ELMS, 4h de Spa-Francorchamps: pole decisiva da G-Drive Racing

RIO DE JANEIRO – Com chances de selar uma conquista antecipada neste domingo, a G-Drive Racing faturou o ponto extra da pole position para as 4h de Spa-Francorchamps, quinta e penúltima etapa do European Le Mans Series.

Neste sábado, o francês Jean-Éric Vergne superou seus rivais e fez o carro #26 ampliar sua liderança na classificação rumo ao título. Desde que a tripulação formada por ele e mais Roman Rusinov e Andrea Pizzitola saia da Bélgica com 27 pontos ou mais de vantagem para o vice-líder, a fatura está liquidada. Contando que eles já têm 35… de repente acontece.

JEV fez o tempo de 2’00″735 e roubou do português Filipe Albuquerque (United Autosports) a posição de honra por 0″177, sendo que os dois foram os únicos a virar abaixo de 2’01”.

A Duqueine Engineering, com Nelson Panciatici a bordo do carro #29 na qualificação, ficou com o terceiro tempo, pouco mais de meio segundo acima da pole, com a IDEC Sport Racing (reforçada de última hora por Gabriel Aubry, que teve de substituir o lesionado Paul Lafargue) em quarto graças a Paul-Loup Chatin e a APR-Rebellion em quinto, com o tempo alcançado por Gustavo Menezes.

Felipe Nasr classificou o Dallara #47 da Cetilar Villorba Corse com o 11º tempo. O líder da IMSA ficou a 1″670 da pole position, enquanto a Graff Racing sequer marcou tempo com seus dois protótipos no treino oficial.

Na LMP3, o ponto extra da pole foi para a Ultimate. A equipe francesa levou a posição de honra de sua categoria com o piloto Matthieu Lahaye superando por apenas 0″065 o italiano Mattia Drudi, da Eurointernational, ao cravar o tempo de 2’13″634.

Ross Kaiser fez o terceiro melhor tempo com o bólido da 360 Racing, seguido por Colin Noble, da Ecurie Ecosse/Nielsen e pelo holandês Job Van Uitert, da líder do campeonato, a RLR MSport. Ao todo, 10 dos 18 pilotos que foram à pista no qualifying ficaram dentro do mesmo segundo do pole position.

Já entre os LMGTE, uma fácil dobradinha dos Porsche 911 RSR da Proton Competition, com o italiano Matteo Cairoli enfiando nada menos que sete décimos de segundo em Dennis Olsen – e mais rápido que muito piloto da LMP3, com a marca de 2’15″654. Dennis Olsen foi o segundo mais veloz e Riccardo Pera classificou o terceiro Porsche inscrito pela Ebimotors em terceiro na divisão.

A melhor Ferrari ficou a mais de dois segundos da pole, com Miguel Molina melhor que Matt Griffin. Tracy Krohn não encaixou uma boa volta e só rodou em 2’23″542, um dos piores tempos do sábado.

Por conta da previsão (nada boa) do tempo para este domingo, a direção de prova decidiu antecipar o horário da largada para as 4h de Spa-Francorchamps. Prevista para 12h30 locais (7h30 de Brasília), a bandeira verde será às 10h45 na Bélgica, 5h45 de Brasília – com vídeo ao vivo aqui no blog, é claro.

Comentários