ELMS: 39 inscritos para a última batalha da temporada

59f763522f59e
Com os campeões de pilotos e equipes já definidos na LMP2, as 4h de Portimão vão decidir a sorte nas categorias LMP3 e LMGTE

RIO DE JANEIRO – O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, recebe no próximo dia 28 a última prova do European Le Mans Series. A sexta etapa do campeonato é pro-forma para a classe LMP2, uma vez que a G-Drive conquistou o título de forma antecipada em Spa debaixo de (muita) chuva e os pilotos Andrea Pizzitola e Roman Rusinov também levaram a taça.

Mas ainda há jogo nas divisões LMP3 e LMGTE. E um total de 39 carros foi confirmado para a última batalha da temporada.

Lista de inscritos aqui

Com um total de 15 LMP2 confirmados, a corrida portuguesa apontará a equipe vice-campeã. E a batalha está em aberto entre três escuderias – a Racing Engineering, em seu ano de estreia nos protótipos e a IDEC Sport estão empatadas com 56 pontos. A DragonSpeed corre por fora, ocupando o quarto posto com 50. Entre os pilotos, como Jean-Éric Vergne correu uma prova a menos que Rusinov e Pizzitola, é bem possível que o francês saia como vice-campeão da última etapa.

Felipe Nasr cumprirá sua última prova em 2018, mais uma vez com o Dallara #47 da Cetilar Villorba Corse. Se na IMSA deu samba e o brasileiro foi campeão, a temporada do ELMS foi difícil, com o time de Carità di Villorba conquistando poucos resultados de vulto em relação ao ano razoável em 2017. Entre as escuderias, o time de Raimondo Amadio é o 16º colocado de um total de 19 carros.

Na LMP3, o plantel é de 16 carros para a etapa do Algarve. Nesta divisão, três escuderias se apresentam para a briga pelo título: a britânica RLR MSport, a 360 Racing e a atual campeã United Autosports. A trinca formada por Job Van Uitert/Rob Garofall/John Farano comanda a classificação com 67,5 pontos entre os pilotos, contra 53,5 de Ross Kaiser/Terrence Woodward e 52,5 de Tony Wells/Matt Bell/Garrett Grist. E matematicamente, até a dupla Kay Van Berlo/Giorgio Mondini, que ocupa o quarto posto, ainda pode sonhar com algo mais na última corrida do ano.

E na LMGTE, com escassos seis inscritos, a Proton Competition tem boas chances de faturar o título, já que inicia a etapa derradeira com vantagem de onze pontos e meio para a JMW Motorsport. A Spirit of Race também está de olho numa possibilidade de reverter o quadro, enquanto entre os pilotos a liderança é de Gianluca Roda e seu sobrinho Giorgio Roda Jr., ambos com 80,5 pontos, contra 70,5 do companheiro deles Matteo Cairoli, numa situação bastante semelhante à da LMP2.

O blog novamente vai transmitir uma etapa do ELMS ao vivo. As 4h de Portimão começam às 12h30 (hora local) – e como o horário europeu de verão termina justamente no próximo domingo, a largada aqui será às 9h30 do próximo dia 28.

Comentários