IMSA: pole e novo recorde em Laguna Seca para a WTR

DmmdoJwUwAAnK0_-730x487
Ao marcar a pole em Laguna Seca, Jordan Taylor quebrou também o recorde da pista para a IMSA. O Fox Sports 2 transmite a corrida deste domingo ao vivo

RIO DE JANEIRO – Campeã da última temporada, a Wayne Taylor Racing conquistou a pole position para a penúltima etapa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, a America’s Tire 250, que será disputada neste domingo em Laguna Seca, na Califórnia. O Cadillac DPi-V.R guiado por Jordan Taylor conquistou o novo recorde da pista de 3,601 km de extensão durante a definição do grid de largada que terá 34 carros.

Jordan Taylor fez o tempo de 1’16″181, 0″395 mais rápido que o Acura ARX-05 DPi da Penske guiado por Dane Cameron. A terceira posição do grid é do carro #7 do brasileiro Hélio Castroneves, parceiro do irmão de Jordan, Ricky Taylor, com a marca de 1’16″662. A segunda fila tem dois brasileiros, pois Pipo Derani classificou o Nissan Onroak DPi na quarta posição.

Mesmo com os 10 kg extras de lastro, a CORE Autosport ficou com o quinto tempo e colocou o melhor dos protótipos LMP2 inscritos na terceira fila. Possivelmente a equipe deve trocar de piloto para a hora da largada, abdicando da posição conquistada no grid. O que pode beneficiar a AX Racing, que não teve um bom desempenho na qualificação. Seus Cadillac não foram tão velozes quanto o #10 e o carro dos líderes do campeonato Eric Curran e Felipe Nasr fez o 9º tempo – 1’17″415, um décimo mais veloz que o #5 dos portugueses João Barbosa e Filipe Albuquerque.

DmmdqS2U4AAjTNY-690x460
Oliver Gavin levou a melhor sobre Dirk Müller e a Corvette derrotou a Ford na batalha pela pole da GTLM

A Corvette detonou o favoritismo dos Ford GT EcoBoost, conquistando a pole da GTLM com seu bom e velho C7-R. O carro #4 do britânico Oliver Gavin faturou a pole com o tempo de 1’22″700, 0″087 mais rápido que Dirk Müller.

Líderes do campeonato, Jan Magnussen/Antonio Garcia largam em terceiro na divisão, apenas 0″019 pior que o segundo colocado. Ryan Briscoe ficou em quarto com o segundo Ford e a melhor BMW veio logo a seguir, com Alexander Sims. A Porsche conquistou as posições seguintes com Nick Tandy à frente de Earl Bamber. Jesse Krohn fechou a raia, com os oito carros inscritos da classe dentro do mesmo segundo.

Dmmdr16UwAAY5mk-690x460
Katherine Legge conquistou uma surpreendente pole e baixou o recorde do circuito para a divisão GTD com o Acura da Meyer Shank Racing

E na GTD, também houve recorde: Katherine Legge surpreendeu a bordo do Acura NSX-GT3 e conquistou a primeira pole dela na IMSA – segunda de pilotos com graduação prata na temporada. A britânica melhorou o tempo da categoria para o circuito, marcando 1’24″456, 0″139 mais rápida que o Lamborghini dos líderes do campeonato Madison Snow/Bryan Sellers.

Jeroen Bleekemolen estabeleceu a terceira marca do grid com a Mercedes-AMG #33 do Team Riley Motorsports, seguido pelos dois Porsche 911 GT3-R inscritos na prova, para Patrick Long/Christina Nielsen e Patrick Lindsey/Jörg Bergmeister. Os cinco primeiros dentre os 13 carros inscritos ficaram todos abaixo de 1’25”.

Após os bons desempenhos nos treinos livres, Oswaldo Negri não participou do treino classificatório, cabendo a incumbência da qualificação ao gentleman driver Francesco Piovanetti, que fez o último tempo do grid com a Ferrari #51. Assim, a dupla da Squadra Corse Garage Italia vai largar da 34ª posição.

Com a antecipação da largada da Brickyard 400 da Nascar neste domingo por conta da chuva, a transmissão da etapa de Laguna Seca da IMSA será praticamente na íntegra. Previsão de começarmos ao vivo a partir de 18h, com a largada às 18h05. Estarei nas análises e comentários da disputa decisiva para a temporada. A narração será do Thiago Alves.

Comentários