Turismo Nacional BR: grid cheio e oito vencedores diferentes

HB20

RIO DE JANEIRO – O Turismo Nacional BR pegou no breu em Guaporé no último fim de semana, com a disputa da 2ª rodada da temporada. Principalmente porque o grid de largada estava cheio como a competição merece. Nada menos que 39 carros foram inscritos, divididos nas duas classes e quatro subcategorias, que disputaram quatro baterias de 20 minutos mais uma volta no Autódromo Nelson Luiz Barro, em Guaporé.

Nos treinos pela pista de 3,080 km de extensão da simpática cidade serrana do Rio Grande do Sul, 16 pilotos acabaram dentro do mesmo segundo durante a tomada de tempos. A pole position foi do Hyundai HB20 de Fabiano Cardoso, único piloto a baixar de 1’25”, porém meio segundo à frente do local Analino “Choka” Sirtuli, pole da divisão 2A com um Chevrolet Corsa. Os demais quinze carros ficaram separados por apenas quatro décimos. Ao todo, foram 11 modelos diferentes dividindo cada metro do traçado ao longo das corridas.

Na prova #1, Cardoso venceu com 0″942 para “Choka” Sirtuli, segundo na geral e vencedor da classe 2A. Pablo Alves levou seu Fiat Mobi ao terceiro posto e a corrida terminou com oito modelos diferentes nas oito primeiras posições. Mesmo com o 23º posto na primeira bateria, Alexandre Steffenon venceu na classe 1B com seu Chevrolet Onix. Felipe Carvalho foi o vitorioso na divisão 2B com um Chevrolet Celta.

Sétimo colocado na prova #1, Gustavo Mascarenhas partiu com seu Uno #87 da pole position e levou a vitória da corrida #2 em Guaporé, com pouco mais de meio segundo de diferença sobre o VW Gol de Edson Bueno, vencedor na classe 2A. “Choka” Sirtuli levou outro bom resultado na geral e Fernando Júnior, que divide o Ford Ka #6 com Luiz Carlos Ribeiro, ficou com a quarta colocação. Sidney Campos levou o primeiro posto no grupo 1B com seu Fiat Mobi e Felipe Carvalho ganhou mais uma no fim de semana.

A corrida #3 da programação foi novamente ganha por Fabiano Cardoso, desta vez com uma vantagem bem mais confortável sobre o VW Gol guiado por Gustavo Magnabosco e dividido com Júnior Berlanda (a dupla levou o triunfo na divisão 2A), com Paulo Bento em terceiro num Chevrolet Celta e “Choka” Sirtuli muito bem em mais uma disputa, com a quarta posição ao final. Carlos Machado ganhou entre os pilotos da 2B e Sidney Campos foi de novo o primeiro entre os pilotos da 1B.

Com o grid reduzido a 35 carros dos 38 que largaram na primeira prova da programação, a quarta e última bateria teve outra vitória do Uno de Gustavo Mascarenhas, com diferença de apenas 0″375 para Fabiano Cardoso, com Edson Bueno vencendo a disputa entre os carros da 2A graças ao 3º lugar geral com seu VW Gol. Felipe Carvalho chegou à terceira vitória em quatro baterias na classe 2B e Sidney Campos repetiu o feito no grupo 1B.

A terceira de um total de seis rodadas está marcada para 21 de julho. A dúvida é quanto à pista – ainda não está definido se o Turismo Nacional BR vai para Goiânia ou para Caruaru, em Pernambuco. As demais etapas serão Interlagos (noturna) em setembro, Cascavel em outubro e Curitiba em dezembro.

Comentários

  • Aos poucos a TN vai mostrando a que veio, o verdadeiro Campeonato de Marcas e Pilotos, carros de rua nas pistas, automobilism o raiz bancado pelos participantes, obrigado!

      • Certíssimo Angêlo !!!

        Esse é o verdadeiro Campeonato de Marcas e Pilotos, e sou também um torcedor pelo sucesso da categoria.

      • Como um cara que sempre gostou de automobilismo e torce pelo bem do esporte no país, também torço para o sucesso pleno do Turismo Nacional BR.

  • E o grid poderia ser ainda maior, pois nesse mesmo fim de semana também aconteceu uma etapa do Campeonato Paulista de Marcas 1600, que teve como novidade a prova noturna, mas com apenas 14 inscritos.

  • Xará, por falar no Turismo Nacional 1600, ainda haverá a partir desta semana a Turismo Nacional Virtual, campeonato on-line usando o simulador Automobilista, transmissão ao vivo e organizado pela organização oficial do campeonato.