WEC, 6h de Xangai: Toyota abre sexta-feira com dobradinha

5bee50b156fe3

RIO DE JANEIRO – Choveu em Xangai. E o mau tempo foi inclemente ao longo da sexta-feira de treinos livres para a 5ª etapa do Mundial de Endurance (FIA WEC), última da Super Season em 2018. Apesar dos percalços a Toyota dominou as duas sessões e fez a dobradinha em ambos.

Pela manhã, com a pista bem menos encharcada, Sébastien Buemi marcou o melhor tempo do dia – 1’54″768, mais de um segundo inteiro abaixo do argentino José María López no outro carro do time oriental. À tarde, o sul-americano foi o mais veloz num circuito já prejudicado pelo acúmulo de água, cravando 2’02″259 – uma diferença de sete segundos e meio entre uma atividade de pista e a outra.

Se na primeira sessão a diferença entre os LMP1 híbridos e os não-oficiais ultrapassou quatro segundos, na segunda sessão a distância já foi bem menor. Apenas 0″414 separaram o Rebellion terceiro colocado do Toyota líder.

Ao longo do dia o brasileiro Bruno Senna completou um total de 27 voltas no circuito de 5,451 km que ele já conhece bastante bem. O piloto da Rebellion foi o mais rápido a bordo do carro #1 na primeira sessão, com 1’59″239. E está particularmente animado com as chances de que a chuva continue no circuito durante o fim de semana.

“Não houve mudança no regulamento técnico depois da etapa do Japão. Como aparentemente os carros estão andando mais próximos, a explicação mais lógica é mesmo a chuva. Embora tenhamos sofrido bastante com o controle de tração, o potencial do nosso carro ficou claro.”

Na classe LMP2, Jazeman Jaafar foi o melhor da sexta-feira, na marca de 2’02″923 com o carro #37 da Jackie Chan DC Racing, seguido pelo Dallara do holandês Nyck de Vries e pelo francês Loïc Duval, da TDS Racing. Gabriel Aubry fez o quarto tempo, seguido por Enzo Guibbert (estreante no WEC, via Larbre Competition), Pastor Maldonado e por Pierre Thiriet, da Signatech-Alpine Matmut.

André Negrão completou 21 voltas – onze na primeira parte dos treinos livres e 10 na segunda. Marcou 2’08″779, porque não havia muito o que fazer. À tarde, seu tempo subiu para 2’10″896, mas ele foi o segundo mais rápido daquele treino, superado apenas por Jaafar.

Entre os LMGTE-PRO, que têm o reforço do belíssimo Corvette C7-R “Redline”, o alemão Martin Tomczyk estabeleceu a melhor volta do dia em 2’09″830 a bordo da BMW M8 GTE #81. Seu tempo foi nada menos que 2″372 melhor que o segundo carro mais veloz da categoria, o Porsche de Richard Lietz, seguido pelo Aston Martin de Maxime Martin e pelo outro Porsche oficial, com Kévin Estre.

Olivier Pla levou o melhor Ford GT à quinta posição, seguido exatamente pelo “Redline”, com Oliver Gavin marcando 2’13″182. Aliás, descontando o fato da volta de Tomczyk ter sido de fato muito superior, os demais tempos até o 6º lugar foram razoavelmente próximos. Já a melhor Ferrari só ficou na 7ª posição, com James Calado.

A pista molhada provocou uma situação inusitada: vários piloto da LMGTE-AM fizeram tempos mais baixos que da categoria de Grã-Turismo dos carros de fábrica. Um exemplo foi o de Charlie Eastwood, melhor da subclasse com o Aston Martin da TF Sport, marcando 2’11″764, 1″718 melhor que o Porsche dos líderes do campeonato e guiado por Matt Campbell em suas melhores voltas da sexta-feira.

Com Keita Sawa, a Ferrari da Clearwater Racing ficou em terceiro, seguida pelo Aston Martin #98 com Pedro Lamy e o italiano Matteo Cairoli fechando o top 5. Vencedor em Fuji junto a Egidio Perfetti e Patrick Lindsey, Jörg Bergmeister completou o grupo dos mais velozes da classe.

Neste sábado lá do outro lado do mundo, a programação prevê mais uma sessão de treinos livres começando às 23h50 de hoje (pelo horário de Brasília), com duração de 60 minutos. A disputa pela pole position será às 4h da manhã (hora de Brasília). A largada para as 6h de Xangai será 1h da manhã de sábado para domingo. O Fox Sports 2 prevê apenas a exibição de highlights da competição.

Comentários