Pole provisória é da Toyota em noite de recordes em Le Mans
RIO DE JANEIRO – O primeiro passo foi dado: a Toyota fez 1-2 novamente e tem tudo para assegurar a primeira fila e a pole position para a 86ª edição das 24h de Le Mans, que se realiza neste fim de semana. Resta saber com qual carro: hoje o #8 com Kazuki Nakajima a bordo levou vantagem de pouco mais de um décimo de segundo sobre o outro bólido do construtor japonês.
A volta em 3’17″270 nem de longe chega ao recorde do ano passado, triturado por Kamui Kobayashi. Alguns até perguntaram em redes sociais se a equipe não estaria andando em ‘modo de segurança’. Nada disso: os carros estão rápidos e uma prova de que eles têm que se preocupar foi dada quando a direção de prova anunciou que sete (e não seis) das voltas percorridas pelo carro #8 (o de Fernando Alonso, Nakajima e Sébastien Buemi) seriam deletadas porque o fluxo de combustível por volta estava excessivo – trocando em miúdos, fora do limite estipulado pelo EoT do WEC.
Preocupante para os orientais e positivo para os independentes foi ver que a diferença não é tão abissal assim. No treino livre já houve surpresa. Em ritmo de qualificação, SMP Racing e Rebellion tiveram bom desempenho. O time russo ficou em 3º com uma ótima volta de Stéphane Sarrazin em 3’19″483, enquanto Bruno Senna pôs o carro #1 do time anglo-helvético na quarta posição da folha de tempos – 3’19″662.
O outro Rebellion R13 virou uma volta pior que no treino livre, mas fechou os cinco mais rápidos da sessão, enquanto a DragonSpeed teve de abreviar sua performance: o motor do carro #10 quebrou. Mikhail Aleshin também não foi capaz de superar no treino classificatório a boa volta de Jenson Button na primeira sessão, deixando o #11 em sétimo, seguido pelo protótipo da ByKolles e os dois Ginetta da Manor – que continuam tendo toda a série de problemas, desde motor trocado até falhas eletrônicas e no motor de arranque.
Para piorar, Léo Roussel chegou a andar voltas em torno de 3’26”, mas os comissários decidiram cancelar todas as suas voltas porque o piloto francês superou o limite de 60 km/h no pitlane, além de uma multa de € 400, cerca de R$ 2 mil. Assim, valeu o modesto 3’30″481 do estreante britânico Mike Simpson, no comecinho da sessão.
Se a Toyota não impressionou e não chegou perto da marca histórica de “Koba San” em 2017, a LMP2 teve o recorde da volta quebrado pelo segundo ano consecutivo dentro do novo regulamento. O autor da volta voadora foi Paul-Loup Chatin, no Oreca #48 da IDEC Sport Racing equipado com pneus Michelin. O piloto da casa marcou 3’24″965, baixando em quase três décimos o tempo da G-Drive Racing estabelecido ano passado em 3’25″352.
Loïc Duval também andou próximo do antigo recorde, cravando a segunda melhor marca da sessão em 3’25″440 com o carro #28 da TDS Racing, seguido por Jean-Éric Vergne (G-Drive Racing), Pastor Maldonado (DragonSpeed) e Nico Lapierre (Signatech-Alpine Matmut).
Para variar, a United Autosports se destacou entre os Ligier e ficou em 6º com Filipe Albuquerque. E outro Felipe (com E), o Nasr, estabeleceu a 8ª marca da classe e o melhor tempo entre os Dallara inscritos, com 3’27″993.
Na LMGTE-PRO também teve quebra de recorde e uma situação curiosa. Instantes após trucidar o tempo anterior da categoria, com uma volta em 3’47″504, Gianmaria Bruni perdeu o controle do Porsche #91 “Rothmans” e acabou saindo da pista nos esses próximos à lendária ponte Dunlop. E o carro não voltaria mais…
A volta demolidora de Bruni foi incríveis 1″593 mais veloz que o Porsche #92 “Pink Pig” e a partir daí até o 14º colocado entre os dezessete carros inscritos, as diferenças variaram até menos de meio segundo.
Entre os brasileiros, a Ferrari de Daniel Serra ficou em quinto, graças a uma bela volta do experiente Ale Pier Guidi. O Ford de Tony Kanaan estabeleceu a oitava marca com Andy Priaulx, enquanto o português Antônio Félix da Costa ficou em nono, no carro que terá Augusto Farfus. Na Ferrari #52 de Pipo Derani, Antonio Giovinazzi foi o responsável pela melhor volta.
E tomara que as diferenças tornem a diminuir. A performance dos novos Aston Martin AMR Vantage beira o sofrível e quase dois segundos e meio separaram os dois carros do time britânico. O ACO tem que intervir e rápido com mais um BoP, para que os britânicos não desistam de lutar por uma corrida mais digna.
Já na LMGTE-AM, outro recorde quebrado nesta quarta-feira: Matteo Cairoli ignorou o tempo anterior do brasileiro Fernando Rees e cravou um excelente 3’50″669 com o Porsche #88 da equipe do galã Patrick Dempsey (que inclusive está em La Sarthe) e do alemão Christian Ried, que também guia no #77 que ficou em 2º na sessão de classificação com Matt Campbell a 1″202 do novo recorde da pista para a categoria.
Outros dois pilotos superaram a antiga marca da classe, com Benjamin Barker fechando o 1-2-3 da Porsche e Giancarlo Fisichella de novo se intrometendo entre os bólidos germânicos, deixando Jörg Bergmeister com o quinto tempo. Jeroen Bleekemolen completou o top 6 com a Ferrari #85 da Keating Motorsports, inscrita em parceira com a Risi Competizione.
Nesta quinta-feira, acontecem ainda mais duas sessões com duas horas de duração cada uma, às 14h e 17h de Brasília, respectivamente, definindo as 60 posições de largada. E o Fox Sports 2 vai transmitir AO VIVO e com exclusividade as 24h de Le Mans em duas janelas – sábado às 14h (até 18h) e domingo às 8h, até o final. A equipe de transmissão será Hamilton Rodrigues na narração e Rodrigo Mattar junto a Edgard Mello Filho nos comentários.
O Sapo com o nome da Toyota ainda tá enterrado. Se os particulares fizerem a Toyota ter que fazer um ritmo mais forte, não sei não. Depois da 12a hora as Toyotas não são mais confiáveis.
Boa sorte amigo, tenhas uma otima transmissao com direito ao abandono da Toyota do Choronso (rsrsrsrsr)…apesar de gostar da Toyota em Nascar, nao precisava favorecer tanto assim a mesma na WEC….abraços tricolores (que ta mal, perder pro Santos, afff)…
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Estava lendo no Grande Prêmio as considerações do Alonso sobre a classificação em Le Mans. Falou também sobre as expectativas para a corrida. Acho que ele ainda não pertence ao mundo do Endurance. Talvez no ano que vem, na próxima Le Mans a opinião dele já tenha mudado sobre “emoção apenas nas últimas horas”, etc, etc. Endurance, para mim, é quase um exercício de autoconhecimento, a máquina e o piloto são testados a cada hora, a cada mudança de pista, a cada vez que o cansaço bate. Se ele não vier a sentir verdadeiramente isso, creio que após vencer uma Le Mans ele desaparece do Endurance. Cresceu em provas curtas e parece não ter desapegado disso ainda. Endurance é um amor maduro pelo esporte, de intensidade completa. Já corridas de Sprint, uma paixão adolescente.
Sou mais Endurance.
Le Mans é coisa de maluco mesmo. A Toyota vem com a faca e o queijo na mão de novo… e começa a dar sinais preocupantes. E todo mundo achando que havia o risco da prova ser sem graça no pelotão da frente, com os japas disparando… teremos uma corrida!
Q3 ao Vivo:
https://www.youtube.com/watch?v=TrEXpsz3rPY
Ou em https://www.fiawec.com/en/live
70 anos…de porsche..
Tá com cara que vai ao podium em todas as classes..
Ganhar..pode esperar…..
Talvez transmitir ápenas 1 hora..do dia..largada..
Ou então uma materia bem extensa..assim não tem que ver só Copa..timinhho da Granja etc etc……………
Haverá transmissão de seis horas, pelo menos, e a recuperação da largada. O que você não entendeu até agora?