liderança na classificação, uma vez que Renger tem 26 pontos a mais que Ringo Chong/Gilles Vannelet e trinta a mais que os atuais campeões Jean-Marc Merlin/Frank Yu.

Uma novidade é que a Pirelli vai introduzir um novo composto de pneus feito pelo fabricante italiano. A partir desta etapa, será usado o P Zero DHD2. As equipes terão cinco horas de treinos não-oficiais nesta quinta-feira a fim de se adaptar à nova borracha.

As corridas do Blancpain GT Series Asia terão os vídeos ao vivo aqui no blog, bem como os treinos que definirão o grid de largada da 3ª rodada do campeonato.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

1 Comentário

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames