Endurance Brasil: penúltima etapa agita o Velopark

E
349080-836283-bt1x5116-web_orig
Enquanto a Mercedes dos Negrão não participa da etapa do Velopark, o Porsche terá Marcel Visconde junto a Ricardo Maurício

RIO DE JANEIRO – Reta final da temporada 2018 do Endurance Brasil: a sexta e penúltima etapa da competição de provas longas – válida também como quarto evento do Regional Gaúcho – será realizada neste sábado, pela manhã, no menor circuito do país. O Velopark, com seus 2,278 km de extensão, terá pela primeira vez uma prova de longa duração.

E num momento chave, já que pelo menos na GT3, a categoria onde os principais carros rivalizam com os AJR pelas vitórias, a dupla Xandy e Xandinho Negrão não estará presente por motivos particulares. Como a pontuação prevê o descarte do pior resultado, pai e filho estão teoricamente tranquilos.

Já no Lamborghini Huracán, Daniel Serra está novamente presente para tentar ajudar Chico Longo a se manter na briga pelo campeonato. Ricardo Maurício tem chances ainda matemáticas, dividindo o Porsche #70 da Stuttgart Motorsport com Marcel Visconde.

Com o triunfo em Santa Cruz do Sul na classe, Xandy e Xandinho Negrão permanecerão com 545 pontos, com Longo somando 500 e Ricardinho 470. Chico teria – por enquanto – 85 pontos por descartar na etapa do Velo Città, enquanto o piloto do Porsche jogaria fora 75 da Chevrolet Absoluta 500, a etapa de Interlagos. Nesse fim de semana, a prova do Velopark oferece 150 pontos ao vencedor de acordo com o sistema progressivo adotado pela categoria.

Na classe P1, o favoritismo é novamente dos AJR. No treino extra de ontem, o carro #11 com motor Honda Turbo guiado por César Ramos e Emílio Padron já conseguiu tempos mais rápidos que a Fórmula 3 – a mais veloz categoria a andar na pista de Nova Santa Rita. A marca alcançada pelo protótipo foi de 48″619 nesta quinta-feira.

Uma vitória seria importante para Padron assumir a liderança do campeonato. O piloto tem 340 pontos, assim como Fernando Fortes e Carlos Kray. Todos estão de olho na ponta da tabela, que pertence a Tiel Andrade e Júlio Martini, líderes com 380.

Normalmente inscrito no carro #75, desta vez Emílio não deve correr nele no Velopark. Marcelo Vianna, que disputou a etapa passada na classe P3 com o MC Tubarão V, foi confirmado no MRX Cosworth que lidera a pontuação na P2 com 525 pontos e que tem 80 de vantagem para os vice-líderes Mauro Kern e Paulo Sousa.

349080-836285-bt1x5227-web_orig
A penúltima etapa do campeonato será neste sábado, às 10h da manhã. O blog terá o vídeo ao vivo com a etapa do Velopark do Endurance Brasil

Na P3, com uma temporada até aqui impecável, a dupla do MRX #56 da Motorcar formada por Rafael e Gustavo Simon lidera a classificação com 560 pontos e três vitórias. Os mais próximos na classificação não disputam a prova deste sábado: o vice-líder é Ricardo Furquim com 350 e Sérgio Pipa Cardoso está em terceiro lugar, com 230 – empatado com o argentino Alejandro “El Principe” Cignetti.

Henry Visconde volta à categoria neste fim de semana e ainda lidera na GT4, com 420 pontos somados. Sérgio Ribas, vice-líder, agora corre na GT3. Arthur Caleffi, terceiro colocado com 250, será o único adversário de fato de Visconde neste fim de semana. Até há o carro de Ésio Vichiese/Felipe Franco para a disputa, mas não é favorito.

A definição do grid de largada para a 6ª etapa do campeonato acontece hoje à tarde, a partir de 16h55 de Brasília, após a realização de duas fases de treinos livres. A corrida terá início às 10h da manhã deste sábado, com duração de três horas. Como é habitual, o blog traz o vídeo para os leitores acompanharem a transmissão ao vivo do Endurance Brasil, com a sempre competente narração do cracaço Luc Monteiro.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames