Para quem não viu: Continental Tire SportsCar Challenge, Fox Factory 120

RIO DE JANEIRO – Com certo atraso, o blog traz para vocês leitores a ação da última etapa da temporada 2018 do Continental Tire SportsCar Challenge – competição que no ano que vem passa a se chamar Michelin Pilot Challenge, por conta do acordo da IMSA com o fornecedor francês de pneus.

Na corrida final, realizada em Road Atlanta como preliminar da Petit Le Mans, James Clay/Tyler Cooke enfim venceram uma após subirem três vezes ao pódio nas etapas anteriores. A dupla terminou em 3º lugar na classificação geral da divisão GS com 252 pontos, quatro a menos que os vice-campeões Nate Stacey/Kyle Marcelli.

O título ficou nas mãos de Owen Trinkler/Hugh Plumb, que fizeram o suficiente para fechar o ano com 281 pontos. Os pilotos do Mercedes-AMG GT4 do Team TGM terminaram em 11º lugar na Fox Factory 120, já que bastava chegar ao final da corrida para levantar a taça. Eles venceram três corridas e foram quatro vezes ao pódio em 2018.

A disputa da TCR terminou com o acidente do Audi de Rodrigo Sales/Kuno Wittmer, com menos de 40 minutos de corrida. Britt Casey Jr./Tom Long também fizeram o suficiente para assegurar o título, chegando em 3º lugar na categoria, atrás de Kenton Koch/Tom O’Gorman e Michael Johnson/Stephen Simpson, que venceram em 1-2 do modelo Audi RS3 LMS TCR em Road Atlanta.

O brasileiro Pierre Kleinubing perdeu a chance do terceiro posto geral na classificação do campeonato. Ele e seu parceiro Roy Block ficaram em 6º na última etapa e 21º na geral. Os rivais Lee Carpentier e Kieron O’Rourke fecharam a corrida duas posições à frente na geral e em quinto na divisão. Como efeito, terminaram um ponto à frente na pontuação geral – 264 a 263. Mesmo assim, foi um bom ano do gaúcho de Erechim, que conquistou dois pódios na classe em 2018.

E na despedida do subgrupo ST da competição, título para Devin Jones/Nick Galante, que tinham o objetivo de chegar ao fim para solidificar o título, já que a vantagem para os vice-líderes era bem razoável. A dupla do BMW 328i da BimmerWorld Racing fechou a última etapa em 3º na classe. Mike LaMarra/Mat Pombo venceram em Road Atlanta, levaram o vice-campeonato de pilotos e deram à Mini o último título de construtores na ST. A Audi faturou fácil na TCR e a Ford foi campeã na GS.

Que venha agora o campeonato de 2019!

Comentários