AsLMS: grid deve superar expectativas para 2018/19

VSA_ASLMS16-17_DC9T7591-696x464
Braço suíço da AF Corse, a Spirit of Race é por enquanto a única equipe que terá um protótipo LMP2 e um modelo de Grã-Turismo na temporada 2018/19 da competição asiática que larga em novembro, no circuito de Xangai

RIO DE JANEIRO – A abertura do campeonato 2018/19 do Asian Le Mans Series (AsLMS) demora ainda mais alguns dias para acontecer – precisamente pouco mais de quarenta. Mas com menos de um mês e meio para a série começar em Xangai no próximo mês, já dá pra dizer que o grid deve superar as expectativas do francês Cyrile Taesch-Wahlen, o CEO da categoria.

Só pelas equipes que confirmaram presença nas classes de Esporte-Protótipos, o Asian Le Mans Series já teria um plantel exponencialmente melhor que o do último campeonato, com médias próximas de 15 inscritos. O total que se avizinha no horizonte é muito parecido com o pico de inscritos que foi atingido em 2016/17, quando a categoria teve em várias provas uma perspectiva perto de 30 carros.

Agora, foi a Spírit of Race quem confirmou o quarto carro GT3 para a temporada: o braço helvético da AF Corse terá uma Ferrari 488 GT3 na pista, ainda sem pilotos definidos. Aliás, entre as equipes anunciadas entre os modelos Grã-Turismo, só a Red River Sport by TF Sport fechou com Bonamy Grimes/Ivor Dunbar/Johnny Mowlem, para pôr na temporada o Aston Martin V12 Vantage GT3, na despedida do modelo das pistas. Em 2019, o carro será substituído pela versão GT3 do Vantage em nova roupagem.

Nenhum carro LMGTE, dentro do regulamento das 24h de Le Mans, está confirmado. A Clearwater poderia pôr uma Ferrari 488 GTE, enquanto a Corvette Racing Shanghai-GM poderia tomar parte da competição em 2018/19 após a participação de um carro do construtor ianque na 5ª etapa do WEC – mas nada, ainda, está confirmado.

Dentre os protótipos LMP2 (seis equipes e dez carros no total), os primeiros nomes começam a ser revelados. A Panis-Barthez Competition terá François Hériau/Matthieu Lahaye/Jean-Baptiste Lahaye, com a Spirit of Race estreando através de Pipo Derani/Côme Ledogar/Alexander West. A Algarve Pro Racing já fechou um dos trios com Anders Fjørdbach/Mark Patterson/Chris McMurry, enquanto Harrison Newey (que defendeu a Jackie Chan DC Racing no último campeonato) vai no outro carro ao lado de Ate Dirk de Jong e mais um piloto a ser anunciado.

ap-elms-silverstone-2018-36-730x487
A Ecurie Ecosse/Nielsen fechou a dupla de um dos carros e espera confirmar mais dois pilotos em breve para disputar a temporada na classe LMP3

A LMP3 promete um total de 12 inscritos, mas por enquanto poucos pilotos já estão confirmados. A United Autosports contratou três: Guy Cosmo e Patrick Byrne (ambos campeões de pilotos na última temporada), além do turco Salih Yoluç. Kuba Smiechowski e Martin Hippe entram num dos bólidos da Inter Europol Competition. Aidan Read estará na Eurasia junto com Nobuya Yamanaka. E a Ecurie Ecosse/Nielsen fechou dois – Christian Stubbe Olsen, que disputa o ELMS pelo time e o sul-africano Nick Adcock.

Em contrapartida, nenhum sinal vindo da Viper Niza Racing, Virage Racing Academy, Eurointernational e Jackie Chan DC Racing X Jota, a não ser a intenção de disputar o campeonato.

Comentários