Inoxidável Loeb

14995_Loeb-Spain-2018_974_896x504

RIO DE JANEIRO – Muitos dizem que Sébastien Loeb é o maior piloto de Rali de todos os tempos. Essas pessoas que falam isso (eu, inclusive) não estão enganadas. Aos 44 anos, o francês continua espetacular e não está em nada a dever a absolutamente ninguém do WRC.

A prova dos nove aconteceu neste fim de semana, na terceira e última etapa em que o piloto e seu fiel navegador Daniel Elena participaram por contrato com a Citroën. No Rali da Catalunha, o piloto deu um show, uma aula. E conquistou a 79ª vitória da carreira na competição em que foi nove vezes campeão mundial.

Não foi tudo perfeito. Nem sempre é: Loeb chegou a dar uma rodada e perdeu alguns segundos. Preferiu não forçar no Power Stage a perder a vitória praticamente líquida e certa. Mas ele ganhou e isso é o que importa.

Poderia ter sido diferente, pois Ott Tänak parecia noutro planeta no primeiro dia. O estoniano tinha como meta terminar bem colocado para se manter ainda com chances de título. Dominou fácil as primeiras especiais. Mas um furo de pneu lhe tirou as chances. Que agora não passam de retórica.

O sábado revelou que seis pilotos poderiam ganhar a penúltima etapa da temporada, entre eles Jari-Matti Latvala, o próprio Loeb, o xará Ogier, o galês Elfyn Evans, o especialista e ídolo local Dani Sordo e até mesmo Thierry Neuville, que no primeiro dia – o do Shakedown – dera um capote em seu Hyundai.

Loeb era terceiro ao fim do sábado, a oito segundos de Latvala. Mas como grande piloto que é, virou o jogo para si e conquistou um merecido triunfo. Latvala acabou baixando para oitavo. E no fim das contas, o Rali da Catalunha serviu de colher para Ogier.

O francês da M-Sport Ford vai para o Rali da Austrália, o último do campeonato, três pontos à frente de Thierry Neuville, conquistando a liderança num momento absolutamente chave do campeonato. E o belga, com o quarto lugar, conseguiu pontos importantes pra não deixar o rival distanciar-se muito. Esse mano a mano promete!

Classificação final do Rali da Catalunha:

1 – Loeb-Elena (Citroen C3 WRC) in 3.12’08”0
2 – Ogier-Ingrassia (Ford Fiesta WRC) + 2”9
3 – Evans-Barritt (Ford Fiesta WRC) + 16”5
4 – Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 WRC) + 17”0
5 – Sordo-Del Barrio (Hyundai i20 WRC) + 18”6
6 – Tanak-Jarveoja (Toyota Yaris WRC) + 1’03”9
7 – Lappi-Ferm (Toyota Yaris WRC) + 1’16”6
8 – Latvala-Anttila (Toyota Yaris WRC) + 1’26”4
9 – Breen-Martin (Citroen C3 WRC) + 2’07”0
10 – Mikkelsen-Jaeger (Hyundai i20 WRC) + 2’48”2

Classificação do campeonato após a 12ª etapa:

1. Sébastien Ogier – 204 pontos
2. Thierry Neuville – 201
3. Ott Tänak – 181
4. Esapekka Lappi – 110
5. Jari-Matti Latvala – 102
6. Andreas Mikkelsen – 84
7. Dani Sordo – 71
8. Elfyn Evans – 70
9. Craig Breen – 61
10. Hayden Paddon – 55
11. Teemu Sunninen – 54
12. Mads Østberg – 52
13. Sébastien Loeb e Kris Meeke – 43
15. Jan Kopecky – 17
16. Pontus Tidemand – 12
17. Henning Solberg – 8
18. Simone Tempestini, Marijan Griebel e Bryan Bouffier – 4
21. Kalle Rovanperä – 3
22. Chris Ingram, Gus Greensmith e Lukasz Pieniazek – 2
25. Pedro Heller, Stéphane Lefévbre e Yoann Bonato – 1

Comentários

    • Bem lembrado, e foi o primeiro rali do norueguês em 6 anos, quando ele se aposentou do tempo integral em 2012. Mostrou que ainda tá afiado nos estágios com esse excelente pódio.

  • Eita que o Ogier vai roubar este caneco do Neuville.

    O Tanak ainda tem chances matemáticas de vencer o campeonato no Rali da Austrália ?

  • Fala Rodrigo, blz!!!

    Só você pra ajudar… já só assíduo deste site a mais de 15 anos, porém venho sentindo uma dificuldade em ler as noticias atuais como Mundial de Superbike, Nascar, WRC… até que vi aqui agora em seu blog.

    Depois que mudou o formato do site, não atualiza as noticias como era antes, vinham as principais noticias e só clicava… agora além de não atualizar, deixa de colocar pontos importantes como a Nascar ontem em que Logano foi Logano e deixou um mal star danado… Já tem umas 2 corridas que nem vejo mais falar de Nascar aqui…

    Queria saber se o Rea foi campeão ou não…

    Fora noticias muito desatualizadas… tem noticias da f2 de 1 mês atrás!!! Poê outras categorias aí pelamor de Deus!!!

    Tentei falar no link “fale conosco” mas não foi, portanto, ajuda a gente nisso aí!!!

    Forte abraço professor!!!

    • Philipe, não sou da equipe do Grande Prêmio. Apenas tenho o meu blog aqui. Com relação a isso, procure os redatores e repórteres do site pra reclamar.

      • Ah sim grande Mattar, entendi a relação.

        Mesmo assim obrigado pela atenção e forte abraço amigo!!!

        E estaremos juntos na final da Nascar kkkkkkk Vai voar pena!!!

        Tamo junto mestre!!!

  • Olá, Rodrigo, como está a situação da Ford em relação ao primeiro piloto no WRC, é possível o Loeb ser contratado? E sobre a Fórmula E, quando a Ford vai entrar? Abraçosssss!

    • Oi Norival!

      Ainda não é certo o futuro do Loeb dentro do off-road, porque a Peugeot acabou com o investimento no Rallycross onde ele vinha competindo e mesmo no Dakar ele vai numa estrutura não-oficial.

      Não sei se isso seria um empecilho, mas abre-se assim uma chance do Loeb voltar ao WRC. Acho difícil, honestamente.

      Quanto à Ford na Fórmula E, ainda teremos que esperar.