PWC: Vilander e Molina lideram antes de decisão no SprintX

RIO DE JANEIRO – O Pirelli World Challenge vai para a última rodada no certame SprintX já sabendo que duplas têm ainda condições matemáticas de levantar o caneco na disputa que termina daqui a três semanas no Utah Motorsports Campus.

A rodada de Portland, disputada no último fim de semana, definiu os protagonistas da final e a vantagem para o espanhol Miguel Molina e o finlandês Toni Vilander. Com a Ferrari 488 GT3 da R.Ferri Motorsport, eles venceram a prova #1 da Rose Cup disputada no Portland International Raceway, chegando à quarta vitória em sete corridas no campeonato. Michael Christensen/Spencer Pumpelly chegaram em segundo após partirem da pole com o Porsche da Alegra Motorsports, enquanto Parker Chase/Ryan Dalziel fecharam o pódio com o Audi R8 LMS da TruSpeed, vencedor também na classe Pro-Am.

Na prova #2, Scott Hargrove/Wolf Henzler chegaram na frente com o Porsche #96 da Pfaff, mas acabaram punidos e perderam o triunfo para Chase/Dalziel e o segundo lugar para o brasileiro Rodrigo Baptista e o belga Maxime Soulet, com o Bentley Continental da K-PAX Racing. Vilander e Molina marcaram 15 pontos nessa corrida, suficientes para manter uma vantagem de 14 pontos sobre os vice-líderes da classificação.

Assim, a matemática aponta que cinco duplas ainda podem chegar ao título, sendo que Parker Chase/Ryan Dalziel terão que contar com o completo desastre dos rivais para faturar o caneco. Baptista e Soulet também chegam com chances retóricas e a discussão deve girar em torno de Vilander/Molina, Hargrove/Henzler e Christensen/Pumpelly.

A disputa também será das mais encarniçadas na Pro-Am, já que Chase/Dalziel viraram a parada e agora comandam a tabela com 188 pontos, oito a mais que Wei Lu/Jeff Segal. Yuki Harata/Alessandro Bressan têm chances ainda, somando 172 pontos – a pontuação máxima na última rodada é de 50 pontos. Por isso, na classe Am, Martín Fuentes/Caesar Baccarella não serão mais alcançados, já tendo conquistado o título da série SprintX com uma rodada de antecipação.

Para 2019, não deverá haver mais a nomenclatura SprintX num calendário que ainda não foi anunciado, mas que será reduzido em relação a este ano – apresentando sete datas no total. O Pirelli World Challenge vai adotar provas com 1h30min de duração nas classes principais de Grã-Turismo, disputadas em duplas e com reabastecimento obrigatório.

A subclasse GTS, que correrá novamente em separado, continuará com duração de 50 minutos e um calendário de oito eventos. As equipes gostaram das mudanças, mas seguem “cautelosas”. Apesar do campeonato continuar sob a égide da WC Vision, a SRO de Stéphane Ratel fincou mais pé nos EUA com essas novidades anunciadas.

E por falar na GTS, tivemos vitórias de Ian James/Matt Keegan (Panoz Avezzano) na prova #1 de Portland e de Harry Gottsacker (SIN 1) na corrida #2 do fim de semana. Na GTS-Am, os ganhadores foram Drew Staveley (Ginetta) e Preston Calvert (Panoz Avezzano). Restando uma etapa, James Sofronas/Alex Welch lideram a corrida pelo título da divisão com 150 pontos, 25 a mais que Gottsacker. Na sua categoria, Drew Staveley soma 163 pontos contra 147 da vice-líder Aurora Straus e 134 de Toby Grahovec/Chris Ohmacht, que ainda têm chances remotas na última rodada em Utah.

A prova de Portland teve também espaço para as classes de Turismo do PWC. Na TCR, ganharam Mark Wilkins (Hyundai) e Ryan Eversley (Honda), este último líder do campeonato com 183 pontos, ao faltar duas rodadas duplas para o término da temporada. Na TC, Vesko Kozarov “varreu” a quarta rodada e lidera com 15 pontos de vantagem sobre o vice-líder Karl Wittmer. Jeff Sexton foi o vencedor do fim de semana na classe TCA, mas é Tom O’Gorman quem lidera após quatro rodadas duplas.

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