8h da Califórnia: 33 carros na final do Intercontinental GT Challenge

igtcfinale

RIO DE JANEIRO – Sai a lista de entradas para as 8h da Califórnia, quarta e última etapa da edição 2018 do Intercontinental GT Challenge, competição criada pela Stéphane Ratel Organisation e que neste ano reuniu no mesmo calendário provas como as 12h de Bathurst, as 24h de Spa e as 10h de Suzuka, ofertando troféus de campeão para pilotos e marcas.

A corrida do próximo dia 28, que se disputará no Weather Tech Raceway, em Laguna Seca, vai contar com um total de 33 carros. Relação completa, aqui.

Foram incluídos no evento os carros das classes GT4, GTC e TCR como prerrogativa dos organizadores do evento, porque a SRO permite essa flexibilidade em etapas que não são do Blancpain Endurance Series. No bojo, são 16 os inscritos – divididos entre Overall e Pro-Am, que de fato vão brigar pelos pontos do IGTC na última etapa do campeonato.

Entre os pilotos, por exemplo, Raffaele Marciello e Tristan Vautier somam 58 pontos contra 43 de Maro Engel e 40 de Christopher Haase e do atual campeão, Markus Winkelhock.

Lello e Vautier estarão na última etapa em lados opostos, um jeito meio “cada um por si”. O italiano, que é campeão das séries Blancpain Sprint e Endurance (esta sub-júdice) da atual temporada, defenderá a Strakka Racing num carro com suporte de fábrica da Mercedes-Benz. Assim como Vautier, que vai com um dos bólidos da equipe SunEnergy1 Racing, do australiano Kenny Habul.

Por ironia, Engel estará neste carro junto a Vautier e também a Maxi Bühk, que deixou ótima impressão nos ianques durante a disputa da Petit Le Mans, no último sábado. Haase e Winkelhock também correrão separados: o primeiro defende a Audi Sport Team Land, com Kelvin Van der Linde e Christopher Mies. O sobrinho do falecido Manfred Winkelhock vai num dos carros da WRT em parceria com Dries Vanthoor e Robin Frijns.

O brasileiro Felipe Fraga estará em sua sexta aventura internacional neste ano, quinta com a Strakka. Ele está escalado no carro Pro-Am de numeral #42 junto a David Fumanelli e ao patrão Nick Leventis.

Rodrigo Baptista, que competiu com a K-PAX Racing no Pirelli World Challenge, cumpre o último compromisso do ano com a equipe, dividindo um Bentley Continental GT3 junto a Álvaro Parente e Bryan Sellers. O construtor britânico também está representado pelos dois novos modelos que estrearam neste ano com o time M-Sport, de Malcolm Wilson.

Os demais 17 carros que completam o grid das 8h da Califórnia têm algumas curiosidades, como por exemplo a participação de pai e filho num mesmo bólido: Bryan e Colton Herta vão disputar a corrida num Hyundai i30-N TCR preparado pela Bryan Herta Autosport ao lado de George Kurtz. Três modelos deste regulamento se juntam a um solitário Lamborghini Super Trofeo Huracán EVO e a diversos modelos GT4 – Audi, Ford Mustang, Ginetta, Aston Martin, Panoz, Mercedes-AMG, BMW e Porsche, nesta disputa.

Na competição de marcas, a Mercedes-AMG chega a este último evento com 104 pontos, contra 95 da Audi, 51 da Porsche, 26 da Bentley e 20 da McLaren, único construtor não representado em Laguna Seca.

Comentários