Vitória de Cassidy apimenta disputa na Super Formula

RIO DE JANEIRO – O neozelandês Nick Cassidy conquistou neste domingo sua primeira vitória no Campeonato Japonês de Super Formula, com a quarta etapa disputada no circuito Fuji Speedway. É bom que se diga que a temporada contabiliza apenas três provas disputadas, já que a segunda rodada que seria em Autopolis foi cancelada em virtude das péssimas condições climáticas.

Que, aliás, atrapalharam o fim de semana da etapa de Fuji – o que é recorrente por lá. A pole foi conquistada com pista molhada e Cassidy teve muito trabalho com o atual campeão Hiroaki Ishiura durante grande parte de uma corrida que inclusive não registrou nenhum abandono: todos os 19 pilotos que largaram receberam a quadriculada.

Os dois pilotos andaram num ritmo muito forte em relação aos rivais e antes de fazer as paradas obrigatórias para troca de pneus e reposição de combustível, brigaram por várias voltas em meio ao tráfego que foram obrigados a enfrentar. Cassidy parou na 35ª volta, enquanto o japonês da Cerumo/Inging optou por fazer seu pit stop seis voltas mais tarde.

Regressando ambos à pista com a mesma condição de pneus médios, restava a um ser mais veloz que o outro e o neozelandês foi muito feliz, vencendo a etapa com quatro segundos de vantagem. O terceiro colocado, Yuji Kunimoto, nem fez cosquinha com o outro Dallara SF14 da Cerumo/Inging e chegou a mais de 30 segundos do piloto da Kondo Racing.

A realçar que seis times diferentes figuraram entre os oito primeiros que marcaram pontos e o domínio das escuderias com motores Toyota na pista que pertence àquela montadora perante os Honda. Somente em 8º lugar figurou o melhor monoposto com propulsores deste fabricante, com o líder do campeonato Naoki Yamamoto salvando um precioso pontinho.

Também não foram tão bem em Fuji os ex-Fórmula 1: Kazuki Nakajima ainda completou na sexta colocação, mas Kamui Kobayashi terminou em 12º e Narain Kartikheyan nada pôde fazer a não ser terminar no décimo-sexto posto.

Antes dessa etapa, inclusive, a categoria fez os primeiros quilômetros da versão 2019 do carro da categoria, mais uma vez construído pela Dallara. O SF19 fez seu shakedown inicial em Varano de Melegari, na Itália, no Circuito Riccardo Palletti, trazendo a bordo o piloto Tomoki Nojiri. O carro também foi visto em Fuji para sua primeira demonstração pública no Japão.

A próxima prova da Super Formula será em 19 de agosto no circuito de Twin Ring Motegi.

Resultado final:

1 – Nick Cassidy (Dallara SF14-Toyota) – Kondo – 55 voltas em 1.20’59″984
2 – Hiroaki Ishiura (Dallara SF14-Toyota) – Cerumo/Inging – 4″286
3 – Yuji Kunimoto (Dallara SF14-Toyota) – Cerumo/Inging – 32″746
4 – Ryo Hirakawa (Dallara SF14-Toyota) – Impul – 35″306
5 – Kazuki Nakajima (Dallara SF14-Toyota) – Tom’s – 43″512
6 – Yuhi Sekiguchi (Dallara SF14-Toyota) – Impul – 48″569
7 – Kazuya Oshima (Dallara SF14-Toyota) – LeMans – 48″997
8 – Naoki Yamamoto (Dallara SF14-Honda) – Mugen – 53″814
9 – Nobuharu Matsushita (Dallara SF14-Honda) – Dandelion – 57″440
10 – Tom Dillmann (Dallara SF14-Toyota) – LeMans – 59″659

Classificação do campeonato após quatro etapas e três corridas disputadas:

1. Yuji Kunimoto – 22 pontos
2. Nick Cassidy – 21
3. Hiroaki Ishiura – 13
4. Yuhi Sekiguchi e Kazuki Nakajima – 11
6. Tomoki Nojiri – 9
7. Yuji Kunimoto e Ryo Hirakawa – 6
9. Tom Dillmann – 5
10. Takuya Izawa e Narain Kartikheyan – 4
12. Kamui Kobayashi e Koudai Tsukakoshi – 3
14. Kazuya Oshima – 2
15. Kenta Yamashita – 1

Comentários