12h de Bathurst: 43 carros confirmados para a abertura do IGTC

B12hr-field-shot-770x480
Treze fabricantes – dez, para começo de conversa, entre os carros GT3 – dão o tom para a lista de entradas da edição 2019 das 12h de Bathurst, no lendário circuito australiano de Mount Panorama

RIO DE JANEIRO – A temporada 2019 do Intercontinental GT Challenge vai começar quente: no início de fevereiro, será disputada mais uma edição das 12h de Bathurst, no circuito Mount Panorama, na Austrália. A corrida – que já é um clássico do Endurance internacional – reunirá um grid muito competitivo na primeira de um total de cinco provas previstas para o IGTC, competição organizada pela SRO de Stéphane Ratel.

O site oficial da prova revelou nesta sexta-feira que um total de 43 carros é aguardado para a disputa da prova. E é bem pouco provável que esse total sofra alterações – para mais. “O tamanho do grid está quase perfeito para a corrida”, comentou o diretor de competições Kurt Sakzewski. “A competição será forte em cada uma das classes, mas haverá um pouco mais de espaço para os competidores – no que esperamos ter uma corrida mais limpa para quem está assistindo na pista ou em casa, na TV”, frisou.

Esses 43 inscritos respondem por 13 marcas diferentes envolvidas nas 12h de Bathurst – dez apenas na classe principal de Grã-Turismo, a saber: Aston Martin, Audi, Bentley, BMW, Ferrari, Lamborghini, McLaren, Mercedes-AMG, Nissan e Porsche. Isso sem contar Ginetta e KTM como construtoras de modelos GT4 permitidos na corrida australiana, fora os MARC Cars que comporão o plantel da divisão Invitational.

Várias equipes novas darão as caras em Mount Panorama: a R-Motorsport vai com dois Aston Martin, a HubAuto fará sua estreia com uma Ferrari 488 GT3 e, também oriundas do Blancpain GT Asia, virão a GruppeM e a KCMG – esta equipe representará a Nissan em todo o campeonato do IGTC e promete estar presente nas 24h de Spa-Francorchamps. Os pilotos já escolhidos pelo time de Hong Kong são Katsumasa Chiyo (vencedor em 2015), Oliver Jarvis, Edoardo Liberati, Tsugio Matsuda, Alexandre Imperatori e Josh Burdon.

O circuito também verá pela primeira vez o novo modelo Continental da Bentley, que só andou nas séries Blancpain Endurance em 2018.

No ano que vem, os organizadores prometem a divulgação do plantel definitivo de carros, incluindo os pilotos – embora alguns já tenham até sido anunciados e o blog – óbvio – não perde a chance de trazer os nomes divulgados.

Vamos à lista

Classe A – GT3

#2 AUDI SPORT TEAM VALVOLINE AUS
Audi R8 LMS
Christopher Mies/Markus Winkelhock/Christopher Haase

#3 AUDI SPORT TEAM MPC AUS
Audi R8 LMS
Pete Storey/Matt Neal/Gordon Shedden

#6 WALL RACING AUS
Lamborghini Huracán GT3
Tony D’Alberto/Adrian Deitz/Cameron McConville/Julian Westwood

#9 HALLMARC AUS
Audi R8 LMS
Lee Holdsworth/Dean Fiore/Marc Cini

#11 OBJECTIVE RACING AUS
McLaren 650S GT3
Tony Walls/Warren Luff/Andrew Watson

#12 COMPETITION MOTORSPORTS/McELREA RACING AUS
Porsche 911 GT3-R
David Calvert-Jones/Kévin Estre/Jaxon Evans

#18 KCMG HKG
Nissan GT-R Nismo GT3
Alexandre Imperatori/Oliver Jarvis/Edoardo Liberati

#19 MERCEDES-AMG TEAM NINETEEN CORP BLACK FALCON AUS
Mercedes-AMG GT3
Christina Nielsen/Yelmer Buurman/Mark Griffith

#22 AUDI SPORT TEAM VALVOLINE AUS
Audi R8 LMS
Fréderic Vervisch/Garth Tander/Kelvin Van der Linde

#27 HUBAUTO CORSA TWN
Ferrari 488 GT3
Nick Foster/Tim Slade/Nick Percat

#29 TROFEO MOTORSPORT AUS
Lamborghini Huracán GT3
Jim Manolios/Ryan Miller/Ivan Capelli/Dean Canto

#34 WALKENHORST MOTORSPORT DEU
BMW M6 GT3
Christian Krognes/Mikkel Jensen/Nicky Catsburg

#35 KCMG HKG
Nissan GT-R Nismo GT3
Tsugio Matsuda/Katsumasa Chiyo/Josh Burdon

#42 BMW TEAM SCHNITZER DEU
BMW M6 GT3
Augusto Farfus/Martin Tomczyk/Chaz Mostert

#51 SPIRIT OF RACE CHE
Ferrari 488 GT3
Pedro Lamy/Matthias Lauda/Paul Dalla Lana

#62 R-MOTORSPORT CHE
Aston Martin V12 Vantage GT3
Florian Kamelger/Andreas Baenziger/Matt Parry/Peter Leemhuis

#75 SUNENERGY1 RACING AUS
Mercedes-AMG GT3
Kenny Habul/Tristan Vautier/Thomas Jäger

#77 MERCEDES-AMG TEAM CRAFT BAMBOO BLACK FALCON HKG
Mercedes-AMG GT3
Luca Stolz/Maro Engel/Gary Paffett

#98 MATT STONE RACING/AUSSIE DRIVER SEARCH AUS
Audi R8 LMS
Todd Hazelwood/Roger Lago/David Russell

#07 BENTLEY TEAM M-SPORT GBR
Bentley Continental GT3
Steven Kane/Jules Gounon/Jordan Pepper

#08 BENTLEY TEAM M-SPORT GBR
Bentley Continental GT3
Maxime Soulet/Vincent Abril/Andy Soucek

#540 BLACK SWAN RACING USA
Porsche 911 GT3-R
Tim Pappas/Jeroen Bleekemolen/Marc Lieb

#760 R-MOTORSPORT CHE
Aston Martin V12 Vantage GT3
Jake Dennis/Matthieu Vaxivière/Marvin Kirchhöfer

#777 THE BEND MOTORSPORT PARK EREBUS MOTORSPORT AUS
Mercedes-AMG GT3
David Reynolds/Luke Youlden/Yasser Shahin

#888 MERCEDES-AMG TEAM VODAFONE AUS
Mercedes-AMG GT3
Craig Lowndes/Jamie Whincup/Shane Van Gisbergen

#911 EBM MYS
Porsche 911 GT3-R
Romain Dumas/Sven Müller/Mathieu Jaminet

#912 EBM MYS
Porsche 911 GT3-R
Dirk Werner/Dennis Olsen/Matt Campbell

#999 MERCEDES-AMG TEAM GRUPPEM RACING HKG
Mercedes-AMG GT3
Maxi Bühk/Raffaele Marciello/Maximilian Götz

Classe B – GT3 Cup

#4 GROVE RACING AUS
Porsche 911 (991) GT3 Cup
Stephen Grove/Brenton Grove/Ben Barker

#23 TEAM CARRERA CUP ASIA CHN
Porsche 911 (991) GT3 Cup
Chris Van der Drift/Paul Tresidder/Philip Hamprecht/Bao Jinlong

#43 ASHLEY SEWARD MOTORSPORT AUS
Porsche 911 (991) GT3 Cup
Dan Studderd/Richard Muscat/Sam Fillmore

Classe C – GT4

#13 RHC-JORGENSEN/STROM BY MARC CARS USA
BMW M4 GT4
Brett Strom/Daren Jorgensen/Gerard MacLeod

#48 KTM/M MOTORSPORT AUS
KTM X-Bow
Justin McMillan/Dean Lillie/Glen Wood/Peter Major

#50 KTM/M MOTORSPORT AUS
KTM X-Bow
David Crampton/Trent Harrison/Tim Macrow/Caitlin Wood

#55 GINETTA AUSTRALIA AUS
Ginetta G55 GT4

#56 GINETTA AUSTRALIA AUS
Ginetta G55 GT4

#71 KTM/M MOTORSPORT AUS
KTM X-Bow
Dean Koutsomidis/Jake Parsons/James Winslow

Classe I – Invitational

#20 T2 RACING BY LIAJEN MOTORSPORT AUS
Marc II V8
Adam Hargreaves/Daniel Jilesen/a confirmar

#91 MARC CARS AUSTRALIA AUS
Marc II V8
Keith Kassulke/Paul Morris/Paul Tracy

#92 LIAJEN MOTORSPORT AUS
Marc Focus V8
Jason Busk/Geoff Taunton/Bryce Fullwood

#96 MARC CARS AUSTRALIA AUS
Marc Focus V8
Hadrian Morrall/a confirmar

Comentários

  • Que planeta esse pessoal vive heim…
    Não tem crise.. não tem istoki bolha por lá…
    Planeta bresil…vai mal..caindo os pedaços…

  • Rodrigo, ,e desculpe o assunto não relacionado,… mais gostaria da sua opinião:]
    Rodrigo, ( para sua análise) diante da pujança com a qual a F-E se desenvolve, e sua evolução a olhos vistos!…. Fico pensando se Bernie Ecclestone , simplesmente não previu isso tudo… e “pulou” fora do barco (da F-1) que já ,. já vai começar a fazer agua,… pois a antes toda “poderosa” F-1 logo logo vai ter forte contestação no conceito, … uma categoria caríssima e que a meu ver faz tempo que entrega muito pouquinho em termos de espetáculo (mesmo que os envolvidos digam o contrário) ,…. a F-1, tem anos,. esta de doer!!!!
    Entendo que a F-1 vai sofre uma contestação do conceito , por parte de uma categoria (F-E) em que toda a industria automobilista tem hoje quase a obrigação de ter algum envolvimento , de participar sob pena de perder o bonde a um destino para onde inevitavelmente toda a industria automobilística vai ter que seguir,… Quem hoje dos construtores importantes , vai pensar em entrar para a F-1 , com a concorrência estabelecido que existe hoje, com os custos que vai ter que encarar ,..com os pelos menos três , quatro anos de maturação do projeto, e sem ter a menor garantia de sucesso (haja visto o que passaram Toyota, BMW,…) A F-E me parece nesse momento muito mais sensata, barata e esta no “sentido do fluxo” dos acontecimentos,…. simples assim… os fatos se impõem com uma velocidade crescente (assim como na F-E!) Eu vejo assim a F-1 , simplesmente esta com seus dias contados! Faça um simples exercício de futurologia e tente imaginar onde(como) cada uma das categorias vai ser ?estar daqui a cinco anos….