Para quem não viu: International Endurance Series, 24h de Portimão

RIO DE JANEIRO – Mais uma prova do International Endurance Series aqui no blog: as 24h de Portimão, disputadas no último fim de semana no Autódromo Internacional do Algarve por 34 de um total de 35 carros inscritos – a Car Collection Motorsport levou seu Audi R8 LMS #33 à pista lusa, mas um acidente nos treinos livres rachou o chassi do carro e não houve nenhum jeito para consertá-lo.

Até que a corrida teve um ótimo índice técnico considerando que o plantel não era tão grande para uma prova de 24 horas de duração, dividida entre os carros da 24h GT Series e também da 24h TCE Series. Apenas um carro, a Mercedes #15 alinhada para Roberto Pampanini/Christopher Lenz/Mauro Calamia/Brice Bosi não recebeu classificação.

Mas o paddock inteiro apanhou um susto danado durante a disputa. Pouco além da décima hora, quando um vazamento de combustível tomou conta de todos os boxes do Autódromo Internacional do Algarve. Como era alta madrugada e o risco de uma explosão era enorme, o que poderia inclusive provocar vítimas fatais, a direção de prova deu bandeira vermelha, ordenou que os concorrentes estacionassem na reta dos boxes e a corrida ficou interrompida em regime de parque fechado até amanhecer e o combustível pudesse se dissipar.

Depois, as 24h de Portimão seguiram sem problemas até seu final e após 586 voltas percorridas pelo traçado de 4,652 km de extensão, a Bohemia Energy Racing with Scuderia Praha venceu a disputa com sua Ferrari 488 GT3 guiada por Jiri Pisarik/Josef Král/Matteo Malucelli.

A nova versão do Porsche 911 GT3-R, preparada para estrear em 2019, fez sua primeira aparição em competição na classe SPX, para modelos não-homologados de Grã-Turismo. E o resultado foi bom: mesmo nove voltas atrás, o quarteto Robert e Alfred Renauer, mais Ralf Böhn e Matthieu Jaminet chegou em segundo.

Nas demais classes, a PROsport Performance venceu na A6-AM chegando em 3º lugar na geral com sua Mercedes-AMG GT3, enquanto a Forch Racing triunfou na divisão 991, exclusiva dos Porsche Cup, graças a um bom 8º posto na geral. Já na TCR, a Bas Koeten Racing conquistou a dobradinha com seus Cupra TCR DSG, enquanto a Fox Motorsport triunfou com o Audi R8 LMS GT4 na subclasse GT4. A Bonk Motorsport venceu na Cup1 e a CWS Engineering levou as honras na classe SP3.

Por enquanto, fiquem com o vídeo do treino classificatório e com as horas finais da disputa. Assim que a 24h Series subir os vídeos da prova de Portimão dividida em partes, estarão todos aqui no blog.

Comentários