Para quem não viu: 24h Series, 24h do COTA

RIO DE JANEIRO – Terminou no último fim de semana a temporada 2018 do 24h Series, campeonato organizado pela holandesa Creventic e também conhecido como International Endurance Series by Hankook. O Circuito das Américas, em Austin, recebeu mais uma edição das 24h do COTA – a segunda consecutiva no traçado de 5,515 km de extensão.

Apenas 34 carros largaram para uma corrida dividida em duas partes de 12h cada – o que não é novidade na competição. Ao cabo de 603 voltas de prova, a Black Falcon Racing triunfou com uma de suas Mercedes-AMG GT3, a que foi confiada a Yelmer Buurman/Mike Skeen/Scott Heckert/Bret Curtis. Eles chegaram com uma volta de vantagem sobre o carro da Precote Herberth Motorsport, que teve a bordo Alfred e Robert Renauer, mais Daniel Allemann e Ralf Böhn.

Mas a festa foi toda da PROsport Performance: com o 3º lugar geral e a vitória na subclasse A6-AM, os pilotos Charlie Espenlaub/Charles Putman/Joe Foster/Adam Christodoulou levaram a equipe ao título da 24h Series no Campeonato dos Continentes – disputado nas provas mais longas (Dubai, Portimão e Austin). A equipe somou 85 pontos contra 82 da Car Collection Motorsport e 80 da VDS Racing Adventures.

Entre os pilotos, o título foi de Ralf Böhn e Alfred Renauer, que somaram 91 pontos contra 85 da tripulação da PROsport Performance e 82 de Dr. Johannes Kirchoff/Ingo Vogler/Gustav Edelhoff.

Nas demais subclasses que se apresentaram na prova do COTA, a JDX Racing levou a melhor entre os inscritos com os modelos Porsche 991 Cup, terminando em 7º lugar na geral. A VDS Racing Adventures ganhou entre os inscritos na SP2 com seu modelo Marc Focus V8. A vitória na GT4 foi da Classic BMW com… um BMW M4 GT4. E na TCR, deu LMS Racing by Bas Koeten Racing, equipe que quase abocanhou um lugar entre os 10 primeiros na geral. A Cor Euser Racing faturou na SP3 com uma BMW M3 e a Hofor Racing powered by Bonk Motorsport ganhou a prova do COTA na divisão Cup 1.

Para 2019, a Creventic cuidará de cinco competições vinculadas à 24h Series: Campeonato dos Continentes, com quatro provas (todas de 24h) – Dubai, Portimão, Barcelona e COTA – disputadas pelos carros GT e TCE; Campeonato Europeu, com cinco etapas – 12h de Mugello, 12h de Spa, 12h de Brno, 24h de Portimão e 24h de Barcelona; GT & Proto Championship com provas de seis horas em Dubai, Brno, Portimão e COTA; Middle East Championship, que terá três provas longas em Dubai e Abu Dhabi (duas de 6h e uma de 10h) e TCR Middle East, competição para carros de Turismo nas mesmas datas do Middle East Championship.

O primeiro evento será as 6h de Dubai, no fim de semana de 5 e 6 de janeiro – com a disputa das 24h de Dubai marcada para a semana seguinte. O problema é que enquanto a primeira não tem registro de nenhum inscrito até o momento, as 24h de Dubai já contam com nada menos que 99 reservas de inscrição, de acordo com o site da Creventic.

Confira tudo o que aconteceu no COTA nos vídeos abaixo.

Comentários