Os 10 maiores Porsches de Le Mans, na opinião dos leitores – Resultado final
RIO DE JANEIRO – Os leitores do blog vieram aqui nos dias que antecederam as 24h de Le Mans e escolheram dentre os seus favoritos o top 10 dos modelos da Porsche que fizeram história em La Sarthe. Foi uma escolha equilibrada e vários modelos – inclusive alguns com a mesma sigla – foram escolhidos, mas como houve um critério bem específico de acordo com a preferência geral, então vou respeitar o que vocês quiseram.
E deu empate! Aliás, vários. Vamos do décimo aos primeiros, portanto:
10º lugar, com 5 votos
Porsche 956 New Man (1984/85)
Esse carro foi escolhido por ter sido bicampeão das 24h de Le Mans entre os anos 1984/85, com cinco votos dos leitores. O modelo 956 já estava defasado e substituido pelo 962 na equipe oficial de fábrica. Mas mesmo assim o alemão Reinhold Joest conquistou duas vitórias como dono de equipe antes do TWR-Porsche e da associação histórica e não menos vitoriosa com a Audi. Klaus Ludwig esteve presente nos dois triunfos e a lenda Henri Pescarolo faturou a última de suas quatro vitórias na prova em 1984, com a Joest Racing.
9º lugar, com 5 votos
Porsche 917 K Martini International (1971)
Lenda do Endurance e das 24h de Le Mans, o nono colocado na eleição, também com cinco votos, é um carro campeoníssimo em La Sarthe. Foi o bólido do primeiro bicampeonato da casa de Stuttgart, inscrito pela equipe Martini International Racing Team para Helmut Marko e Gijs Van Lennep. Com ele, os dois pilotos quebraram o recorde absoluto da distância percorrida – superior a 5.335 km – bem como registraram uma média horária de 222,304 km/h que demoraria quase quatro décadas para ser batida.
8º lugar, com 6 votos
Porsche 919 Hybrid (2017)
O carro da 19ª e até aqui última vitória da marca nas 24h de Le Mans não ficaria mesmo de fora. Com Timo Bernhard, Brendon Hartley e Earl Bamber recuperando do 57º lugar após uma falha mecânica, descontaram furiosamente a diferença em relação ao protótipo LMP2 da Jackie Chan DC Racing que assumira a ponta após a quebra do outro Porsche. Uma vitória épica, histórica e ainda celebrada pelos fãs.
7º lugar, com 6 votos
Porsche 917 Gulf John Wyer (1970/1971)
Outra lenda de Le Mans é o protótipo 917 nas cores vivas e inesquecíveis da Gulf John Wyer Racing. Pena que teve vida curta, com o auge nos anos de 1970 e 1971, sendo uma das estrelas do filme “Le Mans”, de Steve McQueen. Ganhou seis votos.
6º lugar, com 7 votos
Porsche 917 Langheck (1970)
Esse foi uma vedete da prova de 1970: o Porsche 917 com a configuração “Langheck” (traseira longa, em alemão), que deu à marca a pole position, com a dupla formada por Vic Elford/Kurt Ahrens. Mas a dupla acabaria abandonando a disputa por volta da 18ª hora, com falha mecânica. Um carro idêntico da Martini International, com uma espetacular pintura psicodélica, chegaria em 2º com Gérard Larrousse e Willi Kauhsen.
5º lugar, com 7 votos
Porsche 917 Kurzheck (1970)
A equipe Porsche Konstruktionen-Salzburg tinha dois carros na edição das 24h de Le Mans em 1970. Além do #25 que quebrou, havia o #23 de traseira curta (Kurzheck) inscrito para Dick Attwood/Hans Hermann, que nem de longe estava incluído entre os favoritos. Pois a dupla e o carro sobreviveram e conquistaram a vitória naquela oportunidade. O 917 Kurzheck recebeu sete votos dos leitores.
4º lugar, com 9 votos
Porsche 962 (1985/1991)
Esse foi sem dúvida o modelo de maior popularidade e sucesso da história da Porsche nas pistas. Podia tanto ser alinhado por clientes quanto pelo time oficial que corria primeiro com as cores da Rothmans e depois com as da Shell e Dunlop, no ano em que a Porsche AG se retirou com o time oficial. O bólido seguiu acelerando até 1991 e ganharia uma versão “de rua”, quando Jochen Dauer leu o regulamento nas entrelinhas e alinhou um GTP construído com o visual do 962C, com o qual venceria em 1994. Apesar do tamanho sucesso, o 962 só venceu em La Sarthe duas vezes.
3º lugar, com 16 votos
Porsche 919 Hybrid (2014/16)
O carro que marcou a volta da Porsche à elite do Endurance termina a votação com o terceiro lugar e um expressivo número de escolhas dos leitores – foram 16 votos. Com um compacto motor V4 turbo de 2 litros de cilindrada cúbica e sistemas híbridos, este 919 fez história ganhando em Le Mans na segunda tentativa e depois em 2016, quando no momento certo e na hora certa, roubou a vitória que se avizinhava líquida e certa para a Toyota.
2º lugar, com 17 votos
Porsche 956 (1982/1985)
Sucessor do 936/81, o 956 foi o primeiro protótipo Porsche de construção fechada em La Sarthe desde o 917 nos anos 1970. Além de competitivo, foi vencedor de cinco provas em La Sarthe – duas delas com a Joest Racing (já citadas aqui) e outras três pelo time oficial. Foi com este carro que Jacky Ickx ultrapassou e superou o recorde de vitórias que pertencia ao compatriota Olivier Gendebien.
1º lugar, com 17 votos
Porsche 911 GT1-98 (1998)
Evolução do Porsche 911 GT1 que disputou o FIA GT e as 24h de Le Mans em 1997, o modelo 911 GT1-98 conquistou as 24h de Le Mans há 20 anos, naquela que por muito tempo foi a última vitória dos germânicos em La Sarthe. O carro não foi bem no FIA GT por conta das restrições de regulamento e principalmente quanto a performance dos pneus, mas em La Sarthe a história foi diferente. As 24h de Le Mans não faziam parte de nenhuma categoria naquela época e por isso o carro foi dominante e rápido, chegando a 330 km/h no retão Les Hunaudières. Não é difícil então entender porque venceu a eleição junto ao 956.
Difícil escolha. Um carro mais fantástico que outro. Parabéns Rodrigo pelo excelente gosto da postagem . Sem palavras.
Bela seleção. Faltou o carro que mais deu vitórias à Porsche en Le Mans: o 911 (,em todas suas versões, incluindo o 4×4 e movido a etanol), que aumentou ainda em duas unidades neste fim de semana. Reflexo provavelmente da superioridade da vitória na geral em relação às categorias, as GT em particular (na LMP2, o RS Spyder também podia ter sido lembrado). Digo isto porque o vencedor, o GT 1 não era, como todo mundo sabe, um GT mas sim um protótipo com carroceria que “lembrava”. Exatamente a definição da categoria principal a partir de 2020.
Pois é, Marc. Mas um dia faço a minha seleção.
Seeeeeeeeensacional Rodrigo. Meu escolhido, sem dúvidas, é o 911 GT 1 – 98, Este carro é o destaque no Museu da Porsche. Parabéns pela matéria. Jornalismo puro. Um grande abraço amigo.
Rodrigo, esse 911 GT1 98 devia alguma coisa em termos de performance para seus rivais da época, como o Toyota GT-one, Mercedes CLK-GTR e Nissan R390 GT1?
Bem que a Porsche poderia ter segurado o 919 mais um aninho antes de sair do WEC , comemoraria os 70 anos tentando ganhar mais uma em Le Mans e depois sairia , massss , paciência.
Pra mim, até hoje a definição de protótipos de Endurance foi definida pelos carros do Grupo C, os Porsches 965 e 962 são os exemplos perfeitos dessa categoria.
No geral até concordo com a lista, com uma exceção ou outra. Uma pena que o 935/78 Moby Dick tenha ficado de fora.
Para mim, lista impecável!!! Se desse, caberia uma menção honrosa ao 935/77 que trio brazuca Paulão Gomes/Guaraná Menezes/Marinho Amaral que conseguiram chegar em 8º lugar na classificação geral nas 24 Horas de Le Mans de 1978.
Entendi nada. Uma penca de carros que, no final das contas, são o mesmo, e avitória com o que teve menos glórias em pista. Lembrando que o 919 teve a versão de 2014 e a de 2015 foi até o ano passado.
Foi a decisão dos leitores. E tem que ser respeitada.
Todos….sem exceção: IMBATÍVEIS, INSUPERÁVEIS!
Gostei da seleção, mas como todas sempre tem divergências. No meu entender faltou o Porsche 936 de 1977 que derrotou o poderoso esquadrão da Renault.