Black Falcon recupera vitória e título no Blancpain GT

timthumb (2)
Determinação do RACB coloca a Black Falcon de volta no resultado final das 3h de Barcelona e o título de Endurance do Blancpain GT volta para a Black Falcon e seus pilotos Luca Stolz, Yelmer Buurman e Maro Engel

RIO DE JANEIRO – Pouco mais de um mês após a realização da última etapa do Blancpain Endurance Series, competição organizada por Stéphane Ratel e que faz parte do Blancpain GT, a Black Falcon tem uma boa notícia. Desclassificada nas 3h de Barcelona, realizadas no dia 30 de setembro – e na qual tinha vencido, a equipe alemã recupera o primeiro lugar de acordo com determinação do RACB (Royal Automobile Club Belge), que elabora o regulamento técnico da categoria.

A equipe apelou da decisão dos comissários, que eliminaram o carro #4 de Luca Stolz/Maro Engel/Yelmer Buurman do resultado final por conta da presença de uma fita adesiva na entrada de ar do motor. Um problema semelhante já havia acontecido nas 24h de Spa-Francorchamps, não com a Black Falcon, mas com a equipe belga Audi Sport Team WRT. Apesar de recuperar a vitória no julgamento do apelo, não escaparam de uma multa de € 5 mil.

A princípio, os vencedores declarados foram Tristan Vautier/Raffaele Marciello/Dani Juncadella, porém com a decisão do RACB em devolver a vitória à Black Falcon e seu trio de pilotos, Marciello perde a coroa de campeão de Endurance. Mesmo assim, segue como o campeão Overall, já que fez pontuação suficiente para não ser alcançado por ninguém.

Assim, no Blancpain Endurance Series, o título fica com Burman/Engel/Stolz, com um total de 73 pontos. Entre as escuderias, a Black Falcon reverte a situação e conquista a taça com 78 pontos, contra 73 da SMP Racing e 72 do Team AKKA-ASP.

Comentários