24h de Spa: Riberas e WRT Audi são os mais rápidos do Pre-Qualifying

24h Spa 2018

RIO DE JANEIRO – O piloto espanhol Alex Riberas foi um dos únicos a quebrar a barreira dos 2’20” durante os treinos para as 24 Horas de Spa-Francorchamps, que se realizam sábado e domingo em sua septuagésima edição. Com o carro #1 da equipe belga WRT, Riberas registrou a melhor volta do Pre-Qualifying que acabou há pouco no lendário circuito belga de 7,004 km de extensão.

O tempo dele foi de 2’19″758, 0″181 mais veloz que o Audi #25 da equipe francesa Saintèloc Racing guiado por Markus Winkelhock – o primeiro piloto a conseguir superar o tempo registrado nos treinos livres de hoje cedo na Bélgica.

As equipes clientes da Porsche tiveram ótimo desempenho: o Team75 Bernhard, do novo recordista de Nürburgring Timo Bernhard fez o 3º melhor tempo, nove milésimos apenas à frente do #911 da Manthey Racing. A GRT Grässer Racing Team ficou com a quinta posição em seu Lamborghini Huracán e a R-Motorsport teve seu melhor Aston Martin em sexto.

Nas demais subclasses que compõem o plantel da disputa, a Herberth Motorsport destacou-se com o ótimo 12º tempo do seu Porsche inscrito na classe Am. A RAM Racing liderou entre as equipes Pro-Am com o 21º tempo e a Ombra Racing ficou à frente das concorrentes da Silver Cup, com a vigésima-oitava posição entre 62 carros que treinaram no Pre-Qualifying. Dentre os únicos dois carros da National Class inscritos na prova, a Speed Lover bateu a GDL Racing com seu Porsche Cup homenageando o 3º lugar da seleção belga na Copa do Mundo da Rússia.

Novamente o plantel teve equilíbrio: sete marcas figuram entre os 10 mais rápidos e vinte carros ficaram dentro do mesmo segundo do mais rápido.

O Audi #17 da trinca Stuart Leonard/Marcel Fässler/Daniel Serra melhorou bem em relação ao primeiro treino – ficaram em 13º lugar, com o tempo de 2’20″467. Já o Mercedes-AMG GT3 #44 da Strakka Racing da formação que tem Rubens Barrichello e Felipe Fraga, além do alemão Christian Vietoris, ficou com a 36ª posição – 2’21″305, superando desta vez o Honda NSX GT3 que tem como grande atração o ex-piloto de Fórmula 1 Riccardo Patrese. O carro #30 ficou com o 41º lugar no treino, com o tempo de 2’21″753 – quinto melhor entre os inscritos da Pro-Am.

A sessão oficial de classificação para as 24h de Spa-Francorchamps começa às 20h50 locais, 15h50 de Brasília, dividida em quatro partes. Quem tem três pilotos só pode disputar três sessões. Os 20 mais rápidos vão para a Super Pole, que é amanhã. Está previsto ainda para hoje a partir de 22h30 locais, 17h30 de Brasília, mais um treino livre noturno, com presença obrigatória de todos os inscritos – já que grande parte da disputa se desenvolve à noite.

Comentários