IMSA, Petit Le Mans: aniversário com pole de Pipo Derani; Serra brilha de novo na GTD

IMSA WeatherTech SportsCar Championship

RIO DE JANEIRO – Os pilotos brasileiros voltaram a fazer bonito no IMSA Weather Tech SportsCar Championship. Nos treinos classificatórios para a Petit Le Mans, dois deles conquistaram a pole position em suas categorias – e um deles presenteou-se no dia de seu aniversário.

Completando 25 anos nesta sexta-feira, Pipo Derani derrotou os dois Mazda DPi e levou seu Nissan Onroak à pole position para a última etapa do campeonato. Foi a segunda pole dele na temporada e a derradeira pela equipe Extreme Speed Motorsports, que defendeu por três anos. Já assinado com a Action Express Racing para dividir no próximo ano um carro com o compatriota Felipe Nasr, ele não poderia deixar sua marca na despedida (que será, de fato, amanhã).

Com um temporal de 1’10″437, Pipo foi 0″124 mais veloz que o britânico Oliver Jarvis, que chegou a assustar a bordo do #77 do Mazda Team Joest, que terá também o serviço de outro brasileiro – Lucas Di Grassi. O outro carro do construtor japonês ficou com a terceira posição, mesmo após um problema no início do treino. Jonathan Bomarito desceu a lenha e garantiu um lugar na segunda fila do grid, desbancando o novato Norman Nato com o outro Nissan Onroak DPi.

A quinta posição do grid é do Acura ARX-05 DPi da Penske que terá Hélio Castroneves a bordo e foi classificado por Ricky Taylor. Já a Action Express viu o melhor dos seus Cadillac DPi-V.R em sexto, com Filipe Albuquerque – à frente do “Banana Boat” da JDC-Miller Motorsport, o melhor entre os protótipos LMP2.

No que pareceu ser uma “marcação carro a carro”, os postulantes ao título vão sair lado a lado na quinta fila do grid de 37 carros. Felipe Nasr fez o 9º tempo com 1’10″981 e Colin Braun veio na sequência com 1’10″071.

Registre-se que onze dos 14 carros superaram o antigo recorde da volta em classificação para a classe Prototype em Road Atlanta.

IMSA WeatherTech SportsCar Championship

A BMW foi a grata surpresa do dia na classe GTLM. O carro #24 tripulado por John Edwards na tomada de tempo superou todos os demais adversários e conquistou a primeira pole do modelo M8 GTE nos EUA. O piloto superou por margem de apenas 0″024 o Corvette C7-R que lidera o campeonato e foi conduzido por Antonio Garcia. A Porsche – que traz nesta etapa um visual alusivo aos 20 anos da vitória em La Sarthe com o Porsche 911 GT1-98, ficou em terceiro com Earl Bamber ultrapassando o Ford de Richard Westbrook.

Com a volta da Risi Competizione e da Ferrari 488 GTE, teremos novamente cinco construtores e nove carros – separados por meros 0″768 ao fim da qualificação. Sincera e honestamente, torço para que o grid consiga um dia se encorpar como antigamente.

E na GTD, Daniel Serra outra vez foi espetacular. O brasileiro de 34 anos continua em grande fase – e num total de quatro corridas de que participou neste ano na série IMSA, foi escalado para classificar três vezes – e foi pole em todas elas (Daytona, Sebring e Road Atlanta).

“O carro estava perfeito mais uma vez”, comentou. “Gosto muito desse circuito, especialmente em voltas de qualificação”. A bordo do #63 da Scuderia Corsa, Daniel marcou 1’19″695, 0″037 mais veloz que o britânico da 3GT Racing, Jack Hawksworth, tripulando um Lexus.

Sheldon Van der Linde qualificou o Audi R8 LMS #29 da Montaplast by Land Motorsport com o terceiro tempo, seguido pelo Acura de Mario Farnbacher e o Lamborghini Huracán líder do campeonato, com Bryan Sellers. O #86 da Meyer-Shank Racing foi classificado por Álvaro Parente logo atrás do seu principal adversário na briga pelo título – cabe lembrar que só Katherine Legge está nessa batalha. O carro de Felipe Fraga, alinhado por JC Perez no treino classificatório, ficou com a 11ª posição na categoria.

O Fox Sports 2 confirma a transmissão de parte da Petit Le Mans neste sábado (13), começando após a transmissão da Camping World Truck Series. Divido as análises e comentários com o mestre Edgard Mello Filho na nossa segunda janela, já que haverá uma interrupção de meia hora para a exibição do programa Comenta Quem Sabe. Às 20h30 regressamos com a reta final da disputa. Thiago Alves estará na narração. O início da corrida – a largada será às 12h05 pelo horário de Brasília – pode ser acompanhado na web, no site oficial da IMSA – com acesso gratuito.

Comentários

  • Sem pachequismo, estarei na torcida pela vitória e título do Nasr, embora se vencer o Pipo coroando a despedida da equipe Tequila Patron o caneco da prova ficará igualmente em excelentes mãos…por motivos já conhecidos aqui não torcerei para o carro #77…
    Na GTLM, creio em mais um título da Corvette Racing, que tem uma dupla mais consistente brigando pelo título, enquanto que na dupla oponente (do Ford GT #67), o pessoal da Ford Chip Ganassi que me desculpe, mas se olharmos o que o Briscoe fez na prova do ano passado (ainda puniram o Pipo), não dá para confiar…o Westbrook dificilmente comete erros como aquele…
    E na GTD, se os parceiros de volante não fizerem besteira, o Serrinha certamente vai ajudar a levar na classe…alias, demorou para algum time da IMSA ou da Europa (WEC, ELMS) fazer uma proposta full time a ele…o Brasil já é pequeno para o campeão de Le Mans na GMGTE Pro 2017.