IMSA: anunciados 35 inscritos para Laguna Seca

853301594-612x612
Na volta dos protótipos LMP2 e DPi, a IMSA vai para a Califórnia para a penúltima etapa do campeonato. Tempo de decisão no Weather Tech SportsCar Championship!

RIO DE JANEIRO – Penúltima etapa da temporada 2018 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, o Continental Tire Monterey Grand Prix reúne de volta as três classes da principal competição da série estadunidense de Endurance no próximo dia 8 de setembro. O circuito de Laguna Seca terá mais uma disputa de 2h40min de duração tal como nos últimos anos, num momento decisivo para quem almeja o título.

Um total de 35 carros está confirmado para a prova, com a presença de 13 protótipos entre modelos DPi e LMP2, oito GTLM e catorze bólidos na GTD.

Na Prototype, além das ausências já previstas da Performance Tech Motorsports e da Spirit of Daytona (por sinal, vencedora no ano passado), que buscam a preparação para a Petit Le Mans, última corrida do ano, há a estreia do Oreca 07 Gibson LMP2 adquirido pela AFS/Mathiasen Motorsports em substituição ao Ligier JSP217 usado por Sebastian Saavedra e Gustavo Yacamán até a corrida anterior da classe, em Road America. Dessa forma, todos os LMP2 confirmados na Califórnia terão chassis Oreca, contra nove DPi – três Cadillac (Dallara), dois Acura (Oreca), dois Nissan (Ligier) e dois Mazda (Riley).

Para Felipe Nasr e seu parceiro Eric Curran, a etapa de Laguna Seca é revestida de importância crucial, já que a dupla da Whelen Engineering/AX Racing lidera o campeonato com sete pontos de vantagem para o rival e companheiro de equipe Filipe Albuquerque (Mustang Sampling/AX Racing). O placar aponta 228 pontos para os pilotos do carro #31 e 221 para o português do #5.

Correndo por fora, a surpresa: Jonathan Bennett/Colin Braun vêm de duas vitórias seguidas com o LMP2 da CORE Autosport e figuram em terceiro a apenas 10 pontos dos líderes. Jordan Taylor/Renger Van der Zande procuram beliscar alguma coisa na reta final e estão em quarto, somando 216.

Em busca da segunda vitória para ambos em 2018 na IMSA, Hélio Castroneves e Pipo Derani também têm a difícil missão de galgar postos no campeonato. O piloto da Penske está num modesto 7º posto com 196 pontos, a uma posição de Juan Pablo Montoya/Dane Cameron, que estão à frente na classificação. Pipo foi vítima da falta de confiabilidade do equipamento, pois quando pode mostrar seu talento, foi brilhante. O piloto vem em 9º lugar com 172.

A GTLM assistiu à uma dramática reviravolta após a corrida do VIR, exclusiva dos modelos Grã-Turismo. A Corvette Racing está na frente graças a Jan Magnussen/Antonio Garcia, mas por muito pouco – apenas quatro pontos separam a dupla do carro #3 dos vice-líderes Richard Westbrook/Ryan Briscoe, da Ford Chip Ganassi Racing. Dirk Müller/Joey Hand, que ocupam a terceira posição a nove pontos dos líderes, também reúnem chances de conquistar o caneco.

Por fim, na GTD, o plantel tem um acréscimo significativo em relação à corrida da Virgínia com a presença confirmada da segunda Ferrari da Scuderia Corsa – que é sediada na Califórnia – para a dupla Townsend Bell/Frankie Montecalvo, além do carro #51 do brasileiro Ozz Negri e do diletante Francesco Piovanetti. Além deles, a Park Place Motorsports confirmou participação com Patrick Lindsey e Jörg Bergmeister, que vão manter a forma antes da próxima prova do WEC em Fuji, no mês de outubro.

A SunEnergy1 Racing, após um périplo pela Europa e Ásia, que incluiu participações nas 24h de Spa-Francorchamps e 10h de Suzuka, sem contar a etapa de Budapeste do Blancpain Sprint Series, pretende voltar. Embora não tenha nomes confirmados, um dos pilotos já escalados para o carro #75 é ninguém menos que o australiano Jamie Whincup, um dos melhores da Supercars Series e que fará sua estreia na IMSA.

No campeonato, a situação é relativamente confortável para os líderes. Madison Snow/Bryan Sellers somam 275 pontos com o Lamborghini Huracán da Paul Miller Racing, treze à frente da britânica Katherine Legge, da Meyer Shank Racing. Com chances bastante remotas, Jeroen Bleekemolen/Ben Keating seguem em 3º lugar, somando 246.

Comentários

  • off topic, mattar:

    e essa p&&$@ da disney comprando a fox?

    tou aqui torcendo pra nao mudar muito as coisas pra vcs aí (e pra nós, telespectadores)

  • Devem tar queimados ou sem.grana,incrível eles ja correram na imsa,mas esse ano só correram a indy 500 e mais nada,me pergunto como um.piloto pode correr uma prova só por ano e depois ficar o ano inteiro sem correr de nada?estou me referindo a stefan wilson e sage karam,fico besta eles nao correm faz tempo na imsa e só correm a jndy 500 e ficam o ano todo sem correr,coisa de louco o caso desses 2 pilotos mattar