IMSA, Petit Le Mans: AX Racing e CORE dominam primeiros treinos em Road Atlanta

I
IMSA WeatherTech SportsCar Championship
Com o reforço de Tristan Vautier na etapa final do campeonato, o #5 da Mustang Sampling/AX Racing foi o carro mais rápido da primeira sessão em Road Atlanta (Foto: IMSA)

RIO DE JANEIRO – A Petit Le Mans, corrida que marca a decisão do campeonato do IMSA Weather Tech SportsCar Championship começa em Road Atlanta com uma quinta-feira de treinos livres pelo circuito com 4,086 km de extensão. Já foram realizadas duas sessões e as equipes protagonistas da briga pelo título na classe Prototype dominaram um treino cada uma.

Hoje cedo, a Action Express Racing fez 1-2 no início das atividades. O carro #5, com Tristan Vautier como reforço de última hora, foi o mais rápido da primeira prática com 1’11″878, tempo do português Filipe Albuquerque. Líder do campeonato, o #31 de Felipe Nasr veio logo a seguir com 1’12″152.

Mas há pouco, o Oreca 07 Gibson LMP2 da CORE Autosport apresentou armas e foi o mais veloz do segundo treino livre. O #54 tripulado por Colin Braun, que tentará conquistar o título junto a Jonathan Bennett (e contando para isso com a experiência do francês Romain Dumas no posto de terceiro piloto) marcou 1’11″669, 0″137 mais rápido que o #5 da AX Racing, enquanto a Penske ficou com o 3º tempo graças a seu Acura ARX-05 DPi #6, do trio Juan Pablo Montoya/Dane Cameron/Simon Pagenaud.

IMSA WeatherTech SportsCar Championship
Colin Braun foi o mais rápido do segundo treino e até aqui de toda a quinta-feira. Haverá mais um treino hoje, de 1h30min de duração, à noite. O Fox Sports 2 terá janelas de transmissão neste sábado (Foto: IMSA)

No acumulado do dia, o carro de Nasr, Eric Curran e Gabby Chaves está com o sexto tempo. Além dos três acima citados, os dois Mazda RT24-P DPi foram melhores na segunda sessão que o Cadillac, que só foi o 10º colocado no segundo treino.

Entre os GTLM, as principais protagonistas também ficaram na linha de frente nos dois treinos. A Ford Chip Ganassi Racing começou melhor com Dirk Müller cravando 1’18″343 na parte da manhã. Na segunda sessão, o Corvette C7-R #3 dos líderes do campeonato Jan Magnussen e Antonio Garcia, no qual está inscrito (aliás, nos dois carros) o suíço Marcel Fässler, melhorou o tempo dos adversários em 0″043.

Vencedora da Petit Le Mans ano passado em sua classe, a Montaplast by Land Motorsport foi até agora a mais veloz entre os 14 inscritos na GTD. O Audi R8 LMS #29 que teve Christopher Mies a bordo na busca do melhor tempo marcou 1’20″283 no primeiro treino pela manhã, marca da qual nenhum outro carro conseguiu se aproximar muito. O que mais chegou perto foi o Mercedes-AMG GT3 #33 com Jeroen Bleekemolen, que fez 1’20″508 e foi o melhor à tarde.

Os dois carros dos postulantes ao título viraram até aqui tempos muito semelhantes. Tanto o Lamborghini Huracán #48 da Paul Miller Racing, de Bryan Sellers e Madison Snow quanto o Acura NSX GT3 de Katherine Legge estiveram sempre na casa de 1’20″8 nas duas sessões.

Às 20h30 de Brasília, 19h30 locais, será realizado o terceiro treino livre – noturno e com presença a princípio obrigatória para todos os pilotos, desde que um carro esteja impossibilitado de ingressar na pista por motivos de força maior.

O Fox Sports 2 confirma a transmissão de parte da Petit Le Mans neste sábado (13), começando após a transmissão da Camping World Truck Series. Divido as análises e comentários com o mestre Edgard Mello Filho na nossa segunda janela, já que haverá uma interrupção de meia hora para a exibição do programa Comenta Quem Sabe. Às 20h30 regressamos com a reta final da disputa.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

3 Comentários

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames