AsLMS, Agile 4h de Xangai: Derani e Spirit Of Race fazem primeira pole do campeonato

A
VSA_ASLMS_SHA18_SP2_6332-696x464
Favoritismo confirmado: Derani fatura a pole para as 4h de Xangai. Transmissão ao vivo no blog hoje a partir de 23h de Brasília

RIO DE JANEIRO – E deu a lógica em Xangai: o brasileiro Pipo Derani e a equipe suíça Spirit Of Race conquistaram a pole position para a Agile 4h de Xangai, prova de abertura do Asian Le Mans Series 2018/19.

No treino classificatório que aconteceu nesta madrugada pelo horário de Brasília, o piloto de 25 anos confirmou o domínio mostrado nos dois treinos livres e cravou 1’55″476 para os 5,451 km do circuito que, ao contrário do que aconteceu na última semana, não foi afetado pela chuva em momento nenhum. Pelo menos até agora.

“Eu me sinto ótimo, este fim de semana tem sido muito bom até agora”, disse Derani. “Sabemos que a corrida é uma história diferente, mas temos um carro muito rápido. Meu engenheiro tem se divertido muito com a gente melhorando o carro. Começar na pole é bom, usamos apenas um jogo de pneus, enquanto os outros colocaram um segundo set para melhorar. Por enquanto, tudo bem! É um prazer estar de volta à Ásia para a minha segunda campanha Asian Le Mans Series”, comentou o pole.

Filho do mago do designer Adrian Newey, Harrison foi o único piloto que se aproximou da marca do pole position. O jovem britânico ficou a 0″328 de Pipo, cabendo o 3º melhor tempo do grid a Phil Hanson com o #22 da United Autosports. Apenas um milésimo de segundo separou o único Oreca 05 Nissan do grid do outro carro da United Autosports – e os cinco primeiros ficaram dentro do mesmo segundo em ritmo de classificação.

MOTORSPORT : EUROPEAN LE MANS SERIES - ROUND 6 - 4 HOURS OF PORTIMAO (PRT) 10/26-28/2018
Na LMP3, a pole foi da Inter Europol Competition, na prova de estreia do time no AsLMS

Entre os concorrentes da LMP3, a Inter Europol Competition surpreendeu em sua primeira participação no AsLMS e conquistou a pole em Xangai com o carro #13 guiado pelo polonês Kuba Smiechowski, que bateu a Viper Niza Racing e o britânico Nigel Moore, favorito ao ponto extra por conta das boas performances nas sessões livres.

A marca de 1’59″711 deu a Smiechowski o 9º tempo geral no grid de 27 carros, com Moore superado por 0″187. Os dois protótipos da United Autosports vieram nas posições seguintes, enquanto a Eurasia – apesar do otimismo do Team Principal Mark Goddard antes da qualificação e de uma rodada de Aidan Read – fechou os cinco primeiros.

MOTORSPORT : EUROPEAN LE MANS SERIES - ROUND 6 - 4 HOURS OF PORTIMAO (PRT) 10/26-28/2018
A TianShi bateu a concorrência e fez a pole entre os modelos Grã-Turismo

Na GT, uma bela luta pela pole entre pilotos com experiência internacional rendeu à TianShi Racing Team uma surpreendente situação de pole position, já que a equipe não esperava tanto diante do bom papel das Ferrari 488 GT3. O belga Dries Vanthoor marcou 2’02″603 e foi mais de meio segundo melhor que James Calado no carro #11 da CarGuy Racing. Ale Pier Guidi, com o carro que terá Oswaldo Negri, ficou a milésimos do companheiro de WEC na AF Corse e estabeleceu a terceira marca da divisão.

Por falar na escuderia TianShi, o carro #66 incendiado no treino extra de quinta-feira foi enfim substituído por uma Mercedes-AMG GT3, que chegou de última hora e foi emprestada por uma organização cuja sede fica a 1600 km de Xangai. Com Rob Huff fora da lista de entradas, Xu Wei e Max Wiser tiveram a deferência do ACO para treinar

E entre os GTC, o carro #16 da Modena Motorsports, após uma discreta performance nos treinos livres, foi muito bem e fez o melhor tempo com Benny Simonsen – 2’08″401. A EKS Motorsports ficou com o 2º tempo, seguida da Open Road e da Earl Bamber Motorsport, que fechou a raia.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

1 Comentário

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames