IMSA: sem protótipos, etapa de Lime Rock terá 19 carros

IMSA-LimeRock_1

RIO DE JANEIRO – Oitava etapa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, o Northeast Grand Prix será disputado neste sábado no circuito Lime Rock Park, no estado de Connecticut, apenas com as classes de Grã-Turismo da série ianque. A classe Prototype fica de fora do evento, como já havia acontecido no ano passado. E assim, um total de apenas 19 carros estará presente na pista – oito da GTLM e onze da GTD.

Lista de inscritos aqui

Com a Risi Competizione ausente desde a segunda etapa, o grid da GTLM ficou reduzido a apenas quatro fabricantes – BMW, Ford, Porsche e Corvette. Nesta etapa, que é a sétima da categoria, apenas o modelo M8 GTE foi contemplado com mudanças no BoP da categoria, ganhando um litro no tanque de gasolina e mais potência no motor, com mudanças no boost do turbo nas faixas úteis entre 3500 e 7500 rpm.

Na classificação dos pilotos, Richard Westbrook/Ryan Briscoe chegam a esta etapa como líderes, somando 181 pontos após a vitória da dupla em Mosport – segunda deles em 2018. Antonio Garcia/Jan Magnussen perseguem os rivais e estão em segundo com 175, dois pontos à frente de Joey Hand/Dirk Müller.

Vitoriosa ano passado, a Porsche tenta a terceira vitória na temporada, o que deixaria de novo seus pilotos com chances. Neste momento, Earl Bamber/Laurens Vanthoor estão com os mesmos 167 pontos de Tommy Milner/Oliver Gavin e um à frente de Patrick Pilet/Nick Tandy.

Na GTD, a Meyer Shank Racing confirmou a participação do Acura #86 até o fim do campeonato, já que a britânica Katherine Legge briga lá em cima na tabela. O português Álvaro Parente regressa a bordo nesta etapa para ajudar a parceira, que está três pontos atrás de Bryan Sellers/Madison Snow, líderes da classificação com 183 pontos após seis corridas disputadas.

Vencedor da última corrida com Ben Keating/Jeroen Bleekemolen, que estão em 3º na classificação, o Mercedes-AMG ganhou um lastro adicional de 10 kg para Lime Rock, voltando a ser o carro mais pesado do plantel com 1390 kg. Também o Lexus da 3GT Racing, pole position nas duas últimas etapas, foi premiado com um acréscimo de peso de 15 kg.

Outra mudança do BoP é no tanque de combustível da Ferrari 488 GT3, que passa a ter 94 litros, dois a mais que na etapa do Canadá. Mas a potência do motor do carro italiano segue igual em relação à corrida anterior.

Em relação aos pilotos, a Turner Motorsport não confirmou a dupla da BMW #96 e Mario Farnbacher substitui o dinamarquês David Heinemeier-Hänsson no carro #15 da 3GT Racing.

O Northeast Grand Prix será um evento de dois dias: a sexta-feira será apenas de treinos livres – três ao todo. No sábado, dia 21, serão realizadas as sessões de classificação de manhã, a partir de 10h35 pelo horário de Brasília e a corrida, com largada às 15h10 locais (16h10 de Brasília), para 2h40min de prova.

O Fox Sports prevê a exibição da corrida de Lime Rock em VT inédito neste domingo. Eu estou de folga por uma semana – o que explica eu estar fora de todas as escalas – e só volto dia 23. Então não sei dos horários de exibição. O site oficial da IMSA transmite os treinos de classificação e a corrida no sábado ao vivo e na íntegra.

Comentários

  • Por mim deveria ser assim sempre e o mesmo vale para Le Mans pois os protótipos além de não terem graça nenhuma são uma atração sem o mesmo apelo dos carros GTs eles ainda atrapalham e tumultuam a corrida às vezes causando acidentes devido a diferença de performance e atrapalham também o entendimento do entusiasta leigo que fica p… da vida quando assisti seus carros dos sonhos sendo ultrapassados como se fossem tartarugas atrapalhando a passagem dos protótipos e mais são os carros que amamos e sonhamos em guiar um dia Porsches , Ferraris, Audis, Lamborghinis, Vipers, Corvettes, BMWs , Mercedes entre outros sonhos. Pergunta para um guri o que é um protótipo e o moleque vai olhar para você com cara de interrogação. Abraços e Forza Ferrari!!!