Blancpain GT Series Asia: quatro na briga pelo título

RIO DE JANEIRO – Momentos de definição no Blancpain GT Series Asia, que o blog sempre faz questão de colocar as etapas ao vivo – mas por problemas técnicos na sexta-feira, isso não foi possível, até porque as corridas seriam na madrugada e a falha só foi resolvida no sábado. Enfim, segue o parador…

Neste fim de semana foi disputada a 5ª rodada dupla em Xangai, na China, praticamente definindo quem vai a Ningbo, naquele mesmo país, para brigar pelo título nas classes GT3 e GT4, que reuniram um recorde de carros. Foram 32 inscritos e 31 disputaram as duas provas, com a chegada de novos carros e equipes já pensando na temporada de 2019.

Nos treinos, a Lamborghini #19 da FFF Racing Team by ACM fez a pole position com a dupla Martin Kodric/Dennis Lind para a etapa de sábado e também para o domingo. Só que na prova #1 do fim de semana, eles não deram nem pra saída. A vitória foi da Ferrari 488 GT3 da equipe HubAuto Corsa, com Nick Foster e Jono Lester. O resultado devolveu Foster para a matemática do título, já que Lind/Kodric terminaram em 7º lugar, depois de um drive-through por conta de um contato com o Audi guiado por Congfu Cheng durante a disputa.

Assim, a Absolute Racing fechou o pódio do sábado com a segunda e terceira posições conquistadas respectivamente por Anthony Liu Xu/Alessio Picariello e Adderly Fong/Andrew Kim. Patric Niederhauser, que chegou à etapa de Xangai na luta pela liderança, terminou apenas na 10ª colocação, no pior resultado do suíço da GruppeM Racing desde a etapa de Buriram International, no início da temporada.

Na classe GT4, Reinhold Renger contou com a colaboração de Rick Yoon para triunfar na prova #1, deixando os rivais Takayuki Kinoshita/Sunako Junokuchou e Ringo Chong/Alex Au nas posições seguintes de pódio.

Domingo, foi a vez de Lind/Kodric rumarem da pole para a vitória numa prova ‘limpa’ da dupla do Lamborghini Huracán, que com este resultado chegou à liderança do campeonato com 135 pontos. Niederhauser chegou em quinto lugar e Nick Foster, após o triunfo da véspera (que lhes rendeu um handicap de 15 segundos), foi apenas o sétimo colocado. A FFF Racing Team by ACM triunfou em Xangai com dobradinha, já que o #63 de Hiroshi Hamaguchi/Marco Mapelli foi o segundo colocado, seguido pela Mercedes-Benz de Raffaele Marciello/Alexander Mattschull.

Com duas provas por disputar e 50 pontos em jogo, Niederhauser está a 12 pontos dos líderes e Foster, a vinte. Teoricamente, Hamaguchi/Mapelli têm chances matemáticas, pois a dupla está com 91 pontos e a 44 dos companheiros de equipe. Mas é muito pouco provável que consigam reverter o quadro desfavorável.

O abandono de Renger/Yoon na GT4 foi decisivo para a vitória de Kinoshita/Junokuchou entre os pilotos da GT4, deixando a dupla da equipe BMW Team Studie a onze pontos na classificação, restando apenas uma rodada dupla para o fim do campeonato. Max Chen/Ken Urata deram ao modelo BMW M4 GT4 a dobradinha em Xangai, enquanto a TTR Team SARD chegou em 3º lugar com Bryan Lee/Tony Fong.

Comentários