Direto do túnel do tempo (412)
RIO DE JANEIRO – Neste domingo acontece a 3ª etapa do Intercontinental GT Challenge – as 10h de Suzuka marcam a primeira corrida internacional de Grã-Turismo no circuito japonês depois de muito tempo.
A prova foi substituída no calendário do Super GT por um evento do campeonato gerido pela SRO de Stéphane Ratel, pondo fim aos 1000 km – tradicional formato que recebeu provas do Grupo C e também do FIA GT.
E foi esta última categoria que fez a derradeira prova internacional de 1000 km de Suzuka em 1998, exatamente num dia 23 de agosto. Largaram 31 carros para aquela disputa – sexta de um calendário de 10 corridas – com a participação de diversas equipes locais.
Mas foram os carros do Mundial que tiveram a melhor performance na pista: as Mercedes-Benz CLK LM dominaram os treinos classificatórios, com a dupla Bernd Schneider/Mark Webber (foto acima) conquistando a pole position com o tempo de 1’52″580 – praticamente um segundo abaixo do carro de Ricardo Zonta/Klaus Ludwig. A pole da GT2 foi do Marcos LM 600 de Harald Becker/Cor Euser/Christian Vann.
Com 171 voltas percorridas pelo circuito em pouco mais de 5h48min de prova, Schneider e Webber venceram com duas voltas de avanço para Zonta e Ludwig. O pódio geral teve ainda a trinca Allan McNish/Stéphane Ortelli/Yannick Dalmas, com o Porsche 911 GT1-98 oficial de fábrica.
Na GT2, ganhou o Viper da equipe Oreca conduzido por Pedro Lamy/Olivier Beretta/Dominique Dupuy, com pódio ainda formado por Karl Wendlinger/Justin Bell/Hideshi Matsuda no segundo Viper do time de Hughes de Chaunac e o Marcos de Becker/Euser/Vann.
Em tempo: no fim das contas, Zonta e Ludwig conquistariam o título, atropelando os companheiros de equipe (e rivais) nas três últimas etapas do campeonato.
Há 20 anos, direto do túnel do tempo.
Olha, dificil existir carros mais bonitos do que existia nessa leva da GT1
Essa corrida foi exatamente na data que eu nasci!!! kkkk
Curioso como o 911 GT1 de 1998 por vezes é considerado o “piorzinho” dos carros de corrida “top tier” da história da Porsche – até por não ter levado nenhum 1º lugar no campeonato de 98 -, mas… venceu onde mais importava e cravou os pneus na história.
Assisti essa prova mês passado, muita coincidência!
Teve um NSX que correu junto dos GTS.
Zonta não venceu a prova devido a um toque infantil no Porsche de McNish durante uma disputa por posição, o escocês ficou atolado na caixa de brita e precisou de auxílio dos fiscais pra sair de lá. Zonta levou uma punição que o fez despencar e até mesmo fora ultrapassado por McNish.
Bons tempos!
Este CLK é certamente um dos carros mais belos (e insano) de todos os tempos.