Com pista molhada, pole do GT Open é de Cioci/Serra

RIO DE JANEIRO – A chuva teima em atrapalhar o sábado em Budapeste: se o Euroformula Open treinou com a pista ainda úmida e teve piloto que conseguiu pôr slick para registrar tempo, no International GT Open isso não foi possível. O traçado de 4,381 km do Hungaroring alternou bastante suas condições de acordo com a água que caía na pista. E felizmente, apesar da pista seguir mais traiçoeira do que já estava, os únicos incidentes registrados foram algumas rodadas, sem prejuízos de grande monta para as equipes e pilotos.

O italiano Marco Cioci teve o mérito de escolher o momento certo para registrar um bom tempo de classificação e sem enfrentar o intenso tráfego causado pela presença de 27 carros inscritos. Assim, a Ferrari #52 da Luzich Racing que ele dividirá com o brasileiro Daniel Serra vai emergir da linha de frente do grid, a partir de 11h15 pelo horário de Brasília. Com a marca de 1’58″430, ele bateu o britânico Tom Onslow-Cole (pole da subclasse Pro-Am), da SPS Automotive Performance, por 0″175.

“A pista estava traiçoeira demais”, analisou o piloto. “O nível de aderência variava muito de acordo com os setores”, disse Cioci após o treino.

A segunda fila terá dois Lamborghini Huracán: Fabrizio Crestani classificou o #27 da Daiko Lazarus Racing com a terceira posição e outro italiano, Alberto Di Folco, roubou na última volta o quarto posto que estava nas mãos do líder do campeonato, o dinamarquês Mikkel Mac Jensen.

Mesmo com a pista bastante complicada, onze pilotos figuraram dentro do mesmo segundo, entre eles o parceiro de Fernando Rees, Damiano Fioravanti, que classificou o carro da Ombra Racing com o décimo lugar do pelotão. A pole da classe Am ficou com o austríaco Martin Konrad, que alcançou um ótimo 12º tempo.

Mas o líder desta categoria, o brasileiro Giulio Borlenghi, alcançou um mais do que razoável 16º posto no grid com o Lamborghini Huracán #66 da Vincenzo Sospiri Racing, quatro postos à frente do carro de Marcelo Hahn/Allam Khodair. Ricardo Baptista fez a classificação no carro da Drivex que dividirá com o pentacampeão da Stock Car Cacá Bueno e foi o 24º, uma posição à frente do compatriota Márcio Basso.

A corrida deste sábado larga às 11h15 de Brasília para 70 minutos de disputa. O blog subirá o vídeo ao vivo.

O grid:

1.fila
Cioci/Serra (Ferrari 488) – Luzich – 1’58″430
Onslow-Cole/Pierburg (Mercedes-AMG GT3) – SPS Automotive – 1’58″605
2.fila
Crestani/Ramos (Lamborghini Huracán) – Daiko Lazarus – 1’58″755
Di Folco/Costantini (Lamborghini Huracán) – Target – 1’58″809
3. fila
Mac Jensen/Pier Guidi (Ferrari 488) – Luzich – 1’58″926
Ling/Liberati (Lamborghini Huracán) – VSR – 1’58″943
4. fila
Bertolini/Di Amato (Ferrari 488) – RS Racing – 1’59″116
Kellwitz/Hook (Ferrari 488) – Rinaldi Racing – 1’59″186
5. fila
Agostini/Breukers (Lamborghini Huracán) – Imperiale Racing – 1’59″228
Fioravanti/Rees (Lamborghini Huracán) – Ombra – 1’59″238
6. fila
Lisowski/M. Jedlinski (Audi R8 LMS) – Olimp – 1’59″374
Konrad/Hrachowina (Mercedes-AMG GT3) – HTP/MS Racing – 1’59″583
7. fila
Mul/Venturini (Lamborghini Huracán) – Imperiale Racing – 1’59″638
West/Rugolo (Ferrari 488) – Luzich Racing – 1’59″638
8. fila
Saravia/Rueda (BMW M6) – Téo Martin – 2’00″113
Borlenghi/Lewandowski (Lamborghini Huracán) – VSR – 2’00″161
9. fila
Salikhov/Perel (Ferrari 488) – Rinaldi Racing – 2’00″331
Liang/Gianmaria (Lamborghini Huracán) – Imperiale Racing – 2’00″484
10. fila
Álvarez/Beirão da Veiga (BMW M6) – Téo Martin – 2’00″499
Hahn/Khodair (Mercedes-AMG GT3) – Drivex – 2’00″602
11. fila
Wilkinson/Ellis (Audi R8 LMS) – Optimum – 2’01″156
Coimbra/Silva (Mercedes-AMG GT3) – Sports and You – 2’01″800
12. fila
Konôpka/Mikulasko (Lamborghini Huracán) – ARC Bratislava – 2’02″173
Baptista/Bueno (Mercedes-AMG GT3) – Drivex – 2’02″206
13. fila
Basso/Marques (BMW M6) – Téo Martin – 2’06″927
S. Jedlinski (Audi R8 LMS) – Olimp – 2’09″213
14. fila
Sowery/Cipriani (Lamborghini Huracán) – Daiko Lazarus – 2’32″757

Comentários