AsLMS, Agile 4h de Xangai: Derani é o mais rápido da sexta-feira

8_Spirit_Of_Race_Ligier_AsLMS_Shanghai_2018_Practice_1
A bordo deste Ligier, o brasileiro Pipo Derani foi o mais rápido do dia em Xangai. Definição do grid é neste sábado e o blog terá o streaming a partir de 5h30 da madrugada

RIO DE JANEIRO – O brasileiro Pipo Derani precisou de apenas três voltas para cravar o melhor tempo da sexta-feira que teve o primeiro e único treino livre do Asian Le Mans Series para a Agile 4h de Xangai, que será disputada neste domingo.

O piloto da Spirit of Race marcou o tempo de 1’56″582 (média de 168,32 km/h), 1″240 mais rápido que o concorrente mais próximo, o Ligier Judd #24 da Algarve Pro Racing, do trio Harrison Newey/Andrea Pizzitola/Ate Dirk de Jong. A United Autosports ficou em terceiro com Phil Hanson e Paul Di Resta, enquanto a Panis-Barthez Competition fez o quarto tempo do primeiro treino livre e a campeã Jackie Chan DC Racing X Jota veio somente com o quinto tempo.

65_Viper_Niza_Ligier_AsLMS_Shanghai_2018_Practice_1
A Viper Niza Racing foi a mais rápida entre as sete escuderias inscritas na LMP3

Entre os dez LMP3 presentes, a Viper Niza Racing estabeleceu o tempo de referência com o carro #65 da dupla Nigel Moore/Douglas Khoo – 2’00″926, 8º melhor tempo geral, superando por 0″237 a Ecurie Ecosse/Nielsen com o carro de Colin Noble/Tony Wells. A United Autosports ficou em terceiro e quinto, com o bólido da Eurasia de recheio – foram cinco os carros que ficaram dentro do mesmo segundo. Já as meninas da R24, que ganharam o reforço de Marie Iwaoka, compondo a trinca com Stephane Cox e Sarah Bovy, marcaram apenas o décimo tempo da classe e 22º lugar geral – a 6″120 do carro mais rápido da classe.

51_Spirit_Of_Race_Ferrari_AsLMS_Shanghai_2018_Practice_1
A melhor volta da sexta-feira entre os modelos Grã-Turismo foi da Ferrari #51 da Spirit of Race, equipe do brasileiro Oswaldo Negri

A melhor volta entre os cinco GT inscritos foi da Spirit of Race, com a Ferrari que tem entre os pilotos o brasileiro Oswaldo Negri. O carro #51 foi o mais veloz do primeiro treino livre entre os Grã-Turismo, com 2’04″234. A TianShi viveu céu e inferno: ficou em 2º lugar com o carro #88 de Zhang Ya Qi/Chen Weian/Dries Vanthoor, enquanto o #66 de Xu Wei/Massimiliano Wiser/Rob Huff sofreu um incêndio nos testes prévios da véspera e, segundo fontes, o carro tem danos irreparáveis e não poderá disputar a corrida. A escuderia chinesa estuda a substituição do Audi por um Mercedes-AMG GT3, como paliativo.

Isto posto, a CarGuy, que no teste coletivo fez o melhor tempo entre os carros de sua classe, ficou apenas em terceiro, seguida do Aston da Red River Sport by TF Sport, que perdeu um dos pilotos para o fim de semana – Ivor Dunbar ficou retido na Inglaterra por problemas particulares. O carro #5 terá apenas Bonamy Grimes e Johnny Mowlem na prova.

E entre os Porsche Cup, o #12 de Jefffrey Chiang e Graeme Dowsett – que recebeu de última hora a presença do irmão de Earl Bamber, Will – foi o mais rápido do primeiro treino com o tempo de 2’09″197, 0″157 à frente do carro da EKS Motorsports. A Modena ainda ficou próxima dos líderes, mas a Open Road Racing levou uma luneta de 2″820.

Os pilotos e equipes voltam à pista de Xangai neste sábado para um segundo treino livre marcado para 10h20, hora local – 0h20 pelo horário de Brasília nesta sexta-feira. O treino de classificação começará às 5h30 pelo nosso horário – 15h30 na China. Você acompanha a definição do grid aqui no A Mil Por Hora, via streaming – ao vivo.

Comentários