Para quem não viu: IMSA Prototype Challenge, etapa de Road Atlanta

RIO DE JANEIRO – Também no pacote de provas preliminares da IMSA Weather Tech SportsCar Championship, a série IMSA Prototype Challenge também encerrou em Road Atlanta o seu calendário de corridas. Neste ano, foram seis no total, com novo regulamento de transição para o que vem por aí em 2019.

E neste campeonato – o último em que os protótipos Elan DP02 com motor Mazda competiram – o título ficou com Kris Wright, que venceu duas corridas (Barber e ViR) e foi ao pódio nas seis etapas do certame, somando 194 pontos, vinte a mais que o vice-campeão Austin McCusker, da Forty 7 Motorsports.

O brasileiro Leo Lamelas desempenhou um bom papel com o carro da Charles Wicht Racing. Venceu em Sebring e foi ao pódio em Barber, mas a metade de sua campanha foi irregular, impedindo que o piloto de 25 anos brigasse pelo título. Ele acabou em 4º lugar na classificação.

Uma história bacana da IMSA Prototype Challenge envolveu o retorno de Memo Gidley às pistas, após o terrível acidente sofrido na primeira prova da unificação entre ALMS e Grand-Am, há quatro anos. O experiente piloto não conseguiu resultados espetaculares – o melhor foi um 10º posto em Barber – mas só de o vermos de volta é muito significativo.

Na subclasse MPC, o título foi de Jon Brownson por diferença de dois pontos para Tazio Ottis/Bart Wolf. Brownson não deu margem a dúvidas, vencendo a última prova da temporada. Howard Jacobs ganhou duas com James French, mas não brigou diretamente pelo caneco – foi quarto colocado.

Para 2019, a Mazda retira o apoio à série, cujos carros vão usar pneus Michelin e disputar duas provas de maior duração, em Daytona e Mosport (Canadá), ambas com três horas de duração. A temporada começa no ROAR Before The Rolex Daytona 24, no fim de semana de 4 a 6 de janeiro.

Confira os melhores momentos da disputa final da temporada deste ano.

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